Por Ercileiton dos Anjos, do Nísia Digital.
A Câmara Municipal de Nísia Floresta realizou nesta quarta-feira (10), uma audiência pública sobre o problema relacionado ao transporte coletivo no cidade. O debate contou com a presença de todos os vereadores; do secretário adjunto de transporte e viação de Nísia, Laércio José Bezerra; do diretor de operações da empresa Barros, Rodolfo Viveiros; da diretora de transporte do DER-RN, Maria Creuza de Brito; do presidente da Associação de Alternativos, João Batista “Joca”, e do presidente do SINTE, Josivaldo Nascimento, que foi o grande responsável pelo abaixo-assinado que resultou nesta audiência, tendo como grande colaborador o sr. Paulo Cota.
Depois de feitas as apresentações, Maria Creuza disse que não houve nenhuma mudança nos itinerários dentro de Natal, apenas foi feito uma adequação legal com as ordens de serviço vindas do DER. “Eu tenho aqui ordens de serviço de 2010 e 2011 e vocês podem ir lá no DER, que a gente mostra, em qualquer ano que a empresa operou, que nunca existiu de fato essa linha Nísia Floresta/Natal”. Segundo ela, foi desejo da nova administração da empresa operar de acordo com a ordem vigente.
Já Laércio Bezerra fez questão em externar algumas cobranças, enquanto representante do poder executivo local. “O que a nossa população precisa é que a empresa Barros faça a linha Nísia/Natal de forma direta e identificada, com horários definidos e sem tantas voltas pelas ruas de São José de Mipibu”. As palavras do secretário adjunto foram acompanhadas pelo vereador Eugênio Gondim (PSD).
O diretor da Barros, Rodolfo Viveiros falou que essa decisão, de operar de acordo com as ordens de vigências, foi tomada pela administração anterior e não pela atual. Ele se também mostrou preocupado com as entradas das linhas quem vem Nísia na cidade de São José de Mipibu. “Dos cerca de 140 minutos que é previsto para durar uma viagem entre Nísia e Natal, trinta deles são trafegando dentro de S. J. de Mipibu. Nós constatamos que esse é o grande motivo para os atrasos das linhas”, comentou.
Para resolver esse grande impasse, que gera atrasos, a representante do DER, Maria Creuza propôs que a citada linha passe direto pela BR-101, parando apenas na rodoviária de São José, sem fazer tantas entradas pelas ruas desta cidade, e que seja feita uma monitoração de 60 dias para a criação do itinerário de Nísia ao centro da capital potiguar.
A Barros concordou com a proposta e poderá criar novos horários, principalmente no período que a população mais necessita. “Nós poderíamos estudar o aumento de 4 ou 5 viagens durante o período de monitoramento dito há pouco, o que daria de 7 à 8 viagens por dia, dando foco nos horários de maior interesse da população”, disse Rodolfo. Até o início das mudanças a população poderá fazer o itinerário com Mipibu, mas esse serviço só sairá de forma gratuita para quem fizer parte do sistema de cartão.
Durante a audiência vários populares foram ouvidos e outros problemas foram levados até o conhecimento do DER e da empresa Barros, além de questões relacionadas aos transportes alternativos, taxistas e moto-taxistas. Todas essas atividades tiveram suas devidas representações. O saldo da audiência pública foi considerado bastante positivo pela grande maioria que compareceu ao debate.
O mais importante é que o maior objetivo foi alcançado. No próximo dia 15 de abril (segunda-feira) será criado um monitoramento que fará com que a Barros faça a ligação direta entre a antiga Papary e a capital do RN, pelo Centro e de forma direta, sem passar pelo Centro de São José. Todos esperam que o que foi prometido durante o debate seja realmente cumprido por todos os responsáveis. Até o fechamento desta matéria não fomos informados sobre os horários das viagens.
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