BIBLIOTECA “DONA MARIINHA” É DESTAQUE NA VERSÃO ONLINE DA TRIBUNA DO NORTE

Por Redação, do Nísia Digital.

DSCN6871A biblioteca comunitária Dona Mariinha, localizada na comunidade de Tororomba, em Nísia Floresta, foi destaque em matéria postada hoje, dia 7, em um dos principais jornais e portais de notícias do Rio Grande do Norte: a Tribuna do Norte. Tendo trabalhado muitos anos na redação, a idealizadora do projeto, a professora Rejane de Souza, tem sempre um espaço aberto nas versões impressa e online do jornal. Confira a seguir, a íntegra da matéria postada no “Portal TN”:

Nísia Floresta ganha espaço para mais incentivo à leitura

De personalidade idealista, humanista e alimentada pelo desejo de atuar em ações sociais em sua terra natal e região, a professora – mestra e doutoranda em Literatura Comparada, Rejane de Souza, criou, recentemente, uma biblioteca comunitária no distrito de Tororomba, no município de Nísia Floresta (RN). Um espaço pioneiro que vai possibilitar o seu povo a contar, ouvir e ler histórias.

Ela disse que há cinco anos retornou e fixou residência na cidade. E a vivência em cursos de formação docente em universidades privadas na região, percebeu que havia uma carência grande de um ambiente que pudesse fomentar a pesquisa e a leitura, não somente para os estudantes e as crianças, mas também para os docentes e graduandos realizarem pesquisas acadêmicas.

127736

E alimentando a esperança de criar um ambiente que pudesse mobilizar ações nessa área, no dia 26 de julho, a professora surpreendeu a região ao inaugurar a biblioteca “Dona Mariinha”, com o objetivo bem definido: dinamizar ainda mais as atividades de leitura e cultura da comunidade, além de oportunizar eventos de arte-educação para as crianças da comunidade e visitantes.

Parceria

No entanto, para que o sonho da educadora se tornasse realidade, ela contou com a importante parceria do empresário José Maria Figueiredo – presidente da Unifacex e diretor da FM Executivo Nísia Floresta – e sua esposa Valéria Aquino. “O casal, a partir de sua visão empreendedora, resolveu fazer a doação do espaço, estantes, grande quantidade de livros, mesas, cadeiras e até um teatro de fantoches, a fim de que, juntamente com uma equipe de voluntários, pudéssemos efetivar, de fato, um espaço leitor em Nísia”, disse a professora.

Hoje, a biblioteca se encontra aberta à comunidade diariamente e conta com um grupo de monitores e voluntários da comunidade. “O espaço será mantido através de doação dos parceiros e apoiadores, e a dinâmica da biblioteca será de muita ludicidade: com rodas de leituras, contação de histórias, oficinas de desenhos, exposições culturais e muitas outras atividades afins”, concluiu a professora Rejane de Souza.

Link da matéria.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *