O PROJETO DE FORMAÇÃO DE LEITOR EM LITERATURA DA PROFª REJANE TRAZ A ESCRITORA SALIZETE FREIRE PARA MINISTRAR A OFICINA INAUGURAL

Por Redação, da Assessoria de Comunicação.

O Projeto de Formação de Leitor em Literatura escrito pela professora Rejane de Souza, que foi selecionado no Edital do BNB Cultural, inicia, nessa sexta-feira, com a oficina inaugural: “O sabor de ler e contar outras histórias”, com a escritora Salizete Freire Soares, que tem vários livros de Literatura Infantil editados e um deles ficou entre os 10 finalistas do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da Literatura Infantil Nacional. Primando sempre pela qualidade de suas ações, há um mês, a professora Rejane, coordenadora do projeto, vem formando uma equipe, envolvendo jovens, professores, blogs e jornais para trabalhar com ela nessa ação de promoção de incentivo à leitura.

Quando se questiona qual o critério utilizado para a seleção, pois como se trata de recursos ganhos por pessoa física, o valor é limitado e, por consequência, o número de participantes também, ela responde naturalmente: um perfil comprometido com o social, com a leitura e a vontade de contribuir para um mundo melhor e, acima de tudo, que seja ético.

Militando no universo da leitura e escrita por profissão e paixão, a professora se sente totalmente à vontade para realizar mais esse desafio e contribuir para cidade onde nasceu. Para disso, ela também já conseguiu envolver vários parceiros ao projeto: A SEEC/RN, Paróquia de Nísia Floresta, Secretaria Municipal de Educação de Nísia, Escola Estadual Nísia Floresta, escola-piloto do projeto.

Desenvolver de forma eficiente as competências leitoras de nossos estudantes, atualmente, tem se tornado um difícil desafio para os educadores, na sociedade do conhecimento, pois hoje há outros meios mais atrativos que o livro impresso, o que faz os educandos se distanciarem das práticas leitoras oferecidas pelos livros de literatura.

As oficinas patrocinadas pelo BNDES – BANCO DO NORDESTE –GOVERNO FEDERAL – serão realizadas de forma lúdica, no sentido de oferecer aos professores participantes diversas estratégias que possam atrair seus alunos, em sala de aula, para o universo mágico da leitura, cita a professora Rejane. A oficina inaugural será realizada sexta-feira – às 13h30 ás 18 h – no Centro Paroquial Isabel Gondim – Nísia Floresta.

Todas as oficinas do projeto serão iniciadas com uma apresentação cultural local, como forma de valorizar esse potencial que existe na região. No evento, de sexta-feira, apresentação cultural ficará sob a responsabilidade do professor Cláudio Marques, com o projeto os Templários, cujo tema será a mitologia grega.

Esse é o primeiro projeto financiado pelo BNB Cultural na região, e a professora deseja que seja o primeiro de muitos, pois o objetivo é também que mais pessoas possam ousar e escrever seus projetos e trazer mais ações sociais no campo da leitura e em outras áreas para essa região, finaliza a professora.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *