Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 430 votos a 9 e 2 abstenções, Proposta de Emenda à Constituição 37/11, popularmente conhecida como #PEC37 ou ainda “PEC da impunidade”. A votação ocorreu em sessão extraordinária, realizada na noite desta terça-feira (25) O fato pode ser considerado uma vitória para aqueles que levantaram a bandeira contra a referida PEC, durante os protestos que aconteceram recentemente em diversas partes Brasil.
A proposta, de autoria do deputado Lourival Mendes (PT do B – MA), sugeria incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. O item adicional traria a seguinte redação: “A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente”. Isso tiraria o poder do Ministério Público de investigar crimes.
Na internet surgiram vários movimento contrários a PEC 37 e o Ministério Públicos de diversas comarcas do país realizaram eventos para mobilizar à população brasileira. E com as últimas manifestações em diversas cidades do Brasil, o movimento ganhou outra dimensão e com certeza foi decisivo na votação de hoje.
Publicidade
Deixe um comentário