Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Organizado pela Ong Baobá, de Natal, iniciando as celebrações do mês da árvore, foi realizado o I Cicloturismo Natal/Nísia Floresta, na manhã deste domingo, dia 1 de setembro. Um grupo de quase 100 ciclista saíram do Posto Planaldo, no bairro Candelária, na capital potiguar, por volta das 6h30 com destino à “terra do camarão”. O evento teve o apoio da Natal Cap, Energético FAB, Barco Ecológico Cunhaú e da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta.
Depois de muitas pedalas, por volta das 8h30 os ciclistas se reuniram em um posto de gasolina em São José de Mipibu, onde foram recepcionados pelo coordenador de esportes de Nísia, o para-atleta João Paulo Souza, que deu as boas vindas a todos os participantes. De lá o grupo se deslocou, pela RN-063, até o centro do município de Nísia Floresta.
Após a chegada em terras nisiafloretenses, ocorrida pouco antes das 9h, a concentração foi feita em frente ao Baobá, árvore centenária que dá nome a Ong realizadora do evento e um é dos principais pontos turísticos do município. A movimentação chamou atenção de muitos curiosos que passavam pelo local preparando-se para aproveitar o fim de semana de diversas formas.
O presidente da Ong Baobá, Haroldo Mota, agradeceu a acolhida. “Gostaríamos de agradecer à Prefeitura de Nísia Floresta por essa colhida nessa terra tão bonita e rica em belezas naturais. Obrigado ao nosso amigo João Paulo, que fez essa ponte, para que o cicloturismo chegasse até à cidade com um suporte”, declarou. Haroldo ainda realizou sorteio de brindes dados pelos demais parceiros do evento.
João Paulo, representando a prefeitura, disse que foi um prazer receber todos os ciclistas que participaram do evento. “Nós que fazemos a Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, em nome da prefeita Camila Maciel, estamos felizes em receber esse evento em nossa cidade, pois sabemos que é importante valorizar as práticas esportivas”, declarou o coordenador de esportes. É provável que outros eventos como esse sejam realizados nessa região.
Antes do grupo visitar outro ponto turístico da cidade, um café da manhã, oferecido pela Prefeitura Municipal, foi servido para o grupo de ciclistas que, no total (ida e volta) percorram quase 90km em suas bikes, sendo a maior parte do percurso feito pela BR-101, que liga a capital potiguar à “terra do camarão”. Houve ainda uma performance de dança inusitada do ciclista figuraça: conhecido por “Lanchinho”
O evento não teve apenas cunho esportivo e de preservação ambiental. Para se inscrever, os ciclistas tiveram que doar um quilo de alimento não perecível. Tudo que foi arrecadado foi entregue, durante a estadia no Baobá, para os representantes da associação Dona Alzira para o desenvolvimento da mulher, que localiza-se na praia de Barreta, litoral da cidade de Nísia floresta.
Após posarem para fotos, ainda no Baobá, o grupo seguiu para a Bica, que também fica no Centro da cidade. O local recebe águas vindas de uma nascente oriunda de uma mata próxima dali. No espaço existe local para banho de água frias e para a lavagem de roupas. Muitos aproveitaram para se refrescar depois de muitos quilômetros de pedaladas.
O Nísia Digital acompanhou o evento e traz mais registros fotográficos feitos por Agripino Junior. Confira logo abaixo:
Publicidade
Deixe um comentário