Por Cláudio Marques, professor, graduando em história e colunista do ND.
Você é partidário do PT ou do DEM, ou de qualquer outra ideologia partidária? Com certeza você já deve ter escutado essas perguntas ou outras semelhantes, principalmente em períodos de eleições, os quais acabaram de “passar”. Você pode até saber que o Partido dos Trabalhistas é um partido de esquerda e os Democratas um partido de direita. Mas sabe por quê? Por que o PT não é chamado de partido de direita? As respostas estão aqui, se lhe interessar saber o porquê dessa expressão, continue lendo.
Bem essa diferenciação entre partidos de esquerda e direita, não são expressões contemporâneas, e sim da segunda metade do século XVIII. Antes da Revolução Francesa, o clima econômico e político no mais populoso país da Europa da época (a França), era no mínimo alarmante, pois tínhamos a predominância de dois estados de poder (o clero e a nobreza) que acumulavam despesas e viviam à custa do terceiro estado, composto pela burguesia, e plebe sendo no terceiro estado onde se encontravam pessoas mais pobres. Mas como já disse, a França necessitava de reformas; e foi formada a Assembléia dos Estados Gerais, composta por representantes das três ordens (estados) convocados ao Palácio de Versalhes.
Logo nesse amontoado de “classes sociais”, as duas ordens predominantes (ao que se diz respeito poder políticos e financeiros) o clero e a nobreza exigiam que as votações contassem por ordem, ou seja: O Clero (1º Estado = 1ª ordem) = 1 voto; A Nobreza (2º Estado = 2ª ordem) = 1 voto; Plebe (3º Estado = 3ª ordem) = 1 voto.
Como Clero e Nobreza lutavam pelos mesmos e interesses, ficava mais fácil vencer, pois serviam 02 (dois) votos contra 01 (um). Já a Plebe (3º Estado) queria que os votos fossem “por cabeça”, pois os números dos que compunham o 3º Estado era o dobro da quantidade de componentes dos 1º e 2º estados juntos. Como não se chegou a um acordo os membros de 3º estado se retiraram da Assembléia dos Estados Gerais. Em 9 de julho de 1793 ( 4 anos após a Assembléia dos Estados Gerais) o 3º estado se reuniu na chamada Assembléia Nacional Constituinte, e convidam o clero e a nobreza.
Os clérigos e os nobres não gostavam do jeito exaltado dos revolucionários do 3º estado e se sentavam separados na Assembléia, sendo assim, o clero e nobreza sentavam-se na ala direita da Assembléia e o 3º estado à esquerda.
Essas tradições vêem mudando ao longo dos séculos, hoje é fácil encontrar os que são de “esquerda” defendendo alguns pontos dos de “direita” e vice – versa.
Reflita, comente com seus colegas, se hoje essa divisão ideologia é valida ou não. Será que se deve seguir cegamente à esquerda ou à direita? A dúvida leva ao aprendizado.
Publicidade
Deixe um comentário