II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NÍSIA FLORESTA (PARTE I)

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN4999A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta realizou, na manhã desta terça-feira (9), o primeiro momento da II Conferência Municipal de Cultura. O evento contou com a presença da prefeita da cidade, Camila Maciel Ferreira; do presidente da Câmara Municipal, Jorge Januário de Carvalho; do representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Gilson Matias, e de outras autoridades à nível local. A conferência foi realizada no Centro da cidade.

Antes do início oficial do evento, o grupo “trio pé de serra – Zé de Gorete” animou os moços e moças da terceira idade que fazem parte do grupo de idosos do Centro de Nísia Floresta, que mostraram muita alegria de viver e disposição, dançando muito forró. Algumas dezenas de alunos da Escola Municipal Yayá Paiva também compareceram e aguardavam as ações do período da manhã.

DSCN4979

DSCN4980

DSCN4987

A conferência teve início de fato com a formação da mesa, que, além da prefeita municipal e do presidente da Câmara, contou com o representante do MinC, Gilson Matias, do secretário municipal de cultura e turismo, Luís Filipe Duarte. Todos puderem ter a oportunidade de falar por um breve momento. Gilson fez alguns informes importantes sobre programas e editais do Governo Federal, afirmando que a cidade deve concorrer à eles e desenvolver projetos com os artistas locais.

DSCN4990

DSCN4993

Os poderes executivo e legislativo, em suas falas, enfatizaram a questão da importância desse tipo de evento para a valorização da cultura local e para que ela possa se desenvolver. Camila disse que em sua gestão será feito o possível para resgatar e alavancar as expressões culturais do município. Jorge citou a escritora de Nísia Floresta e a sua importância à nível nacional e internacional, dizendo que ela poderia estar feliz vendo ações como aquelas, mas que ainda há muito a ser feito. Luís agradeceu a todos que estavam presentes e comentou sobre a programação.

DSCN5004

DSCN4984

DSCN4996

Em seguida, foi lido o regimento interno da conferência, com todos os detalhes do que seria efeito ao longo do dia. Dando prosseguimento, a arte-educadora, Dorinha Timóteo e o seu grupo, deram início as suas contações de histórias. Um momento lúdico, bastante educativo e divertido. Após a história, Dorinha convidou professoras e também a prefeita para brincar de roda, dançando a ciranda.

DSCN5012

DSCN5013

DSCN5015

Terminando as atividades do turno matutino, a organização agradeceu a presença das pessoas e foram feitos os informes para a programação da tarde. Depois foi servido um lanche para os presentes.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *