CAVALEIROS DO TEMPLO: APENAS HOMENS (PARTE 2)

Por Cláudio Marques, colunistra do Nísia Digital.

Eram características de um Cavaleiro Templário: Seus dormitórios deveriam estar iluminados durante toda a noite; dormiam vestidos com camisa, calções, cintos e sapatos – para estar de prontidão para qualquer eventualidade eminente; conservar os cabelos curtos e não fazer a barba – todos usavam barba; não havia variação de vestuário, ao que se diz respeito a cor e qualidade de tecidos; seus sapatos não podia ser com bico fino ou do cadarços; comiam em silêncio; comiam carne apenas três vezes por semana; jejuar às sextas-feiras e entre a festa de “Todos os Santos (1º de novembro) e a Páscoa consumir uma quantidade mínima de alimentos”; um décimo de sua comida e sobras eram doadas aos pobres; falar pouco e em tom baixo; não explicitavam suas glórias ou façanhas passadas ou presente; não podiam sair sem a permissão de seus superiores e só podiam sair em pares com seus irmãos de ordem; eram proibido de recuar diante do inimigo ao menos que fossem superado em um número de um para quatro, ou com ordens superiores.

Nos primeiros nove anos em Jerusalém e não se sabe ao certo por que, acredita-se que os Cavaleiros do Templo, iniciam escavações rudimentares por baixo do seu quartel general o então Templo de Salomão. Em 1128 os Templários voltam a Europa, conseguem o apoio incondicional do Papa, e a partir desse é que a Ordem dos Cavaleiros do Templo ascendem em seu poder. Recrutam vários dispostos a se juntarem a sua Ordem, sempre buscando famílias influentes de toda a Europa.

Suas vitoriosas campanhas fizeram os Templários conquistar aliados que lhes doavam terras, castelos e em um período feudal onde a terra era símbolo e gerava poder e riqueza ao senhor feudal, os Templários agora gozavam de prestígio, poder e fortuna, comportamento contrário a uma ordem religiosa que em sua criação tem o preceito da pobreza.

Em 1150 a Ordem Templária ficara tão poderosa que eles tinham um poderoso exército no oriente e um incrível grupo de apoio no ocidente. Criaram um sistema bancário que possibilitava ao peregrino realizar toda a sua viajem sem se preocupar em perder seu dinheiro uma vez que carregava consigo uma espécie de “carta de crédito” o que talvez tenha precedeu o nosso atual cheque bancário. Além do empréstimos frequentemente feitos até mesmos a reis, quem em sua história é o que levaria a sua aniquilação total.

Embora todas as evidências atribuam o sucesso repentino dos Templários a sua organização, política, econômica e de combate, alguns historiadores e dogmáticos acreditam na possibilidade que os que Os Templários tinham toda uma mística que os possibilitava serem tão poderosos. Assim temos a hipótese de que “Os Pobres Soldados de Jesus Cristo e do Templo de Salomão” teriam encontra em escavações sob o que se acreditava ser o Templo de Salomão uma relíquia que os deu poderes sobrenaturais ou que essa relíquia poderia mudar toda a história da humanidade e abalar o cristianismo.

Possibilidades das Relíquias

A cabeça de Jesus Cristo – seria a comprovação de que Jesus Cristo o fundador do cristianismo não teria ressuscitado; a Arca da Aliança – guardada pelo Rei Salomão, onde estão os dez mandamentos judaicos; a Lança do Destino – lança que teria perfurado o coração de Jesus Cristo; o Santo Sudário – Sudário de Turim, tecido em linho branco no qual envolveram o corpo de Jesus Cristo; o Santo Graal – cálice que Jesus usou na última ceia; a linhagem de Jesus Cristo – a comprovação da união de Jesus e Maria Madalena e seus descendentes. E todos esses artefatos seriam responsáveis pelo poder, riqueza e sucesso dos Cavaleiros Templários.

O fato é que os Templários mudaram o propósito de sua fundação e se não fosse a sua engenhosidade em forjar um grupo qualificado de guerreiros e administradores com persuasão e competência talvez esses cavaleiros não teriam alcançado o seu sucesso.

Seu declínio deu-se (pelo menos) ao que constam em registros de seu julgamento por sodomia, adoração ao diabo, homossexualidade, entre outras acusações. Porém é bom notar que a sustentação de acusações partiu prioritariamente do Rei Felipe IV da França que por ocasião era grande devedor de empréstimos feitos a Ordem dos Templários e maior beneficiado com o fim dos cavaleiros.

Por fim os Cavaleiros Templários eram apenas monges que a principio lutavam a favor de Igreja, enriqueceram e tornaram-se poderosos, sendo perseguidos por oferecer – no final de sua história – risco aos interesses de monarcas ambiciosos. Enquanto sobre o suposto poder sobrenatural, que acredita-se que eles possuíam existisse realmente, se uma relíquia extraordinária com poderes místicos que possibilitassem aos Cavaleiros do Templo poder e glória, por que então eles haveriam de terem sido dizimados? Os Templários foram sim a Ordem medieval mais poderosa e inovadora, mas eram simplesmente os Cavaleiros do Templo do Rei Salomão.

Publicidade

Compartilhe

Uma resposta para “CAVALEIROS DO TEMPLO: APENAS HOMENS (PARTE 2)”

  1. Muito bom o artigo do jovem escritor Cláudio Marques. De fato sobre os Templários pairam muitas lendas e “estórias”, mas na verdade tal Ordem não era nada mais nada menos que uma Congregação bem estruturada ao estilo medieval, onde na concepção geral das religiões era permitido até mesmo matar em nome de Deus. Foi uma época da qual não fizemos parte, e a qual só podemos pesquisar (como fez o escritor).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *