ESCRITORA NÍSIA FLORESTA É TEMA DE PORTAL VIRTUAL E PALESTRA NO EVENTO DA SEEC/RN QUE OCORRE DENTRO DA CIENTEC/UFRN

Por Redação, do Nísia Digital.

1373052_10201347313756838_2017715970_nNo dia 12 de outubro, data comemorativa dos 203 anos da escritora Nísia Floresta, foi lançado, no espaço da Biblioteca Comunitária: “Dona Mariinha”, o Portal virtual: Rede de Articulação: “As feministas de ontem no hoje”. A ação partiu de convite feito à professora Rejane de Souza pela especialista e pesquisadora de Arte Barroca e curadora Feira do Livro e Literatura da Campanha/MG voltado para o público infanto-juvenil, Cristina Krauss, durante o Congresso Internacional de Estudos da Imaginária Brasileira – Pium – Vila Feliz.

Coube à pesquisadora Cristina mediar essa ação a pedido dos pesquisadores que já vêm trabalhando a temática e desejo de que partisse de Nísia Floresta o portal. O principal objetivo é agregar um grupo de pesquisadores, professores e outros interessados no tema de várias partes do Brasil no fomento à publicação de artigos e ensaios sobre os vários tipos de violência à mulher, estabelecendo um diálogo entre as ideias defendidas pelas ilustres mulheres escritoras, políticas, educadoras, jornalistas, historiadoras, religiosas, pintoras, entre outras, que defendiam o direito feminino no passado, articulado com a situação desses direitos no presente.

Em comum acordo, a prof.ª será a editora do blog e Agripino Junior, o vice e criador gráfico da Rede. O evento de lançamento contou com a valiosa contribuição da equipe do Projeto de Formação de Leitor e da Biblioteca: Agripino Junior, Ana Cláudia, Samira Sallyane e Deyse Santana.

NISIA NA CIENTEC/UFRN

A Secretaria Estadual de Educação do RN tem pavilhão permanente dentro do calendário de eventos da CIENTEC/UFRN, que visa a divulgar os projetos educacionais das Direds. Ano passado, a professora Rejane foi convidada para proferir uma palestra sobre Luiz Gonzaga, tema de sua dissertação de Mestrado – UFRN. Este ano, a equipe da CORE – Coordenação dos órgãos Regionais de Educação – responsável pela ação – renovou o convite, desta vez a temática será sobre a face feminista da nossa escritora ilustre Nísia Floresta. Além disso, o painel de fundo do Auditório do Pavilhão em que todas as palestras do evento serão realizadas terá a imagem artística da escritora de Papary, criada pela nisiafloresense Samira, em atendimento ao pedido da professora Rejane.

1379793_10200204080539234_320211913_n

“Há dez anos, migrei da escola que lecionava para trabalhar na SEEC/RN, e sempre que aproximava a data comemorativa da escritora Nísia Floresta, tentava sensibilizar meus colegas sobre o papel importante que ela representava não só para o RN, mas para o mundo, sem muito êxito, felizmente que este ano recebi, de forma natural, esse convite para divulgá-la em evento científico de grande repercussão no RN, em mês comemorativo dos seus 203 anos, fico feliz que isso esteja acontecendo”, comenta a profª Rejane que tanto milita em prol da cultura de sua terra.

Publicidade

Compartilhe