CUIDANDO DA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

Por Ana Maria de Morais, nutricionista e colunista do Nísia Digital.

Foto Reprodução Facebook 1No dia 01 de outubro foi comemorado o “Dia do Idoso”. Com essa data nos vem várias reflexões quanto melhorar a qualidade de vida desse grupo tão especial e que tanto nos ensina com sua sabedoria. Já passou a época de pensar que o idoso deve “ficar em casa” depois que chega a terceira idade, ou como falamos “a melhor idade”. É justo que seu trabalho seja reconhecido, mas isso não é motivo dessas pessoas tornarem-se sedentárias.



A atividade física, realizada com regularidade, é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela torna-se ainda mais importante para os idosos. Isto porque quando envelhecemos, o corpo sofre algumas transformações como: perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. Todas estas alterações fazem parte do processo natural do envelhecimento, mas podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física.

Não importa a atividade física a ser escolhida, o principal é que o paciente se identifique com a mesma e antes tenha uma orientação médica. É recomendado que todo programa de exercícios leve em consideração as possibilidades e limitações de cada idoso. As atividades devem ser feitas de forma regular e contínua. Lembrando que a atividade física exagerada pode ser prejudicial.  Na maioria dos casos é interessante as orientações do educador físico sobre o tipo de plano de atividade física. A Nutricionista também deverá ser consultada pelo fato de prestar as orientações nutricionais adequadas para que o paciente possa fazer atividade física de qualidade com bons hábitos alimentares.

Foto Reprodução Facebook 2

Na cidade de Nísia Floresta, profissionais do NASF atuam semanalmente junto ao Grupo de Hiperdia Baobá, com o objetivo de prevenir danos futuros aos idosos. Dessa forma, o trabalho é bem diversificado, sendo alternado duplas de profissionais a cada encontro. Caminhadas, atividades na academia popular, passeios, alongamentos, relaxamentos, palestras, atividades lúdicas, oficinas alimentares, dentre outras ações são realizadas, inovando a cada encontro e tendo assim boa aceitação dos usuários do SUS.

O grande avanço é que esse projeto está aos poucos se expandindo na maioria das comunidades, tendo resultados de grande relevância para a qualidade de vida desse público.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *