Diário de Natal
Precisando vencer o Guarani em Campinas, o ABC perdeu por 1 a 0 e agora está em situação ainda mais delicada na Série B. Nos próximos seis jogos, o time potiguar, segundo os matemáticos, terá que vencer cinco para seguir na segundona. O insucesso manteve os natalenses na vice-lanterna, com 31 pontos, a cinco da primeira equipe que hoje não cairia, o rival América, que tem 36. Essa foi a quinta derrota seguida do alvinegro. O gol da vitória paulista foi marcado por Ricardo Xavier. Na próxima rodada o ABC terá pela frente o Paraná. O jogo será sábado, no Frasqueirão.
Com uma proposta de marcar forte e sair sobretudo pelas laterais, o ABC fez um primeiro tempo equilibrado com o Guarani. Povoando bem o meio-campo, os comandados de Flávio Lopes neutralizaram os principais homens de ligação e criação do adversário e dificultaram muito as jogadas ofensivas. Nos contragolpes, principalmente com Bosco pela direita, o time potiguar ainda chegou com perigo em alguns momentos.
Com o jogo truncado no meio-campo, a opção foi chutar de longa e média distância. E foi assim que as duas equipes criaram suas melhores jogadas de gol nos primeiros 45 minutos. O time da casa levou perigo com Glauber, Fabinho e Ricardo Xavier, já o ABC assustou Douglas com arremates de Bosco e Tucho. Em todos os lances citados, as bolas pararam nas mãos dos goleiros ou passaram muito próximas as traves.
Na volta do intervalo, disposto a mudar o panorama do jogo, o técnica Vadão sacou o volante Glauber e pôs o meia Caique. Ainda mais ofensivo, o GUarani veio para cima e contou com um ABC ainda mais retráido e ao contrário do primeiro tempo sem oferecer perigo nos contragolpes. Aos 13 minutos, veio a primeira chance bugrina, quando Fabinho entregou para Ricardo Xavier, livre, se enrolar e bater fraco para a intervenção de Tiago Cardoso.
Aos 18 minutos, o ABC, num lampejo na segunda etapa, teve a chance de marcar, mas depois do cruzamento de Tucho, Júnior Negão ficou em dúvida se chutava ou cabeceava e acvabou metendo a mão na bola, sendo apenado com cartão amarelo. O castigo veio a galope. Um minuto depois, Caique cruzou milimetricamente da intermediária na cabeça de Ricardo Xavier, a zaga ficou só olhando e o artilheiro paulista, que não marcava desde 2 de outubro, só tirou Tiago da jogada para abrir a contagem.
Logo após o gol, Lopes mexeu na equipe, tirando Gaúcho, Tucho e Júnior Negão para as entradas de Zé Eduardo, Gabriel e Selmir, largando o 3-6-1 e partindo para o 4-3-3. Mais ofensivo e com Zé Eduardo chegando mais no ataque, o ABC começou a assustar e aos 30 minutos Alexandre Oliveira quase marcou, mas o chute passou rente a trave. Sentino a crescida de prosução natalense, o técnico Vadão mexeu e tirou o atacante Ricardo Xavier para a entrada do volante e ex-americano Luciano Santos.
Aos 34 minutos, o ABC teve sua melhor chance no jogo. Depois de um escanteio da direita, Selmir cabeceou e Douglas defendeu espetacularmente. No rebote, a bola ficou viva e a zaga do Guarani aliviou. Depois daí, o time paulista administrou o jogo e tocou a bola para garantir os três pontos e afundar os potiguares na lanterna da competição.
Deixe um comentário