PROFA REJANE SOUZA, EM PARCERIA COM DOCENTE DA UVA E EQUIPE DA ESCOLA NÍSIA FLORESTA, REALIZA ATO CULTURAL À FILHA ILUSTRE

Por Redação, do Nísia Digital.

A data de aniversário de nossa escritora, que faria 202 anos, teve ato comemorativo na Escola Estadual Nísia Floresta, neste sábado, dia 13.10.2012. A iniciativa partiu da professora Rejane de Souza junto com a docente de Produção Textual da UVA, que também é técnica da SEEC/RN, Geruza Câmara. A ação foi pensada há uns 15 dias entre as professoras, no espaço da SEEC/RN. Coube a profª Rejane articular com Ana Cristina da Pastoral, a diretora da Escola Estadual Nísia Floresta, Lourdes Moura, e as professoras da citada escola Suely dos Anjos, Samira Sallyane, o Nísia Digital, na pessoa de Agripino Junior, e outros jovens da cidade como Ingrid e Matheus, que se dispuseram a contribuir para a concretização da atividade.

Rejane orientou a realização de um miniprojeto possível de execução que foi realizado pelas professoras Suely e Samira Sallyane junto com os alunos da escola. Uma ação realizada por muitas mãos que aceitaram, com prazer, participar da atividade em homenagem à filha ilustre.

Nessa parceria, a professora Geruza articulou uma aula de campo e trouxe os seus 35 alunos da UVA de Produção Textual do Pólo de Santa Cruz para participar do ato cultural na Escola Estadual Nísia Floresta.

A ação cultural contou com várias atividades: exposição de livros, produção de contos, poesias e desenhos realizados pelos alunos da escola, entrega de panfletos pelos professores, exposição em powerpoint sobre a linha do tempo – (traços biográficos de Nisia Floresta) – Mural temático sobre fragmentos de sua obra e até uma pequena mostra de artesanato local.

Orientados pela professora Geruza, os graduando assistiram à palestra sobre Nísia Floresta proferida pela professora nisiaflorestense, Rejane. Após essa atividade, houve um recital de poesias de escritores brasileiros realizado pelos graduandos. Da escola, o grupo seguiu para uma visita ao Mausoléu da escritora.

As atividades foram mediadas pela profa Rejane que também o levou para um almoço caseiro na estrada do Bonfim e uma rápida visita à Lagoa do Bonfim. “Se não tivesse tido a parceria dessa equipe de pessoas de Nísia Floresta, essa ação, simples, entretanto de grande significado para todos nós, não teria sido possível, por isso, eu e a professora Geruza Câmara, agradecemos o carinho a atenção da acolhida e contribuição dada por cada um que estava presente nessa ação, comenta a professora Rejane de Souza.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *