PROFª REJANE PARTICIPA DE MESA REDONDA SOBRE LEITURA NO I SEMPED – IFRN – SANTA CRUZ

Por Redação, do Nísia Digital.

524607_4935099027300_2048921902_nA convite de um ex-aluno de Pedagogia – UVA – e coordenador geral do I Seminário de Pedagogia do Rio Grande do Norte – SEMPED – professor Ivanilson Costa, a professora Rejane de Souza esteve, neste domingo 24, em Santa Cruz, no Auditório do IFRN para proferir a palestra “Os desafios da formação de leitores no espaço escolar.”, no último dia do evento. Para mediar essa temática, a professora convidou o escritor de cordéis e especialista em Literatura, o professor Gilberto Cardoso dos Santos. E ambos dialogaram durante uma hora sobre os principais desafios que o docente encontra, atualmente, em sala de aula para formar leitores de forma significativa.

Entre os desafios, foram explorados, especialmente, três: a falta de cultura dos próprios docentes em não praticar a leitura como exercício pessoal e profissional; o advento das novas tecnologias, que facilitam a informação imediata; o distanciamento que existe entre os dirigentes de biblioteca com o corpo pedagógico da escola e a imposição da leitura para os alunos, sem conhecimento prévio de suas preferências.

581711_4935099627315_234309172_n

Trata-se de um tema que tem sido o foco de debate em fóruns nacionais e estaduais e que tem preocupado bastante os especialistas da área, como a professora Rejane, tendo em vista que o educando só poderá exercer sua cidadania se for capaz de fazer a leitura do mundo em que vive em suas mais diversas formas de expressão.

047

Rejane segue sua saga, contribuindo para uma educação melhor e valorização da cultura em sua cidade, Nísia Floresta, e em todo o RN.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *