Por Redação, do G1RN.
A Ecosin Soluções Ambientais, Empresa Júnior do curso de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fará a recomposição vegetal de uma área desmatada nas proximidades da Lagoa de Arituba, que localiza-se no município de Nísia Floresta. O trabalho começou no mês de julho e vem acontecendo em parceria com a empresa GM Engenharia e Empreendimentos. O encerramento está previsto para outubro.
Inicialmente foi realizado um levantamento florístico e fitossociológico da área, onde, posteriormente, será feito o plantio de 2.000 mudas de espécies nativas. Nesse serviço, estão envolvidos 15 alunos de graduação em Ecologia da UFRN, que terão a oportunidade de vivenciar um aprendizado prático em preparação para atuação no mercado profissional.
O passo seguinte prevê a orientação aos comerciantes do entorno para fazer o plantio como forma de compensar os impactos causados por suas atividades na localidade. Também está previsto uma atuação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na promoção de atividades de educação ambiental com banhistas e turistas durante os dias de plantio.
Cristina Brito, diretora de Gestão de Pessoas da Ecosin, explica que o principal objetivo da ação é conservar a biodiversidade, a fim de promover uma recomposição vegetal de qualidade e com grandes chances de alcançar o equilíbrio e a perpetuação da floresta implantada.
Ela ressalta ainda que “a importância de trabalhos como este, desenvolvido pela Ecosin, não é apenas atender à condicionante estabelecida pelo Idema, mas também associar a questão ambiental técnico-científica por meio dos levantamentos florísticos e fitossociológicos em áreas onde existem poucos estudos”.
Atualmente, a empresa conta com a participação de 20 alunos, que se dividem nas funções de presidência, de diretorias (projetos, financeira, gestão de pessoas, comunicação e marketing) e de consultoria.
Publicidade
Deixe um comentário