PARÓQUIA IRÁ GRADEAR TODA A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO Ó

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN3413Um dos mais belos e importantes patrimônios históricos do município de Nísia Floresta, a igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, localizada bem no coração da cidade, será, de certo forma, modificada. A Paróquia, através do Pe. Fábio Pinheiro Bezerro, seu administrador paroquial, divulgou a informação de que a matriz será inteiramente rodeada de grades de metal, que já começaram a ser colocadas.

A opinião já gerou algumas discussões e opiniões adversas. Parte dos paroquianos não gostou muito da ideia, dizendo que as grades irão prejudicar a estéticas de um dos principais pontos turísticos do município. Já outros concordam com a mudança, dizendo que a preservação é o mais importante. Uma mudança tão drástica como esta, sempre gera inúmeros questionamentos.

Segundo o Pe. Fábio, foi necessário tomar essa decisão drástica. “Sabemos que isso pode parecer muito radical, entretanto nos temos as nossas justificativas. Primeiramente analisamos à questão da proteção do patrimônio histórico, já que muitos jovens de diversas escolas pintam e riscam as paredes e as portas da matriz, muitas vezes com palavras de baixo calão. Muita sujeira também é deixada por eles nos arredores da casa do Senhor”, disse o administrador paroquial.

A falta de respeito para com o templo católico também foi um dos motivos. “Alguns jovens não respeitam a presença do Santíssimo Sacramento, adentrando na igreja e falando as mais absurdas palavras. Já constatamos também o consumo de bebidas alcoólicas. Por inúmeras vezes acionamos o conselho tutelar, mas nunca nada foi feito”, comentou o Sacerdote.

DSCN3416

A Paróquia alega que não quer que haja uma “separação”. “Nossa intenção não é colocar barreias entre o povo e a Igreja, mas sim protege-la daqueles que não tem noção da importância religiosa, cultural e histórica da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó”, completou o Pe. Fábio Pinheiro.

O trabalho de instalação das grades segue já há alguns dias, em ritmo acelerado e a previsão de conclusão é para a próxima sexta-feira, dia 8.

E você, caro leitor, o que achou dessa decisão na Paróquia de Nísia Floresta?

Compartilhe

19 respostas para “PARÓQUIA IRÁ GRADEAR TODA A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO Ó”

  1. Bertoldo Marques

    Não ficará bonito com certeza e sem sombra de dívida, todavia, o que acontece quando alguém não respeita a igreja? O que acontece quando alguém urina na porta da igreja? É complicado postar algum comentário sendo a favor ou contra quando não sou o responsável direto por zelar pela igreja mais bonita do nosso Estado. Fiquei triste ao ver tal situação mais infelizmente tal atitude só foi tomada porque vivemos numa sociedade onde as pessoas deixam de lado a importância em se educar, respeitar o próximo e acaba vivendo como se todo ato de vandalismo fosse comum, pois predomina o sentimento de impunidade naqueles que praticam crimes e delitos.

  2. Natália do Nascimento Cardoso

    Gostei muito, concordo plenamente com o padre.

  3. Dani Calixto

    Já que esta decisão já foi tomada e nada mais podemos argumentar para mudar a decisão, gostaria de saber se é do interesse do nosso pároco construir um banheiro, pois seria de muita utilidade, considerando que muitos fieis moram distante da igreja.

  4. Nilson

    Esteticamente horrível, decorrente da falta de segurança e de educação dos que frequentam os arredores da matriz. Campanhas interdisciplinares nas escolas e em todos os níveis, para o respeito e conservação do patrimônio público.

  5. Josivaldo

    Não concordo com isso minha gente, nenhum desses motivos são suficiente para tal atitude do nosso Pe. Fábio. Acho que essas grades irão separar ainda mais o povo da Igreja catolica. Essa é minha visão…

    1. Josivaldo

      “NÃO SUFICIENTE”

      1. Sônia

        Não são grades que afastam os fies, mas sim a preguiça,a falta de tempo para o essencial a bebida aos domingos a falta de fé, os verdadeiros fies não se importaram com grades (Que ficaram abertas o mesmo tempo que as portas da igreja sempre fica e continuará ficando).

        1. Paula Barbosa

          Muito bem Sonia
          é verdade,não são grades que separam o povo da igreja e sim a falta de sensibilidade em vivenciar o que ela prega,a falta de coragem de renunciar o mundo, a preferencia pela tv e pela bebida aos domingos…

    2. Josiane Braz

      Josivaldo vc iria gostar se alguém fosse riscar a parede da sua casa ou fazesse xixi na porta da sua casa? claro q n né,então se o povo não respeita o nosso patrimônio,alguém tem quer tomar a decisão.Como sabemos nem Jesus agradou a todos e não vai ser o padre Fábio q vai agradar .

