Normalizada operação do sistema da adutora Monsenhor Epedito

Por Redação

Diário de Natal

Conforme havia previsto, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu a instalação do equipamento que bombeia água na Estação Elevatória EB-1, na lagoa do Bonfim, no município de Nísia Floresta, no final da manhã desta terça-feira (9). A previsão é que nas próximas 24 horas, todas localidades atendidas pela adutora Monsenhor Expedito estejam recebendo água normalmente.

A Elevatória é responsável por 20% da água fornecida pela adutora Monsenhor Expedito, às 23 localidades da região Agreste do Estado. Com a paralisação de uma Estação, o fornecimento de água foi reduzido de 1.100 para 880 metros cúbicos por hora, durante o fim de semana, mas a produção já voltou ao normal.

Com 330.727,30 metros de extensão, a adutora Monsenhor Expedito abastece 162 mil habitantes residentes nas 23 cidades e mais de 30 comunidades rurais. São elas: Monte Alegre, Lagoa de Pedra, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D’anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Elói de Souza, Bom Jesus, Tangará, Santa Cruz, Ielmo Marinho, São Pedro do Potengi, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Rui Barbosa, Sítio Novo, São Tomé, Barcelona e Lajes Pintadas.

Ao todo, são 45 chafarizes instalados nas comunidades rurais, administrados pelas lideranças comunitárias, que acompanham e controlam a distribuição da água à população.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *