UM BREVE RELATO SOBRE RAIMUNDO DE FERREIRA COMO PREFEITO DE NÍSIA FLORESTA

Por Cláudio Marques, professor e colunista do Nísia Digital.

Após último post sobre os prefeitos de Nísia Floresta, alguns questionamentos despertaram minha curiosidade referente ao ex-prefeito Raimundo de Ferreira. O mesmo teve somente dois anos de mandato entre 1962 até 1963. Mas por que tão pouco tempo no poder? Raimundo de Ferreira teria renunciado? Foi assassinado (ocorreu com um prefeito, porém não com Raimundo de Ferreira)? No entanto, diante de fontes colhidas oralmente, pode se ter uma ideia do ocorrido.

O senhor Raimundo de Ferreira era uma “pessoa boa, desapegado de seus bens herdados por pais portugueses. Ele tinha como rotina prestar favores ou doar dinheiro ou algo que lhe pedissem”. Como no período não havia o rigor que existe, atualmente, no concerne à prestação de contas de bens públicos. O prefeito Raimundo foi denunciado pelos vereadores por ter contas irregulares, inclusive pelo presidente da Câmara de Vereadores que era o vice-prefeito Wilson de Oliveira.

Segundo o senhor Edivaldo de Oliveira (filho de Wilson de Oliveira), Raimundo de Ferreira passou cerca de onze meses no poder, sofreu denúncias e impeachment. Quem assumiu a Prefeitura foi seu vice-prefeito Wilson de Oliveira, ficando no poder de 1964 até 1967, sendo cinco anos contando um ano de Raimundo de Ferreira, pois foi início da prorrogação de mandato de cinco anos.

O ex-prefeito Raimundo de Ferreira faleceu há dois anos no Rio de Janeiro.

Um agradecimento aos senhores Onaldo e Edivaldo de Oliveira.

Publicidade

Compartilhe

Uma resposta para “UM BREVE RELATO SOBRE RAIMUNDO DE FERREIRA COMO PREFEITO DE NÍSIA FLORESTA”

  1. Cláudia Marques

    Nossa cidade tem muito a contar. É bom saber dessas histórias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *