TUDO PASSA. NÓS TAMBÉM PASSAMOS!

Por Padre José Lenilson de Morais, Vigário Paroquial de Sant’Ana e São Joaquim, em Sâo José de Mipíbu.

Vánitas vanitatum, omnia vánitas” (Ecle 1,2). Acabamos de acompanhar a corrida eleitoral, onde vimos um pouco de tudo. Mais uma vez dezenas de candidatos mostraram que seu interesse maior era simplesmente o poder, o dinheiro e o que se consegue com eles. Durante as eleições dar-se uma espécie de “pílula analgésica coletiva” que neutraliza a consciência crítica em relação ao grupo ao qual se pertence.

Na verdade, a maioria esquece que “tudo é vaidade” e que “nós também passamos”. Todo poder, glória, fama, riqueza, sucesso, sabedoria, luxo, saúde passam; bem como passam a dor, o choro, a humilhação, a vergonha, a fome, a doença. Assim é a existência humana sobre a terra. Quem hoje tem saúde amanhã poderá está enfermo; quem reina em seu trono imaginário, amanhã poderá ser destronado; quem se vangloria de sua fama, amanhã poderá chorar sua vergonha; enfim, quem hoje vive – e somente quem vive – amanhã morrerá: “Verá morrer os sábios, o louco e o insensato morrerão juntos, deixando aos outros suas riquezas… mas o homem na prosperidade não compreende, é como o animal que perece” (Sl 49, 11.12).

Como em todos os anos, neste dia 02 de novembro, celebraremos a memória de “todos os fiéis defuntos”. Muitos são os sinais que nos ajudam a recordar e manter algum vínculo afetivo espiritual com aqueles que nos precederam: são flores para dizer do nosso amor e saudade, velas para recordar a fé e a luz de Deus, orações para indicar nossa esperança na vida eterna. Contudo, um aspecto não deveria ser esquecido: “tudo passa, nós também passamos”. A meditação de que somos apenas transeuntes neste planeta chamado “terra” poderia nos envolver também durante o “Dia de Finados”, pois os “finados” já foram caminheiros no mundo como nós. A sorte – no sentido de realidade definitiva, após o encontro com Deus – dos falecidos não pode ser revertida, mas nós, enquanto há tempo, poderemos sempre repensar nossa escolhas, refazer nossos projetos, recomeçar nosso caminho, reescrever a nossa história. Para o crente – todo aquele que crê – a sua fé em Cristo é sinal de esperança numa eternidade feliz, longe de tudo aquilo que foi limite, contingencia e “castigo”. A morte pode ser vista como algo terrível e assustador, porém ela é, na verdade uma benção, é quase, como cantava S. Francisco, “a irmã morte”, que cumpre também sua missão nos desígnios do Senhor. Ela iguala a todos, acaba com a injustiça, elimina a fama, retira as máscaras, põe fim ao sofrimento, destrona os poderosos, ridiculariza os sábios deste mundo que negam a Deus. É como se fosse posto na lápide sepulcral de cada um, dos que creem e dos que não creem: “Estás morto, Deus está vivo! Estarás vivo nele?”.

Jesus Cristo, Palavra eterna do Pai, aquele que não mente, nos garantiu ser ele a Ressurreição e a Vida: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11, 25-26). Acolher esta palavra não deveria se reduzir a uma visita anual ao cemitério ou a anotação do nome do ente querido para a Missa pelos falecidos. Crê nesta Pessoa, Palavra de Deus, é perguntar-se sobre o que é realmente essencial na vida, o que de bom estamos fazendo com ela, que mal precisamos urgentemente evitar, que perdão dar, que atitude reparar, que alegria favorecer, que amor verdadeiramente amar, pois, rapidamente, “tudo passa e nós também passamos”.

Publicidade

Compartilhe

2 respostas para “TUDO PASSA. NÓS TAMBÉM PASSAMOS!”

  1. Phillipo

    Já que estamos nessa época do ano na qual as pessoas passam a refletir mais sobre a vida e a morte, torna-se oportuno algumas considerações, sobre a temática em questão, baseadas na Bíblia.

    O estado do homem na morte

    “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
    Romanos 5:12

    Alguma vez você já teve medo de morrer? Porque isto aconteceu?
    Qual é a sua opinião sobre a morte?
    Você já pensou porque as pessoas não querem morrer?

    A MORTE NÃO É O FIM

    Nunca foi plano de Deus que o homem morresse, mas o pecado trouxe esta condição à humanidade. A morte não é fim de tudo. Um dia a morte deixará de existir.

    Você que saber como isso acontecerá? Então vamos descobrir juntos.

    O que acontece com os mortos de acordo com a Palavra de Deus?

    1- Como a Bíblia descreve o ser humano criado por Deus?

    Resposta: “que é o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.” Salmo 8: 4 e 5

    2- Como Deus criou o ser humano?

    Resposta: ”Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Gênesis 2:7

    Para compreender o que acontece na morte, precisamos primeiro entender a origem da vida. Deus criou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida e este tornou-se alma vivente. Deus não colocou uma alma no homem.

    Eis a fórmula da criação:
    Pó da terra + Fôlego de vida = Alma Vivente
    Boneco de barro + Sopro de Deus = Homem

    3- O que acontece na morte?
    Resposta: “e o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7

    O corpo (boneco de barro/ a matéria) volta a terra e o espírito (sopro de Deus / fôlego de vida) volta para Deus. A pessoa (que era a união destas duas partes) simplesmente deixa de existir. A Bíblia não diz que a alma volta para Deus, mas sim o espírito.

    4- Um morto pode comunicar-se com os vivos?

    Resposta: “Aleluia! Louva, ó minha alma, ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu VIVER. Não confies em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.”
    Salmo 146: 1-4

    Quando morre, o homem como um ser, deixa de existir, bem como seus sentimentos. Os pensamentos perecem no instante em que o fôlego de vida volta para Deus.

    5- O que a Bíblia revela sobre o estado do homem na morte?

    “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9: 5 e 6

    6- Os mortos podem relacionar-se com Deus?

    “Volta-te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por tua graça. Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?” Salmo 6: 4 e 5

    “Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio.” Salmo 115: 17

    7- Quando os mortos voltarão a viver?

    “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” I Tessalonicenses 4: 16 e 17

    Aqueles que morrem em Jesus ressuscitarão por ocasião da volta de JESUS.

    “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” João 11:25

    Está é a esperança para os que aceitam a Cristo, ainda que morram, viverão.
    E você não quer viver para sempre?

  2. Tatiane

    Querido Padre Lenilson,
    Suas palavras sempre são inspiração para todos, com profundidade o Sr. em sua missão de pastor vem nos alertar que somos de Deus e retornaremos para nosso criador. A morte que iguala a todos, sendo a unica certeza e conciencia que temos, como somos falhos por nossa natureza, muitas vezes nos questionamos e lamentamos, porque uma pessoa que amamos tanto tem que partir. Nas percas percebemos que somente em Deus temos esperança, pois somos e seremos obra do criador.
    Que suas palavras venha penetrar e transformar a todos.
    Que seja abençado sempre em sua missão e nossa senhora te proteja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *