Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

É notável o trabalho que a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, vem realizando em Nísia Floresta. Com a chegada dos padres José Lenilsonde Morais e Fábio Pinheiro Bezerra, a Paróquia tomou uma postura mais correta frente à sociedade. Trabalhos sociais também podem ser destacados nesta nova administração paroquial. A Escola da Fé, que já existe algum tempo é mais uma iniciativa louvável, que visa esclarecer dúvidas e repassar informações sobre a história e doutrina cristã.

O Pe. Fábio, escreveu ao Nísia Digital explicando o porque da instituição da Escola da Fé em Nísia Floresta:

Em meio a uma sociedade imersa no secularismo, hedonismo, subjetivismo e relativismo e tantos outros “ismos”, numa sociedade em que as pessoas tratam a religião como produto de compra e venda, somos convocados pela Igreja Católica na qual subsite a verdadeira Igreja de Cristo, a darmos razão de nossa fé, buscando fundamentar nossa fé nas fontes basilares da vivência católica: Tradição Apostólica, Sagradas Escrituras e o Magistério.

Hoje vemos várias comunidades paroquiais, terem uma formação denominada escola da Fé, com um único objetivo: O esclarecimento e um melhor conhecimento por parte das pessoas que vivem essa fé cristã Católica. Escola da Fé é uma formação que os membros da comunidade recebem por um determinado período de tempo.

Em nossa Paróquia já vivemos essa experiência desde o ano passado quando abordamos a Doutrina da Igreja nos mais diversos assuntos que dizem respeito a fé católica e assuntos polêmicos a ela relacionados. A adesão a Jesus Cristo sempre foi o primeiro alvo, e pessoa a ser alcançada como fonte de toda formação, pois seguimos a uma pessoa e consequentemente a uma doutrina. De tal modo que o engajamento na vida da Igreja e na pastoral implica numa formação permanente ou continuada na pessoa de Jesus Cristo.

A educação é um processo para a vida inteira. Jovens e adultos que já tenham feito sua iniciação cristã através da catequese precisam continuar aprofundando sua própria fé na comunidade Cristã. Isso acontece quando há uma intensa participação na vida de comunidade: celebrações dominicais e outras.

É preciso tomar consciência da necessidade de uma formação permanente que nos dê condições de dar respostas às situações com as quais nos defrontamos. Já dizia um padre do patriarcado de Lisboa, Padre Paulo Malícia: “Se não houver cristãos adultos na fé, somos uma Igreja para o número. Somos só um número. E só há transmissão da fé se houver cristãos adultos na fé”.

São Pedro preocupado ainda em darmos razão de nossa fé, disse:“Reconhecei de coração o Cristo como Senhor, estando sempre prontos a dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pede a você” (1 Pd 3, 15).

Desejo a todos que sejam fiéis a Jesus por Maria, amando a Igreja, a fiel continuadora da missão de Cristo no mundo.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *