EMPRESA JÚNIOR DE ECOLOGIA DA UFRN ESTÁ RECOMPONDO VEGETAÇÃO DA LAGOA DE ARITUBA

Por Redação, do G1RN.

ambientaisA Ecosin Soluções Ambientais, Empresa Júnior do curso de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fará a recomposição vegetal de uma área desmatada nas proximidades da Lagoa de Arituba, que localiza-se no município de Nísia Floresta. O trabalho começou no mês de julho e vem acontecendo em parceria com a empresa GM Engenharia e Empreendimentos. O encerramento está previsto para outubro.

Inicialmente foi realizado um levantamento florístico e fitossociológico da área, onde, posteriormente, será feito o plantio de 2.000 mudas de espécies nativas. Nesse serviço, estão envolvidos 15 alunos de graduação em Ecologia da UFRN, que terão a oportunidade de vivenciar um aprendizado prático em preparação para atuação no mercado profissional.

O passo seguinte prevê a orientação aos comerciantes do entorno para fazer o plantio como forma de compensar os impactos causados por suas atividades na localidade. Também está previsto uma atuação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na promoção de atividades de educação ambiental com banhistas e turistas durante os dias de plantio.

arituba

Cristina Brito, diretora de Gestão de Pessoas da Ecosin, explica que o principal objetivo da ação é conservar a biodiversidade, a fim de promover uma recomposição vegetal de qualidade e com grandes chances de alcançar o equilíbrio e a perpetuação da floresta implantada.

Ela ressalta ainda que “a importância de trabalhos como este, desenvolvido pela Ecosin, não é apenas atender à condicionante estabelecida pelo Idema, mas também associar a questão ambiental técnico-científica por meio dos levantamentos florísticos e fitossociológicos em áreas onde existem poucos estudos”.

Atualmente, a empresa conta com a participação de 20 alunos, que se dividem nas funções de presidência, de diretorias (projetos, financeira, gestão de pessoas, comunicação e marketing) e de consultoria.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *