OBRA DE AMPLIAÇÃO DA ADUTORA MONSENHOR EXPEDITO, EM NÍSIA FLORESTA, CHEGA A 95% DE CONCLUSÃO

Por Assecom, do Governo do RN.

adutora-560x250Com um incremento de mais 22 quilômetros de adutora e a perfuração de outros 12 poços, o Sistema Adutor Monsenhor Expedito passará a fornecer, nos próximos meses, uma oferta de 750 m³ a mais de água por hora, um aumento de aproximadamente 50% na produção. Nesta manhã, a Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo e de parte da equipe técnica da secretaria, visitou a obra de reforço da oferta de água.

Quando entrar em operação, a adutora Monsenhor Expedito irá fornecer 2.200m³ de água por hora, dobrando a sua capacidade. A previsão é que no mês de dezembro a obra inicie sua fase de testes e em janeiro seja inaugurada.

A finalidade da obra é dar um reforço hídrico em um sistema já existente garantindo o abastecimento e preservando o manancial da Lagoa do Bonfim. A primeira fase de ampliação da adutora aconteceu em 1999 e de lá para cá novas comunidades surgiram, cidades cresceram, aumentando assim o número de habitantes a demanda de água. No passado, apenas a Lagoa do Bonfim era utilizada para captação dos recursos hídricos.  Nos anos seguintes, foram perfurados sete poços com o objetivo de aumentar a vazão da lagoa. Nessa nova fase, uma área de 426 hectares está sendo utilizada para a construção dos novos 12 poços.

Os recursos para a ampliação da adutora estão inclusos no Programa Semiárido Potiguar (PSP), um financiamento no valor de R$ 29 milhões, concedido pelo Banco Mundial e com contrapartida de 34% do Governo do Estado.

A obra localizada no município de Nísia Floresta está com 95% de execução concluída e beneficiará 220 mil pessoas. Para a Governadora Rosalba Ciarlini, sua importância é relevante, já que vai minimizar os problemas de escassez de água recorrentes nos municípios adjacentes.

1548-116175

“Essa obra vai poder garantir os recursos hídricos que todo produtor do campo ou morador da cidade precisa. Às vezes a falta de água acontece devido à pouca vazão que impede o abastecimento de algumas cidades. Com a ampliação, esse problema será bem menor”.

Dentro do investimento do Banco Mundial e do Governo do Estado está a aquisição de 30 mil micro-medidores de água. O equipamento também vai ajudar a diminuir o desperdício do recurso natural. “Esses medidores farão um controle e por meio deles vamos poder monitorar o gasto e minimizar o desperdício. Dessa forma, pretendemos começar a acabar com a escassez de água”.

A obra irá contemplar trinta sedes municipais nas regiões que vão desde o litoral até o agreste. São elas: Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D´Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairí, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará. Além de duzentas e trinta comunidades rurais.

Publicidade

Compartilhe

2 respostas para “OBRA DE AMPLIAÇÃO DA ADUTORA MONSENHOR EXPEDITO, EM NÍSIA FLORESTA, CHEGA A 95% DE CONCLUSÃO”

  1. JOSE MIRANDA

    ENQUANTO ISSO, TEM LUGARES EM NÍSIA FLORESTA QUE AGUA SÓ QUANDO CHOVE, E O MAIS GRAVE ESTA ACONTECENDO E NENHUMA AUTORIDADE LOCAL TOMA PROVIDENCIA, INCLUSIVE O MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL, COM O ESGOTO DE SÃO JOSÉ CAINDO EM SOLO NISIAFLORESTENSE E O PROGRAMA DE SANEAMENTO BÁSICO QUE FICOU SÓ NA PROMESSA, SOFRE O POVO DE NÍSIA E COM O PASSAR DOS ANOS VÃO SOFRER OS NOSSOS IRMÃOS SERTANEJOS QUEM HOJE RECEBEM AGUA DE BOA QUALIDADE. MAIS SERÁ QUE EM ALGUNS ANOS AINDA CONTINUARÁ ASSIM? ACORDA AUTORIDADES, ENQUANTO O POVO RESISTE MESMO QUE CALADO.

    1. Eugenio

      Pois é! E como fica os habitantes de Nisia Floresta eim? pelo menos aqui em mazapas e também no loteamento cidade alta quase todo dia falta água e tambem em varias comunidades do município e enquanto isso carregam nossas águas para outras cidades e nos deixam na pior! sei que tem muitas cidades que precisam mas considerando que a água está em nosso solo creio que nós temos prioridade nao?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *