Por Redação
Diário de Natal
As obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Pium, em Cotovelo e Pirangi, serão reiniciadas em janeiro. O projeto visa atender uma população de 44 mil pessoas, naquela área do litoral Sul, uma das atrações turísticas do Estado. As obras estão sendo realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e é estimada em R$ 20 milhões, recursos do Governo do Estado, Prodetour e Ministério do Turismo. O benefício deve ser concluído em 12 meses.
A obra esteve paralisada desde dezembro de 2007, em virtude de uma decisão judicial, que acatou pedido da Promotoria do Meio Ambiente, solicitando esclarecimentos sobre o tratamento e o destino final dos esgotos coletados. Em Audiência de Instrução e Julgamento, realizada na última segunda-feira (14), na Comarca de Nísia Floresta, a Caern foi autorizada a iniciar a construção da Estação de Tratamento de esgotos, de acordo com o novo projeto apresentado à Justiça. A Companhia se comprometeu em cumprir, até 15 de dezembro de 2010, todas as recomendações estabelecidas pela Justiça visando a preservação do meio ambiente.
O Sistema de Esgotamento sanitário de Pium, Cotovelo e Pirangi terá 72 quilômetros de rede coletora, dos quais 37 quilômetros já foram assentados, 13 quilômetros de emissários de recalque (já implantados 3 quilômetros), sete estações elevatórias, que vão proporcionar condições para a execução de 6.600 ligações domiciliares, além da estação de tratamento, composta por unidades de coagulação, floculação e flotação, casa de química , desidratação de lodo através de leitor de secagem, edifício de cloração e câmara de contato.
Deixe um comentário