TERRENO LOCALIZADO POR TRÁS DA ESCOLA YAYÁ PAIVA, EM NÍSIA FLORESTA, PODE SE TORNAR UMA HORTA ESCOLAR

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

Plano abertoUm grupo de professores da Escola Municipal Yayá Paiva, a principal instituição pública de ensino da cidade de Nísia Floresta, tiveram a ideia de transformar um terreno praticamente abandonado, que existe por trás do colégio, em uma hora escolar e também, se possível, em um local para a prática de alguns esportes. O intuito é aproveitar o espaço ocioso para realizar ações e projetos com os alunos da EMYP.

Solicitando o apoio da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, a instituição escolar quer implantar a ideia da horta escolar, que é um projeto fruto da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), tem como objetivo a formação de agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Um dos objetivos é formar pessoas capazes de promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas.

DSCF3829

Segundo o professor Alexandre, o terreno só vem trazendo transtornos à EMYP. “Nossa ideia é melhor aproveitar aquele espaço. Atualmente o local sofre com o acúmulo de lixo e esgotos à céu aberto. Isso tem trazido transtornos repetitivos para a escola como a aparição de animais e insetos além do mal cheiro. O projeto irá eliminar esses pontos negativos e envolver os alunos em uma ação nobre”, comentou o professor em conversa com o Nísia Digital.

Plano medio

Outro problema detectado no espaço é uma casa que teria sido doada pelo poder público à uma família. Entretanto, segundo os moradores da região, os mesmo não residem lá e o local tem sido palco de atos ilícitos, como venda e consumo de entorpecentes. Nesse ponto, a Prefeitura Municipal afirmou que tentará localizar os donos da residência para que eles possam ocupar a casa novamente.

Mesa de crack

Durante a manhã de ontem, dia 21, os primeiros passos foram dados para a instalação do projeto. Um grupo de alunos do 6º ano “C”, da Escola Municipal Yayá Paiva, fizeram uma espécie de mutirão de limpeza no local, acompanhados pelo professor Alexandre e pelo professor Eugênio. O coordenador de comunicação da Prefeitura Municipal, José Maria Gonçalves também apoia o projeto e esteve acompanhando a ação dos estudantes.

Plano fechado

Uma outra possibilidade é aproveitar o local para realização de algumas práticas esportivas entre os alunos do colégio, já que fica muito próximo ao prédio do mesmo e tem uma boa extensão.

Publicidade

Compartilhe

2 respostas para “TERRENO LOCALIZADO POR TRÁS DA ESCOLA YAYÁ PAIVA, EM NÍSIA FLORESTA, PODE SE TORNAR UMA HORTA ESCOLAR”

  1. Valeu pela iniciativa. Deve ser seguida e concretizada por todos.

  2. Ajosenildo

    Que de fato haja o empenho do poder público, e o espaço seja bem aproveitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *