EMPREENDER E INOVAR 005

Por Kleber Cavalcante, administrador, professor universitário e colunista do Nísia Digital.

estatisticas-para-web-siteEMPREGOS CRESCEM NOS PEQUENOS NEGÓCIOS – Os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de sete milhões de novos empregos com carteira assinada desde o ano 2000 até 2011. Assim, consolidam-se como os principais empregadores da economia formal: são 15,6 milhões de postos de trabalho, o que significa que 52% da mão de obra empregada no país estão nas micro e pequenas empresas. O crescimento foi de 81% no período.

APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS MÓVEIS – Encontro da UNESCO discute como as tecnologias móveis impulsionam a alfabetização para todos, especialmente em países que têm escassez de livros e abundância de recursos móveis e como elas podem apoiar o desenvolvimento profissional dos professores.

PROINOVA CAPACITA EMPRESAS POTIGUARES – O projeto PROINOVA que reúne professores da UFRN, UFERSA, UERN e do IFRN capacitará mais de 80 empresas do Rio Grande do Norte, a fim de orientá-las e prepara-las para montar o seu plano de Inovação. Esta iniciativa que é coordenado pelo NAGI – Nucleo de Apoio a Gestão da Inovação, da FIERN. Na UFERSA ANGICOS temos o polo que engloba as empresas de Angicos e Assu.

ESCRITÓRIOS DE TECNOLOGIA <> Através de uma iniciativa do Prof. Márcio Furukava estou apoiando e incentivando a criação dos escritórios de tecnologia nas cidades onde há um campus da UFERSA. EM Caraúbas já forma feitas as tratativas, em Angicos o Prefeito da Cidade já definiu o local e está reformando o prédio, e a cidade de Fernando Pedroza através do Prefeito Renato também resolveu implantar um escritório de tecnologia, ação estratégica do NIT UFERSA, visando aproximar a comunidade do conhecimento da Universidade, que oferecerá apoio e orientação aos empresários e empreendedores nas cidades onde teremos um escritório de tecnologia.

Logo_UFERSA_GRANDE

SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA <> Os municípios que possuem Universidades e/ou Institutos Federais nas precisam criar uma política de desenvolvimento regional, caso contrário não conseguiram orientar e direcional os investimentos que chegam, para áreas de interesses da maior parte da população. Existem cidades, onde os empreendedores só investem em Lanchonetes e casas para alugar.

TELEBRAS IMPLANTA TORRE PARA INTERNET, NA REGIÃO DO SERTÃO CENTRAL <> A TELEBRAS – Empresa de Telecomunicação do BRASIL, recém-criada pela presidente Dilma, a fim de melhorar a comunicação de dados e a expandir o sinal de internet a todos Brasileiros está montando uma antena a fim de prover Sinal de Internet para toda a Região do Sertão Central do RN. Esta torre está sendo instalada na UFERSA ANGICOS.

PESQUISADORES DESENVOLVEM TIJOLOS A BASE DE PAPEL <> O Pesquisadores da Universidad de Jaén, na Espanha, investigam a possibilidade de fabricar tijolos de cerâmica com resíduos de celulose de fábricas de papel. A ideia é que essa mistura resulte em um bloco resistente, de baixa condutividade térmica, com qualidades isolantes, muito mais econômica e de baixo impacto ao meio ambiente. Para fabricá-los, é necessário criar uma massa composta por argila misturada com os resíduos de celulose em um processo de pressão e extrusão mecânica, resultam no protótipo do “eco tijolo”.

O BRASIL TEM MAIS DE 260 MILHÕES DE CELULARES MÓVEIS <> O Brasil terminou novembro com 260,04 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, informou na tarde desta quarta-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês, foram adicionadas 745 mil novas linhas. Do total, a parcela de 80,77% era de pré-pagos (210,04 milhões de acessos) e a fatia de 19,23% ficou com os pós-pagos (50 milhões de linhas). Os terminais 3G, que permitem acesso à banda larga móvel, somaram 62,58 milhões de acessos no mês passado.

cellphones-celulares-teleleles-telemoveis

VOCAÇÃO ECONÔMICA DOS MUNICIPIOS. <> São Gonçalo será um polo logístico, Macaíba é um polo industrial, Parnamirim uma cidade militar, e Nísia Floresta possui uma vocação para o TURISMO, entretanto é preciso que sejam realizadas ações específicas para fortalecer esta vocação. A capacitação de pessoas, e o aumento de investimentos em segurança, saúde e infra-estrutura urbana são essenciais para fortalecer a imagem de Nísia Floresta como um município preparado para receber os turistas.

CENTRO DE DESENVOLVIMNETO DE TALENTOS <> Uma boa estratégia para combater as drogas em municípios como Nísia Floresta é a secretaria de educação e da promoção social desenvolverem um projeto em parceria com as universidades para criar um centro de desenvolvimentos de talentos, nas diversas áreas: Musica, Esportes, TECNOLOGIAS da Informação, etc. Esta ação oferece aos jovens ocupação e oportunidades de desenvolvimento. FICA A DICA!

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *