FALTA DE UMA MATERNIDADE EM NÍSIA FLORESTA PODERÁ SER TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Por Ericleiton dos Anjos, do Nísia Digital.

DSCN0576Na manhã da última quarta-feira (24), os vereadores de Nísia Floresta estiveram reunidos no Palácio Almir da Silva Leite, onde realizaram a 11º sessão ordinária da atual legislatura. Nela vários assuntos foram levados a pauta, porém, instigados pela possibilidade de fechamento da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (Apami), de São José do Mipibu, os parlamentares nisiaflorestense usaram o espaço para discutir a falta de uma maternidade na cidade e os grandes transtornos que isso gera e poderá gerar ainda mais com a situação da cidade vizinha.

O primeiro vereador que se pronunciou sobre o assunto foi Linderval Freire (PMDB), autor de um requerimento que pediu a criação de uma maternidade em Nísia Flores. Linderval mostrou-se preocupado com a situação das mães da comunidade de Alcaçuz, onde além da distância para as maternidades de Parnamirim e Natal, também correm o risco de não serem atendidas, já que existe uma recomendação por parte de alguns médicos para não prestarem serviços a moradores oriundos de outras cidades.

O vereador Linderval ainda contou que recentemente uma moradora da comunidade, que estava grávida, precisou ser levada até a cidade de Parnamirim, para dar a luz, porém em virtude da distância, ela acabou tendo a criança no meio do caminho, o que repercutiu de forma muito negativa em Alcaçuz.

DSCN0572

O vereador Daniel Marinho (PSDB), lembrou aos vereadores presentes que a cidade vizinha de São José do Mipibu está perdendo o hospital maternidade Apami e que isso afeta diretamente Nísia Floresta, que enviava muitas gestantes para darem a luz em Mipibu, já que a cidade não conta com nenhuma maternidade ou local onde possam ser realizados os partos.

O vereador Eugênio Gondim (PSD), usou o seu discurso para lembrar que Nísia também já teve uma maternidade e que enquanto houve sintonia entre o governo estadual e municipal ela se manteve aberta. Eugênio ainda aproveitou para comentar o caso da Apami de São Jose, para ele houve retaliação política por parte da governadora que não aceitou a ida de Norma Ferreira para o PSD de Robson Farias. “Tem políticos que visam o bem comum do povo e tem outros que só visam o lado político partidário”, comentou o experiente vereador.

DSCN0555

O vereador Marcelo Mesquita lembrou que, caso não seja resolvido este empasse, as mães de Nísia Floresta correram o risco de irem até a cidade de Santo Antônio do Salto da Onça para darem a luz. No fim da sessão, todos os vereadores pedirão a criação de uma audiência pública para debater o assuntos relacionado à saúde, especialmente a possibilidade da construção e implantação de uma maternidade na cidade.

Publicidade

Compartilhe

12 respostas para “FALTA DE UMA MATERNIDADE EM NÍSIA FLORESTA PODERÁ SER TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA”

  1. Sousa jr

    Na minha opinião seria de inteira obrigação que tanto vereadores e prefeitos, governadores e demais da classe politica fizessem um curso de gestão publica…. pra ver se dá uma luz no final do túnel….

    1. Ajosenildo

      Pois é Sousa Jr.,

      E de LUZ, parace que eles só entendem de clarear seus pés.

    2. Ariosvaldo

      O problema de nisia é cabresto e não conhecimento, se houver concurso publico o primeiro a sair é o nobre presidente da camara.homem instruido,mas pergunta como foi a campanha dele,foi assim:ou vc vota em mim ou nao tera emprego novamente,sabe onde ele tirou a maioria dos seus votos nas ameaças aos eleitores de fernando de zé ramires.ameaças essas feitas por ele e o ex prefeito george.Uma professora de buzios todo ano o seu contrato era renovado devido ser uma excelente profissional,este ano ela nao teve o seu contrato renovado foi ate a secretaria e perguntaram para ela “vc votou em jorge? ela respondeu não votei em eugenio! responderam simplismente para ela: ” entao espere”. nao querem conhecimento e sim subordinação.

  2. Só agora, que os nobres vereadores sentiram a falta de uma maternidade em Nísia Floresta? Vereador Linderval esse caso de Alcaçus é apenas um isoladamente, temos muitos e outros que aconteceram durante esses anos todos. Eu não acredito que o fechamento da APAMI em São José de Mipibu pudesse acordar para realidade, só em Nísia Floresta mesmo! AQUI, tudo só funciona sob pressão?

  3. Ajosenildo

    “Tem políticos que visam o bem comum do povo e tem outros que só visam o lado político partidário”

    Se em Nísia Floresta predominassem os políticos que visam o bem comum do povo, esta cidade teria Maternidade… e tudo mais que uma cidade precisa.

  4. Josiane Braz

    A quanto anos os vereadores e prefeitos se elege e reelege e nunca viu q Nísia Floresta precisa de uma maternidade.O pior cego é aquele que n quer vê. A anos as mães são humilhadas em outras cidades em nunca fizeram nada…Quando agente quer conquistar algo em benefício do próximo lutamos com unhas e dentes p/ conseguir o objetivo desejado.
    Agora lutem pelo bem do povo e não pra conquistar votos e cobrar pelos votos futuros pq conseguiu a bendita da maternidade.
    FAÇA O BEM SE OLHAR A QUEM!!!

  5. Josiane Braz

    NÍSIA NÃO PRECISA SÓ DE UMA MATERNIDADE, NÍSIA TB PRECISA DE GERAR EMPREGO,EDUCAÇÃO E SAÚDE DE BOA QUALIDADE,PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ETC….SÃO TANTAS COISAS Q PERDEMOS AS CONTAS.

  6. Josiane Braz

    VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS E IR A LUTA VEREADORES E PREFEITA.

  7. Gil Cesar

    A prefeita Camila foi a Brasília para o 2 encontro de prefeitos do Brasil?
    Caso ela não tenha ido perdeu uma grande oportunidade de ganhar experiência diferente das praticadas por seu tio.

    1. everton gomes

      Devemos lembrar que o Ex. prefeito George lembrou dos moradores SIM… Gente veja o Centro funeral que o mesmo construiu, ou seja, quem quiser morrer, o local tá prontinho, pode procurar até o “prefeito” Marcone que ele consegue o caixão, agora pra nascer….

  8. Ariosvaldo, infelizmente este caso que você citou não é raro em nosso município, ainda existe resquícios desse coronelismo maldito, é o chamado voto de favor que era muito usado também na época dos poderosos coronéis do interior do período da República Velha. Era uma época que se tinha um sistema eleitoral muito frágil e fácil de ser manipulado. Mas por aqui nos dias atuais, nada mudou em nosso município. Hoje o exemplo bem claro, é que o coronelismo se usa força para eleger a qualquer custo quem eles querem o que importa para os políticos de hoje é se perpetuarem no poder e nada mais.

  9. Marcos Antonio Oliveira

    Quantas mães sofreram e sofrem por não darem a luz dignamente em seu município!? Será que foi preciso fecharem às portas da maternidade vizinha para terem essa visão. É vergonhoso o legislativo e executivo não se preocuparem com vidas humanas, visando apenas conchavos políticos . Não só precisamos de maternidades, precisamos de políticas púlicas eficazes para saúde, esporte, educação, infraesrutura, turismo…. Acorda eleitores nisiaflorestenses ! vamos aprender a votar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *