PROFª REJANE RECEBE DA NETA DE CÂMARA CASCUDO LIVROS DE LITERATURA PARA O ACERVO DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE LEITOR

Por Redação, da Assessoria de Comunicação.

038A convite da neta de Luís Câmara Cascudo, Daliana Cascudo, a professora Rejane de Souza esteve visitando o Instituto Câmara Cascudo, espaço onde nasceu o autor do Dicionário do Folclore Brasileiro e das 230 publicações de livros e documentos etnográficos da cultura e literatura potiguar e brasileira. “Eu me senti em um lugar sagrado, fiquei até com receio de fotografar ao sentir que, naquele ambiente encantado, de tanto zelo, encontra-se preservada e valorizada a memória e acervo de um dos mais importantes nomes de nossa cultura brasileira, Luís da Câmara Cascudo,” cita emocionada a profª Rejane.

O Instituto Câmara Cascudo é um exemplo raro de valorização à memória e à cultura no Estado do RN. Isso pode ser observado em cada detalhe, em cada objeto disposto no ambiente. No entanto, toda essa dedicação e zelo são custeados pela própria família de Câmara Cascudo, não há nenhuma parceria com o poder público estadual ou federal. Esse fato é singular, tendo em vista a magnitude do nome e da obra do mestre para a compreensão de nossas raízes artísticas, culturais e literárias.

039

009

Espera-se que as instituições envolvidas com a cultura e acervo do RN e do Brasil abracem, de forma significativa, esse Instituto tão caro ao universo, também, da pesquisa. A visita da profª Rejane foi revestida de outra motivação: a mesma recebeu da amiga Daliana Cascudo um acervo raro e significativo de livros de literatura infanto-juvenil para enriquecer as oficinas de literatura do Projeto de Formação do Leitor em Literatura ganho no edital do BNB Cultural e que tem o patrocínio do BNDES – Banco do Nordeste –Governo Federal.

036

033

Na iminência da realização da segunda oficina do projeto, a professora só tem motivos para comemorar diante dessa ação social que envolve a promoção ao livro e à leitura em sua cidade natal, Nísia Floresta, pois só tem colhido bons frutos e apoio dos amigos que conhecem a sua seriedade e profissionalismo nas ações em que atua.

“Esse projeto é abençoado, pois mesmo com recursos limitados, já tem ajudado aqueles que realmente precisam e que tem demonstrado dedicação na construção das etapas de planejamento e execução do mesmo. Penso que quando se coloca amor naquilo que se faz, os frutos naturalmente vêm, reflete a professora Rejane, proponente e coordenadora do projeto. No espaço do Instituto, a profª teve a oportunidade de conhecer e conversar com a escritora Ana Maria Cascudo, filha de Câmara Cascudo, e mãe de Daliana Cascudo.

041

A escritora é membro do Conselho Estadual de Cultura do RN. O tema da conversa não poderia ser outro: cultura e a escritora Nísia Floresta. Há novidades à vista,comenta em tom de suspense a profa Rejane.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *