O PT É DE DIREITA E O DEM DE ESQUERDA

Por Cláudio Marques, professor, graduando em história e colunista do ND.

Você é partidário do PT ou do DEM, ou de qualquer outra ideologia partidária? Com certeza você já deve ter escutado essas perguntas ou outras semelhantes, principalmente em períodos de eleições, os quais acabaram de “passar”. Você pode até saber que o Partido dos Trabalhistas é um partido de esquerda e os Democratas um partido de direita. Mas sabe por quê? Por que o PT não é chamado de partido de direita? As respostas estão aqui, se lhe interessar saber o porquê dessa expressão, continue lendo.

Bem essa diferenciação entre partidos de esquerda e direita, não são expressões contemporâneas, e sim da segunda metade do século XVIII. Antes da Revolução Francesa, o clima econômico e político no mais populoso país da Europa da época (a França), era no mínimo alarmante, pois tínhamos a predominância de dois estados de poder (o clero e a nobreza) que acumulavam despesas e viviam à custa do terceiro estado, composto pela burguesia, e plebe sendo no terceiro estado onde se encontravam pessoas mais pobres. Mas como já disse, a França necessitava de reformas; e foi formada a Assembléia dos Estados Gerais, composta por representantes das três ordens (estados) convocados ao Palácio de Versalhes.

Logo nesse amontoado de “classes sociais”, as duas ordens predominantes (ao que se diz respeito poder políticos e financeiros) o clero e a nobreza exigiam que as votações contassem por ordem, ou seja: O Clero (1º Estado = 1ª ordem) = 1 voto; A Nobreza (2º Estado = 2ª ordem) = 1 voto; Plebe (3º Estado = 3ª ordem) = 1 voto.

Como Clero e Nobreza lutavam pelos mesmos e interesses, ficava mais fácil vencer, pois serviam 02 (dois) votos contra 01 (um). Já a Plebe (3º Estado) queria que os votos fossem “por cabeça”, pois os números dos que compunham o 3º Estado era o dobro da quantidade de componentes dos 1º e 2º estados juntos. Como não se chegou a um acordo os membros de 3º estado se retiraram da Assembléia dos Estados Gerais. Em 9 de julho de 1793 ( 4 anos após a Assembléia dos Estados Gerais) o 3º estado se reuniu na chamada Assembléia Nacional Constituinte, e convidam o clero e a nobreza.

Os clérigos e os nobres não gostavam do jeito exaltado dos revolucionários do 3º estado e se sentavam separados na Assembléia, sendo assim, o clero e nobreza sentavam-se na ala direita da Assembléia e o 3º estado à esquerda.

Essas tradições vêem mudando ao longo dos séculos, hoje é fácil encontrar os que são de “esquerda” defendendo alguns pontos dos de “direita” e vice – versa.

Reflita, comente com seus colegas, se hoje essa divisão ideologia é valida ou não. Será que se deve seguir cegamente à esquerda ou à direita? A dúvida leva ao aprendizado.

Publicidade

Compartilhe

22 respostas para “O PT É DE DIREITA E O DEM DE ESQUERDA”

  1. Nilson

    Parabéns Cláudio Marques por mais um artigo diferenciado no DN! Não há nada de novo sob o sol!

  2. Jose carlos

    Só achei que o título não tem muito a ver com o texto. O que o PT ou o DEM tem em comum com a europa do sec. XVIII ? Outro detalhe é : por qual motivo usar o DEM? Visto que esse partido vem acumulando as maiores quedas no panorama politico nacional . Se era paa destacar esquerda e direita usa-se o PSDB . Portanto , como um texto que relata um momento importante da história ótimo . Mas querer comparar o momento histórico da europa do sec. XVIII com o contexto politico atual no Brasil aí é demais . Aconselho o autor do texto ler alguns colunistas de renome como Reinaldo Azevedo ( embora discore de algumas de suas ideias) , Algusto Nunes , dentre outros.

  3. Phillipo

    Nada a ver o exposto acima, a começar pelo título do texto que não condiz com o texto. Com relação ao título, faz uma inversão de ideologias e partidos e não explica essa inversão, se é que explica alguma coisa, e o fato de partidos serem classificados, A GROSSO MODO, em direita e esquerda.
    O DEM (“Democratas”?) é de DIREITA e o PT (Partido DOS TRABALHADORES) é de esquerda. Essa sim é a classificação correta e também o nome correto do PT. Afinal, para um leigo, o texto só fez confusão de IDEIAS [sem acento gráfico].

    CORREÇÃO do texto quanto À grafia:

    “Essas tradições vêem mudando[…]”, isso está errado e o erro se encontra no uso do verbo VIR, confundido com o verbo VER. Segue a explicação: “veem”, agora sem acento gráfico após o novo acordo ortográfico que entra em vigor definitivamente a partir de 2013 (o prazo para adaptação foi de 2009 a 2012, portanto, nesse preríodo se aceita ainda as duas grafias), é a forma da 3ª pessoa do plural (eles) do presente do modo indicativo – “eles veem”; já a forma que deveria ter sido usada nesse contexto em análise é a forma “vêm”, também da 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, PORÉM, vale lembrar, do verbo VIR, portanto, a forma correta nesse contexto é “Essas tradições VÊM mudando[…]”.

  4. Nilson

    Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes (VEJA) já viu né! Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif (blogosfera independente) é bom ver! Já dá pra ser uma ideia da relação entre o texto histórico e o momento histórico atual.

  5. Ericleiton dos Anjos

    O texto é uma explicação para os termos Direita e Esquerda, por isso usou-se Europa no artigo, já que foi lá que surgiu essas denominações. Outra coisa, o partido mais á direta do Brasil é o Democratas, antigo PFL (ex-ARENA Militar) e não PSDB como querem nossos colegas, o nome do partido tucano é partido da SOCIAL Democracia Brasileira,tão logo, se é socialista ou social não pode se considerado de direta, na verdade o partido de Serra é de centro-direita.
    A classificação correta para o PT também seria outra, Centro-Esquerda, já que PSTU e PSol são os extremos do socialismo brasileiro.
    A definição coreta para cada partido seria essa
    Dem:direita
    PSDB: Centro Direita
    PMDB,PTB,PPS: Centro
    PT ,PSB,PDT,PC do B :Centro Esquerda
    PSol,PCB,PSTU: Esquerda

    1. Phillipo

      Todo mundo percebe que o texto é para explicar a origem dos termos “esquerda” e “direita” na política e por isso usou-se a Europa, ou seja, a origem para explicar isso, é ´bovio que teria q se buscar a origem, no entanto ele não atingiu o que queri no texto. O título remete a um pensamento mas o texto segue por outro caminho; se quis fazer uma crítica essa aí não foi vista, não existe, nem o título representa crítica se o texto não retoma o título. A ideia de “explicar” é válida, mas o acima exposto “deixou muito a desejar”.

  6. Nilson

    O texto é usado somente pra ilustrar a origens dos interesses de classes e o confronto ideológico. O título reforça a tese que o PT (centro-esquerda) faz politica para agradar a direita, em prol da governabilidade e conquistas sociais, o DEM (direita) utiliza de politicas “sociais” neoliberais para manter a elite conservadora. Manual de História, Sociologia e Filosofia explicita do Ensino Médio.

  7. Jose carlos

    Concordo do Phillipo . Fica a oportunidade para o autor do texto , em respeito aos leitores, se posicionar.

  8. Ericleiton dos Anjos

    Boa Nilson , deu uma aula agora !

    Em todos os países do mundo existe direta e esquerda, até nos Estado Unidos (Democratas é de esquerda em relação aos Republicanos (partido da elite) ,embora ambos sejam direta (capitalistas) na projeção global.Gostei do texto, Nísia Floresta é pobre em conhecimento político ,falo da verdadeira política,aqui se faz campanha sem proposta , só baixaria e jogo sujo, gostaria de ver onde estão as proposta, e a posição de cada partido.

  9. Jose Carlos

    Tudo bem Nilson , digamos que essa seja a intensão comunicativa do texto. Você me parece ser uma pessoa inteligente e centrada , então atente bem para o seguinte. No primeiro paragrafo tem um trecho que diz assim : “(…) Você pode até saber que o Partido dos Trabalhistas é um partido de esquerda e os Democratas um partido de direita. Mas sabe por quê? Por que o PT não é chamado de partido de direita? As respostas estão aqui (…)” . Aí eu pergunto Nilson: Aqui onde ? Onde está explicação para o questionamento feito pelo próprio altor no inicio do texto. Isso é um erro primário.

    1. Phillipo

      Deixa o Nilson, ele só elogia tanto aquele que lhe agrada, mesmo ele vendo que não está bom aquilo feito por aquela pessoa q ele defende.
      Como você bem disse, J. Carlos, o texto não responde aos prórpios questionamentos que faz e essas perguntas não são retóricas, ou seja, aquelas que não precisam de resposta num texto ou discurso verbalizado. Isso numa redação para concurso já seria menos 2 pontos.

  10. Jose Carlos

    perdão pelo “altor” rsrsrrrsr

    1. Pedro Oliveira.

      Acredita-se que a interpretação seja próprio de cada um. Afinal não é objetivo dizer o que é certo ou errado mas que o leitor possa ter suas próprias conclusões. Eu compartilho da ideia do texto, é um tipo de texto diferente da quele que a maioria das pessoas estão acostumadas a ler. Pessoas como Nilson e Ericleiton parecem que estão no meio acadêmico, conhecem e sabem o que o autor quer dizer.

  11. Nilson

    Olá pessoal! Quando digo que o texto é diferenciado, não refiro ao manual de redação do texto, mas sim, um sinal, quanto à História é dinâmica, quando ela se torna viva, pulsante e por vez interessante.

  12. José Carlos

    Mais uma vez concordo com você Phillipo . E Nilson , o texto mostra realmente esse dinamismo , principalmente o dinamismo entre o titulo e o conteúdo , um correndo em direção oposta ao outro ( ironias à parte ). Meu querido Nilson, o respeito as normas de redação deve ser respeitado sim , é um principio básico de quem escreve . O encadeamento de ideias é o que da vida ao texto, principalmente quando você quer fazer uma abordagem como essa que o autor tentou fazer. Rapaz você é inteligente , você sabe que esse texto propõe uma coisa ( se é que se pode dizer isso) e diz outra totalmente diferente. Você sabe que esse texto não explica dinamismo nenhum , tão pouco mostra que a história é viva .

    1. Phillipo

      José Carlos, esse seu comentário é um resumo de uma crítica ao texto, excelente por sinal. porém, com certeza Nilson voltará aqui para defender, ele não vai aceitar não dar resposta. Diante disso, aconselho a você nem mais opinar sobre o texto pois esse seu último comentário foi ótimo e só não entende e não reconhece o erro gravíssimo no texto quem não quer. Parabéns!

  13. José Carlos

    P.S: onde se lê : “(…) deve ser respeitado sim (…)” ; leia-se : “deve ser levado em consideração “

  14. Nilson

    Independente da precisão do texto a impressão que o autor passa é de uma pitada de humor e pra se tornar menos erudito ele optou por não colocar o ponto de interrogação, para aguçar a compreensão do artigo. O importante e que é possível escrever-se histórias por linhas tortas, utilizando o gênero literário que predomina nas redes sociais e de ocasião.

  15. Ericleiton dos Anjos

    Obrigado Pedro Oliveira, temos que valorizar os textos diferenciados, sempre foi fã do ND, um portal extremamente profissional, adorei a cobertura das eleições feita aqui. Sobre este texto, espero ler mais artigos deste nível, belo trabalho assim como foi o comentário de Nilson , que pelo jeito estuda muito sobre política.

  16. José Carlos

    Pois é Phillipo , não adianta mais comentar. Principalmente depois do último argumento de Nilson em dizer que o texto tem ” uma pitada de humor” . Essa foi a gota d´agua. É melhor parar antes que os argumentos se tornem mirabolantes ( risos). E quanto ao que disse Pedro Oliveira , realmente esse texto é bem diferenciado daqueles que as pessoas estão acostumadas a ler … bem diferente mesmo Pedro !

  17. Gil Cesar

    Ao ler o texto e aos comentários, percebo uma arrojada discussão que parte da ideia inicial apresentada pelo título “O PT É DE DIREITA E O DEM DE ESQUERDA”, o que concordo, fica distante do conteúdo no geral. Ressalto ainda a discussão entre os leitores que no meu entendimento enriquece muito o artigo publicado. Se toda publicação atingisse essa tônica, nós em Nísia teríamos muito mais a comemorar, e assim com certeza uma sociedade cada vez mais apurada na crítica. Entendo que cada leitor aqui forma sua opinião e aumenta sua capacidade de questionamento sobre o mundo em que vivemos. Parabéns a todos que ao participar contribuíram de alguma forma para o “sucesso” desta discussão.

  18. luiz antonio

    É mais atualmente eles não representam nem a direita nem a esquerda e sim o próprio bolso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *