“POR QUE RENUNCIAR?” – ADMINISTRADOR DA PARÓQUIA DE NÍSIA FALA SOBRE RENÚNCIA DE BENTO XVI

Por Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, para o Nísia Digital.

DSCN3472A Igreja inteira acompanha com trepidação os últimos dias do luminoso pontificado daquele que reina gloriosamente como legítimo sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI. Como todos estão sabendo o nosso querido Papa renunciará no dia 28 próximo. E sua renuncia, que no meu ponto de vista foi estarrecedora e simultaneamente edificante, foi uma resposta ao mundo atual, de humildade e ao mesmo tempo de nobreza, pois desde o inicio de seu pontificado, não se fazendo fraco ou imperfeito, se apresentou assim: “Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações.” (Bento XVI, Terça-feira, 19 de Abril de 2005).

Deste modo entendemos que na atitude heroica de Sua Santidade, em meio a um mundo, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé em que se valoriza muito a posição social em que se exerce, o status pelo status, nos oferece a virtude de alguém ‘grande’ que se faz ‘pequeno’, para enaltecer a humildade como caminho da perfeição cristã. Diante da grandeza de Deus, reconheceu o Papa a sua pequenez e confiou nas palavras que sustentaram o Pe. Kentenich (Fundador da Família Shoenstattiana): “Deus faz grandes coisas somente por meio dos pequenos!”

Por que renunciar? Ao romper com óbvio, ao renunciar ao poder, ao fazer opção pelo anonimato, ao revelar a todos os seus limites e fragilidades, o Papa sublinha o primado de Deus sobre a história humana, enriquece-nos com um testemunho de coragem e esperança e deixa-nos escrita uma página de evangelho vivido. A Renuncia de Bento nos apresenta ainda que na Igreja não se ocupa cargos e sim serviços no amor. Entendemos ainda sua renuncia com base no que disse no último Angelus de seu pontificado: “para me dedicar ainda mais à oração e à meditação. Mas, isto não significa abandonar a Igreja! Ao contrário, se Deus me pede isso, é precisamente para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual eu fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças.”

2013-02-26_205221

E ainda mais a renúncia de um papa está prevista no Código de Direito Canônico, que depois do Evangelho rege a Igreja Católica, nele se estabelece que para que seja válida é necessário que seja livre e especifica que não precisa ser aceita por ninguém. “Se o Romano pontífice renunciar a seu ofício, requer-se para a validade que a renúncia seja livre e se manifeste formalmente, mas que não seja aceita por ninguém”, estabelece o cânone 332,2 do Código de Direito Canônico.

Assim com a Sede Apostólica vacante a partir de 28 de fevereiro de 2013 às oito da noite de Roma, nós cristãos católicos desde já rezemos pela eleição do Novo Papa e que conduza a Barca de Pedro com sabedoria e humildade, na certeza que a Igreja é conduzida pelo Espírito Santo.

Sua santidade Bento XVI deixou a sua marca e será lembrado em nossos corações como um homem de fé, grande teólogo, um homem de uma elevadíssima reflexão ética e moral, um grande pastor e servo de todos, que se sentou na Cátedra de Pedro e a deu mais dignidade. E como disse em suas palavras no Consistório com os cardeais: “gostaria de servir de todo coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração”. Acompanhemos portanto, com esperança e oração fervorosa, a assistência do Espírito Santo na escolha do Novo Pastor da Igreja de Cristo. Eis um homem (Bento XVI) inteiramente “Servus Servorum Dei” (Servo dos Servos de Deus).

Publicidade

Compartilhe

4 respostas para ““POR QUE RENUNCIAR?” – ADMINISTRADOR DA PARÓQUIA DE NÍSIA FALA SOBRE RENÚNCIA DE BENTO XVI”

  1. Josiane Braz

    Só os humilde tem a nobreza de renunciar ao poder pelo bem da nação e pelo bem da Santa Igreja…Papa Bento estamos contigo.“Servus Servorum Dei” (Servo dos Servos de Deus).

  2. Oscar Damasio

    O Santo Papa “Deus faz grandes coisas somente por meio dos pequenos!”

  3. Paulinha Barbosa

    A grandeza de um homem se faz na sua humildade…
    que amor meu Deus tenho por este homem tão digno,que me fez ver a igreja de Cristo cada dia mais cm muito mais amor,carinho,respeito,dedicação e reflexão…sou grata a Deus por ter vivido no pontificado de João Paulo II e de sua Santidade Bento VXI…agradeço e louvo ao Senhor por este servo,vai deixar saudade pelo fato de que estará recolhido em suas orações até o dia q Deus quiser,pois não estará mais nos holofotes da mídia proclamando o que o Evangelho nos propõe…A igreja de Cristo sofre perseguição,críticas,difamações e tantos outros descasos,mas as portas do inferno não prevalecerão contra ela,pois seu fundador é o Santo dos santos,o Senhor dos Senhores,o Rei do Universo Nosso Senhor Jesus Cristo…
    amo-vos Bento XVI,assim como já se manifesta em meu coração o amor por aquele que será proclamado meu novo pastor…louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo…
    A Igreja de Cristo canta as maravilhas de Deus pelo pontificado de Bento…

    A juventude te agradece Bento XVI… 🙂

  4. CHARLES

    dEUS TEM MISERICORDIA DE NOSSAS ALMAS
    POIS ACHO QUE O PROMIXO PAPA SERA O ANTICRISTO
    MAS CREIO Q dEUS VAI NOS AJUDAR E NOS PROTEGER POIS TA VINDO UM TEMPO MTO DIFICIL PRA TODOS
    E VCS SE CONVERTAM A O SENHOR E QUE PAPA NENHUM FAZ NADA POR NOS
    E SIM O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E O UNICO DEUS VERDADEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *