Princípio de rebelião no presídio de Alcaçuz deixa três feridos

O presídio de Alcaçuz, situado no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, entrou em momento de tensão por volta de 12h30 desta sexta-feira(9), após um princípio de rebelião no pavilhão número 4, onde foram feridos três detentos. De acordo com a Polícia Militar, a origem da agitação, assim descrita, aconteceu após disparos de autoria ainda que será investigada.

Os feridos foram identificados como Francisco Jackson de Oliveira, que foi atingido por uma bala, Rafael Henrique Ribeiro e Josenildo Santos, que sofreram ferimentos através de estilhaços da munição.

De acordo com o novo diretor do presídio, o coronel Clodoaldo Carneiro de Souza, que assumiu a administração de Alcacuz há 2 dias, os presos afirmaram que cerca de 4 disparos partiram de um dos sentinelas, da parte externa para a interna, o que gerou uma revolta, ao contrário de uma rebelião, como havia sido informado anteriormente.

Os sentinelas das guaritas 4 e 8, apontados como suspeitos, tiveram as suas armas apreendidas para serem analisadas pela perícia.

Na acão, foram encaminhados o Grupo Tático de Operações (GTO), além do SAMU e o helicóptero da Polícia Militar foram encaminhados para o local e os policiais conseguiram normalizar o período de agitação dos presos. Ainda assim, os presos exigiram a presença do novo diretor, onde usaram o momento oportuno para solicitarem algumas melhorias, como visita de familiares, comida e condições humanas.

Durante a negociação, curiosos e profissionais da imprensa presenciaram o carro do ITEP, veículo que poderia estar no local para remoção de um possível corpo. Mas, segundo o diretor do presídio, a presença do ITEP é um procedimento de praxe, quando existe um tumulto seguido de ferimentos.

Os feridos que foram encaminhados para o hospital Walfredo Gurgel, Francisco Jasckson de Oliveira é o único que se encontra em estado grave.

A polícia abrirá um inquérito para apurar o(s) responsável(s) pela ocorrência.


Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Compartilhe