  6. Açaí Marques

    Justificativas coerentes. Não é nada agradavel ver a casa do Senhor sendo desrespeitada de forma tão brutal. Além de que o predio da nossa Igreja Matriz não representa apenas um templo sagrado para os catolicos da cidade, é também um patrimonio de toda a população não só do municipio como de tada a nossa nação, e deve ser preservado. Os verdadeiros cristãos catolicos não vai deixar de louvar o senhor, nem de muito menos ir a igreja por causa dessas grades de proteção, apesar da presença delas a igreja e toda comunidade continuara com certeza de braços abertos para receber aqueles que desejam fazer parte da mesa do senhor.

  7. Amarildo Bezerra dos Santos

    É uma pena que a falta de consciência de uma boa parte da população, principalmente jovens e estudantes tenha chegado a tal ponto; que para manter o patrimônio público conservado seja necessário gradear-lo.A igreja não é o primeiro, muitos não lembram mais nosso BAOBÁ, também conhecido mundialmente teve de ser isolado, por grades para poder continuar sobrevivendo. O grau de instrução de nossa população subiu, principalmente a jovem, mas o grau de respeito, sensibilidade e amor pelo próximo e pela coisa pública só tem caído.

  8. Socorro

    Não sei onde Padre fábio estava com a cabeça quando tomou essa decisão. claro que tem motivos para tal, mas não acredito que esta seja a melhor solução. se assim fosse, teria que gradear todos os predios publicos e todas as igrejas das cidades. sem contar que é uma mudança radical em um cartão postal e na estetica do centro da cidade. E outra, porque pelo menos nao esperou a campanha da fraternidade passar? milhares de fieis e padres de outras cidades que visitarão, tirarão fotos numa bela igreja com grades? É essa recordação que vão levar? se aguentou tanto tempo sem essas grades aguentaria um pouco mais, pelo menos ate depois desse evento.
    Claro que nenhum fiel vai começar a ir ou vai deixar de ir por causa de uma grade, mas se pensarmos no todo essa mudança não foi positiva.
    Achei desnecessário e em um momento inoportuno.

    1. Josiane Braz

      Então vou pedir pra alguém ir na sua casa e riscar e fazer xixi pra ver se vc vai gostar.Não vai ser uma grade q vai tirar a beleza da Igreja ,pq a beleza da Igreja fica dentro o nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador.

  9. Seminarista João Batista

    “Tudo converge para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,26)
    Amados Irmãos e irmãs, é claro que qualquer nisiaflorestense, no pleno uso de suas faculdades mentais e morais, não gostaria de ver o símbolo maior de nossa cidade, A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, cercado por grades. TODAVIA, ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO COM A MEDIDA ADOTADA PELA PARÓQUIA E, CONSEQUENTEMENTE, PELO O PÁROCO uma vez que é de fundamental importância zelar pelos ambientes que fazem parte da nossa fé e da nossa história.

  10. Paula Barbosa

    Concordo plenamente com Pe Fábio…
    Está apoiado e não tem nada a ver cm separar mais o povo…terá portões para q as pessoas possam entrar,não paga nada…e só fica do lado de fora quem quiser…desculpe-me a expressão grossa,mas é verdade…
    Apoiado Pe Fábio…muito bem…isso ja deveria ter sido feito a muito tempo…

  11. Paula Barbosa

    Ficará muito mais linda…
    sem xixi na entrada e nas laterais,camisinhas jogadas e bebidas derramadas por baixo das portas,fora outras coisas …

    E o povo pode entrar qdo quiser…ela não vai ser totalmente gradeada,vai ter portões…capitche!

  12. Fernando Pithon

    Caro Agripino, no que concerne com a segurança, o zelo com a Matriz e o possível impedimento para que as pessoas evitem de realizarem suas necessidades fisiológicas na Matriz, acho corretíssimo que a igreja seja devidamente gradeada.
    Quanto a beleza dela no âmbito turístico, acho que realmente será afetada, pois desconheço no RN alguma igreja católica gradeada ao seu redor.
    No tocante, ao tema sobre o possível afastamento dos fiéis devido a essas grades, essas afirmativas não merecem prosperar, tendo em vista que com a chegada do Padre Fábio os números de fiéis aumentaram consideravelmente, fato este público e notório.
    Por fim, vislumbro um problema quanto a colocação de grades fixas perante a caçalda da igreja, pois como nós sabemos a calçada é de uso comum do povo, deste modo não pode ser privada para ninguém o seu uso. Imaginem se todos os cidadãos cercassem suas calçadas?

  13. Edvaldo de Oliveira

    Caro padre fábio, acho louvável a atitude da igreja proteger este monumento arquitetônico, que é um dos melhores do estado, mas ao passo que a igreja cobre um santo, descobre o outro, pois essas grades, descaracterizam esse monumento secular, acho na minha opinião, uma solução para não gradear a igreja, seria colocar uns vigilantes ou câmeras para identificar esses vândalos que tentam anarquizar com nossa cidade, para então, emitir uma pena para esses infratores, um grande abraço do amigo Vavá.

  14. Josiane Braz

    Concordo plenamente com atitude do padre Fábio. Pois se ele não zelar, quem vai zelar? Não vai ser uma grade que vai impedir que os verdadeiros fies participe das missas etc…Um verdadeiro Cristão não abandona sua Igreja e muito menos sua fé por causa de uma grade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *