CONTESTADA, XIII FEIRA DO CONHECIMENTO DA ESCOLA YAYÁ PAIVA COMEÇA NESTA TERÇA (26)

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN4453Quem nunca foi acompanhar ou já ouviu falar da “Feira do Conhecimento” (também conhecida por “Semana da Cultura”) da Escola Municipal Yayá Paiva, em Nísia Floresta? A ação sempre foi um momento em que direção, corpo docentes e alunos se uniam para demonstrar conhecimento absorvidos para a população nisiaflorestense, que sempre comparecia em bom número às dependências da principal escola pública da cidade.

Este ano a feira chega a sua décima terceira edição, com o tema: “As diversidade do conhecimento interagindo com o ‘ser’, no mundo”. Em 2013 o evento se resumirá a dois dias (26 e 27 de novembro), onde as salas e suas exposições ficaram abertas ao público apenas nos turnos das manhã e parte da tarde, não funcionando no período noturno, fato que gerou revolta por parte de vários alunos e até de professores.

A diminuição dos dias foi justificada pela direção, que segue as ordens da Secretaria de Municipal de Educação, como “dificuldades logísticas e financeiras” que aumentariam na medida em que mais dias de evento fossem realizados. Já a remoção do período da noite da programação dos projetos, se deu, segundo a direção, por motivos de segurança, já que em edições anteriores alguns incidentes, como pequenos furtos, aconteceram nesse horário.

Em alguns projetos, os alunos precisam inteirar parte dos gastos, pois a EMYP diz não poder arcar com todos os custos. Será que não valeria a pena um esforço maior (como já foi feito no passado) entre escola, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, para que os “tempos áureos” pudessem voltar? Ou será que os projetos não levam a nada, como algumas pessoas chegaram a declarar? Esse protagonismo dos alunos com certeza fazem bem à eles.

A “Feira do Conhecimento” era um dos grandes eventos da cidade. Pessoas de diversas comunidades faziam de tudo para não perderem. Era “O Evento!” do colégio antes do término do ano letivo. Era até difícil se locomover nos corredores de tanta gente curiosa e ansiosa para ver o que os projetos tinham a oferecer naquelas edições. Alguns escolas de São José de Mipibu costumavam a comparecer e conhecer o que estava sendo exposto.

1454619_376283205850480_612598833_n

Em contramão às adversidades, professores e parte dos alunos não desanimaram e se prepararam bastante para poder fazer o melhor possível. Além dos já tradicionais “QMK”, “Que cultura é essa?” e “Templários”, esse ano ainda terão outros projetos como o “Transform3rs”, “Pânico” e “Lendas Urbanas”. Cada um abordando temas distintos. Muitos deles estão há meses se preparando para as apresentações.

O professor Cláudio Marques, responsável geral pelo “Templários”, disse que nesta edição o projeto será trabalhado no ensino fundamental (falarão sobre as possíveis causas físicas da morte de Jesus) e ensino médio (abordarão diversos tipos de mitologia). “No total serão quase 200 alunos envolvidos. “Disse à eles (alunos) que se esforçassem como se essa edição do projeto fosse a última, independentemente de qualquer coisa”, afirmou o educador ao Nísia Digital.

O ND estará acompanhando e fazendo registros fotográficos de mais essa edição da “Feira do Conhecimento” da EMYP, na real esperança que a maioria esteja empenhada em superar as grandes dificuldades impostas e que possam exibir seus projetos com uma boa estética e com o principal: bastante conteúdo.

Publicidade

Compartilhe

6 respostas para “CONTESTADA, XIII FEIRA DO CONHECIMENTO DA ESCOLA YAYÁ PAIVA COMEÇA NESTA TERÇA (26)”

  1. Nilson

    Sr. Diretor do ND desculpa não tê-lo comunicado dos projetos que fazem parte do QMK.13 por falta de tempo, mas todos são bem vindos a diversidade de temas que serão apresentados por 210 alunos divididos em 9 projetos que tratam de química aplicados a múltiplos saberes, agilizem suas visitas para os turnos tarde do dia 26 e manhã do dia 27, já que teremos a Abertura no primeiro dia (manhã) e o Show de talentos (tarde) no segundo dia de encerramento. Pedimos desde já desculpas aos ex-alunos, pais e comunidade que nos prestigiam sempre e por motivo outros não terão oportunidades de ver o trabalho da grande maioria da moçada que valoriza a escola.

  2. Essa prefeitura não tem dinheiro pra nada é, porque em tudo que se se comenta em que a Prefeitura tem que estar, vem a observação a Prefeitura não tem dinheiro, e aonde esta a verba que vem , aonde esta o dinheiro de impostos que são recolhidos e foram subvalorizados nas praias, um ano de mandato e a única coisa que aumentou foi os buracos e os impostos , pelo amor de Deus, pra fazer história !!!

  3. Rafael de Lima Alves

    É muito se esperava da 13º edição da tal falada e conceituada FEIRA DO CONHECIMENTO DO EMYP, é mais acho que se tornou uma das coisa mais frustante para alunos e alguns professores compromissados com a escola e seus evento que muito contribuirão para que o EMYP ganhasse tal reconhecimento e prestígio. Mais acho que isso não vale muito, acho que o esforços dos alunos e professores e o grandeza do evento, como outros que a escola realizava, que atualmente a atual gestão, não tem o valor que merece. E quando se não quer muito trabalho nas costas o que fazemos, retiramos o peso, mais com isso gera esta insatisfação generalizada, Algumas perguntas ficam até então sem resposta, o quer será do EMYP? cresceram tanto a escola na sua estrutura física para que?será que anos de tradição dos grandes eventos da escola, vai se perder? e o aluno como ficará, só restará para ele a obrigação de estudar e o quadro e piloto do professor? mudanças são bem vindas quando vem de forma justa, democrática e satisfatório, caso contrario vira indigestão, por tanto ter engolido sem por digerir primeiro!!seja o que deus quiser mais, se os alunos que fazem a escola, que mantenham a escola, por que sem aluno não tem diretor, professore e nem escola, ACORDEM!!!!BUSQUEM SEU ESPAÇO, SEJAM CONSCIENTES DO SEU DEVER DE DEVERES PARA PODEREM LUTAR PELOS SEUS DIREITOS, QUE POR NADA E POR NINGUÉM DEIXEM QUE TIREM DE VCS!!!VCS FAZEM PARTE DE UMA DEMOCRACIA O PERÍODO MILITAR E RADICAL JÁ FOI, NÃO DEIXEM QUE O PASSADO VOLTE A TONA!!!AJAM QUANDO HA TEMPO, GRITEM BASTA A INTOLERÂNCIA E O RADICALISMO!!!

  4. luiz carlos

    essa diretora nao fas e nada nen jogos internos teve ela esta acanbando com a cultura do yaya paiva ela nao tem competencia para assumir a direcao de uma escola

  5. Marilia

    Queria que você fosse participar da final de hoje,vai ter i PIPOCADO do projeto do QMK e vai ser muito bom, pra você tirar muitas fotos e fazer mais matérias!!!

  6. Ana Maria Vasconcelos

    Do jeito q vai essa Diretora Administrativa vai acaba com a escola e com vc prefeita porque uma escola de nome como o YaYa jamais era p/ ela entrar em uma sala de 3º ano e dizer:q ñ é a favor ter essa semana da cultura pq ñ concorda q aluno compre nota ,realmente isso é uma vergonha sou mãe e mim envergonha de ter votado em vc Camila ,minha filha se esforça p/ dar o melhor nessa feira e vem uma despreparada,sem capacidade falando besteira sem nenhum respeito com os alunos é esse tipo de pessoas q vc coloca p/ fazer história é lamentável., Os jovens pedem socorro naqela escola sera q vc ta cega prefeita q ñ ver nada?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *