Com apoio do Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar – BPChoque realizaram a prisão de homem e a apreensão de um adolescente no final da noite desta quinta-feira (7), no distrito de Pium, na cidade de Nísia Floresta.
Imagem: Cedida
José Giovanni Lima Marques, de 23 anos, e um adolescentes de 17 anos, foram detidos pela PM quando estavam sob posse de duas pistolas calibre .380 e um revólver calibre .38 (ambos municiados), além de uma balança de precisão, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul, em Natal.
A primeira audiência criminal realizada através de videoconferência no Rio Grande do Norte aconteceu nesta quarta-feira (6 de abril) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, situada na cidade de Nísia Floresta e a maior do Estado. Na oportunidade, 25 detentos prestaram depoimento à justiça.
Foto: Divulgação/Sejuc
O titular da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa informa que “A Sejuc está agindo com seus parceiros para viabilizar essa tecnologia. As primeiras audiências criminais por videoconferência foram um sucesso. Faremos em outras unidades até que seja comum esse procedimento. A medida inédita no Estado representa mais economia para a Sejuc e para o Estado do RN, e mais segurança para o Judiciário e para a sociedade como um todo”.
A economia de tempo e de dinheiro se dá pela redução do número de agentes mobilizados para manter a segurança nos fóruns, combustível e manutenção dos veículos usados no transporte dos internos. A nova tecnologia pode representar, ainda, mais agilidade nos processos, já que muitas vezes as audiências presenciais não se realizam por motivo de segurança.
As videoconferências no sistema prisional também serão realizadas em outras unidades como o Complexo Penitenciário João Chaves, a Cadeia Pública de Natal, ambos na Zona Norte da capital e na Penitenciária Estadual de Parnamirim.
Os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Nísia Floresta se reuniram na noite desta quarta-feira (6), na audiência ordinária desta semana da Casa Legislativa, realizada no Palácio Almir da Silva Leite.
A seguir, veja os requerimentos apresentados pelos parlamentares:
Proposituras do vereador Daniel Marinho (PSDB)
– Realização de um mutirão de limpeza de ruas e terrenos baldios na praia de Búzios;
– Realização de um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti na praia de Búzios;
– Instalação de quebra-molas em frente ao condomínio Sol de Búzios, na RN-063.
Foto: Erik Procópio
Requerimentos propostos pela vereadora Polyana Dias (PSDB)
– Construção de faixa de pedestre e lombada próximo à estação Papary, na RN-063;
– Construção de faixa de pedestre e lombada no Conjunto Clóvis de Carvalho – próximo à Farmácia Básica de Saúde, entre os Bancos do Brasil e Bradesco.
Informe Publicitário
Esta postagem trata-se de um informe publicitário, sendo o seu conteúdo de responsabilidade do anunciante.
Jucivaldo da Silva, conhecido como Valtinho, foi encontrado no fim da tarde desta terça-feira (5), na cidade de Assu – distante cerca de 220 quilômetros do município de Nísia Floresta, onde o mesmo residia.
A família do homem ainda não repassou detalhes de como conseguiu contato com Jucivaldo, que estaria passando por problemas psicológicos.
A questão do acúmulo de lixo em diversos locais da praia de Búzios, situada em Nísia Floresta, motivou moradores a refletirem e se mobilizaram acerca do perigo eminente da proliferação de diversos tipos de doenças, entre elas as transmitidas pelo aedes aegypti.
Constada a situação alarmante, um grupo de populares viu a necessidade de buscar disseminar a cultura do correto descarte do lixo, bem como em realizar mutirões de limpeza ao longo de diversos pontos da localidade.
Foto: Cedida
Buscando parceiros no ramo privado, em Natal, o grupo conseguiu adquirir 35 manilhas, que foram colocadas em locais estratégicos, junto a ação de coleta de lixo, realizada ao longo do último fim de semana.
A organização das ações foi realizada através de um grupo no aplicativo WhatsApp, denominado “Dengue, na minha praia não!”, administrado pela educadora Rose Delgado – uma das voluntárias envolvidas.
Devido grande número de lixo encontrado durante a primeira atividade de limpeza, o grupo deve seguir com os mutirões por tempo indeterminado.
Foto: Cedida
Os organizadores esperam contar com um número cada vez maior de pessoas.
A família de Jucivaldo da Silva, morador da cidade de Nísia Floresta, está a sua procura desde a manhã segunda-feira (4), quando o mesmo afirmou que estava indo ao município do Natal, para casa de uma amiga.
Foto: Cedida
Familiares não estão conseguindo entrar em contato com Valtinho – como é conhecido – nem muitos menos encontrá-lo. Eles também informaram que recentemente o homem tem passado por problemas ligados à depressão.
Na óptica em que Jucivaldo trabalha, no município de Parnamirim, ele também não foi visto nesse período em que está sendo tido como desaparecido.
A autoridade policial já foi acionada pela família. Qualquer informação sobre o caso deve ser repassada pelo 190.
Uma nova fuga na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, situada na cidade de Nísia Floresta, foi evitada devido as chuvas que caíram na região, ao longo deste fim de semana. O solo ficou encharcado e uma escavação – até então desconhecida – feita por detentos, a partir do Pavilhão 4, acabou cedendo e desmoronando.
Escavação desmorona em Alcaçuz. (Foto: Reprodução/G1-RN)
Com apoio do Grupo de Operações Especiais, uma contagem está sendo realizada na manhã desta segunda-feira (4), mas, até o momento, não existem informações sobre soterramento de presos.
A direção da maior unidade prisional do Rio Grande do Norte informou que ainda não há informações da escavação – que seguia em direção aos muros – ser antiga ou recente.
Nesta sexta-feira (1), durante a reunião da equipe do Núcleo de apoio à Saúde da Família – NASF do município de Nísia Floresta, realizada no Centro de Saúde, a nutricionista Ana Maria de Morais se despediu da equipe de trabalho. A profissional aceitou o convite para assumir o posto de secretária municipal de saúde da cidade de Passagem, sua terra natal.
A profissional teve vários momentos de despedida, ao longo da semana. (Foto: Cedida)
Ana Maria chegou a cidade de Nísia Floresta em julho de 2010, acompanhando e colaborando para com o trabalho de seu irmão, o Padre José Lenilson de Morais – então administrador paroquial, quando ainda era estudante e tornando-se voluntária na Secretaria Paroquial.
Já em 20011, ao lado da também nutricionista Joana Jacielle, Ana teve papel importante na capacitação das merendeiras e na reorganização do cardápio escolar na cidade, por meio do Plano Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Após compor o NASF, a carismática nutricionista foi peça fundamental dentro das equipes de acompanhamento de grupos de hipertensos, diabéticos, idosos e gestantes, além de dependentes químicos em recuperação e pessoas com distúrbios mentais.
Ética e dedicação definem a nutricionista. (Foto: Cedida)
Além dos atendimentos no Centro de Saúde e em domicílios de diversos setores de Nísia Floresta, Ana Maria, junto ao enfermeiro Ivamar Nascimento, promoveram ações dentro do projeto da Semana Nacional do Trânsito, mobilizando escolas e comunidade em geral.
A profissional também foi co-idealizadora da “Ação Mais Saúde” – promovida igreja católica, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ideia abraçada pelos padres José Lenilson e Fábio Pinheiro, quando estiveram à frente da paróquia local – e da “Mostra Gastronômica” – realizada dentro das festividades da padroeira do município, já no pastoreio do atual pároco, o Pe. Ajosenildo Nunes.
No blog Nísia Digital, Ana Maria escreveu uma coluna – dando diversas dicas de como ter uma melhor qualidade de vida, através da boa alimentação – intitulada “Nutrição e Saúde”. Ela também participou de vários programas da rádio comunitária FM Executivo 87,9.
Em rede social, a nutricionista deixou uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que foram importantes durante os trabalhos desenvolvimentos em solo nisiaflorestense.
O Governo do Estado faz hoje (02) a convocação de 993 professores e especialistas em educação aprovados em concurso público realizado em 10 de janeiro deste ano. O decreto assinado pelo governador Robinson Faria está publicado na edição deste sábado do Diário Oficial.
Os convocados foram selecionados no concurso que teve início no mês de novembro de 2015, quando foi publicado o edital com 1.400 vagas, sendo 1.226 das vagas para professor de diversas áreas e 174 para suporte pedagógico. As provas foram realizadas, simultaneamente, no dia 10 de janeiro de 2016, em 16 municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.
A jornada de trabalho dos aprovados será de 30 horas semanais e o salário é de R$ 2.013,39 para as seguintes funções: Suporte Pedagógico e professor de Arte; Arte – Música; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; LIBRAS – intérprete/tradutor; LIBRAS – professor; Pedagogia – Educação Especial; Química; Ensino Religioso; e Sociologia.
O governador Robinson Faria afirma que a convocação é resultado de um grande esforço da administração estadual para melhorar a educação. “O momento é de dificuldades, todos sabemos, mas o nosso Governo vem trabalhando com determinação e agilidade para atender as necessidades da população. Realizamos este concurso que vai suprir as vagas na rede estadual e melhorar a qualidade do ensino”, destacou o chefe do executivo.
INSPEÇÃO MÉDICA ADMISSIONAL
Os convocados devem procurar a Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial, situada na sede da EMATER/RN, Centro Administrativo do Estado- BR 101, Km 0, Lagoa Nova –CEP: 59064-901- Natal/RN, para agendar atendimento através do telefone (84) 3232-1056 no horário de 8h às 12h.
A documentação para a contratação consta da publicação no Diário Oficial deste sábado e deve ser entregue nas Dired’s para as quais os aprovados se inscreveram.
O Campeonato Potiguar Sub-17 deste ano terá um representante da cidade de Nísia Floresta. Alanderson Dantas, de 17 anos, é um dos goleiros que compõem o elenco do América de Natal que vai disputar a competição promovida pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
Alanderson na final em Nísia. (Foto: Lenivaldo Bruno)
“A expectativa é a melhor. Quero mostrar o meu melhor, junto aos meus companheiros e fazer um belo campeonato, para que lá na frente, se Deus quiser, o título venha”, disse Alanderson ao Nísia Digital.
O jovem nisiaflorestense disputou o Campeonato de Futebol Amador de Nísia Floresta no passado, sendo vice-campeão pela equipe do Vila Nova – do bairro do Porto.
O estadual de futebol da categoria ainda tem as equipes do ABC, Clube Atlético Potengi, Globo, Palmeira, Riachuelo e Santa Cruz na disputa e começa neste sábado (2). Todos os jogos acontecem no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal.
Elenco alvirrubro para o torneio. (Foto: Divulgação/América de Natal)
Muitos atletas dessa faixa etária, que disputaram a competição em 2015, subiram às equipes principais ou foram negociados com outros clubes.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, lotada no município de Nísia Floresta, realizou a prisão de um jovem na madrugada deste sábado (2 de abril), na comunidade do Alto Monte Hermínio.
Imagem: Divulgação/Polícia Militar
Após receberem denúncia sobre um veículo que estaria com o som acime dos limites previstos, os policiais chegaram até Daniel Wagner Ferreira Teixeira Dias, de 19 anos. Ao averiguar o carro do mesmo, encontraram um revólver calibre .38, municiado.
Antes de ser encaminhado à uma delegacia de plantão, em Natal, o jovem teria dito aos policiais que a arma servia protegê-lo da criminalidade.
Em virtude do pleito eleitoral de outubro próximo, onde serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, houve mudanças nos nomes dos titulares de algumas secretarias da Prefeitura de Nísia Floresta. As exonerações e nomeações foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.
Na Secretaria Municipal de Administração, Ricardo Marinho – pai do pré-candidato a prefeito Daniel Marinho, deixou o posto de secretário. Em seu lugar, entrou Cássia Gurgel Marinho – esposa de Ricardo e mãe de Daniel.
Foto: Agripino Junior
O ex-vereador e ex-presidente da colônia de pescadores da cidade, Anadelson Gadelha foi removido do cargo de secretário municipal de desenvolvimento rural, tendo como substituto o seu filho Athos Aramys de Freitas.
Outra troca importante ocorreu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. O advogado e ex-vereador Eugênio Gondim Filho – pré-candidato a vice-prefeito – deixou a titularidade da pasta para sua irmã, a também advogada Delvira Gondim.
A mais recente mudança foi a exoneração de Márcio Santos da Secretaria de Esporte e Lazer. Nesse caso, ainda não foi definido um novo nome para ocupar o cargo de secretário.
Ao que tudo indica, boa parte dos exonerados – que, até o momento, foram substituídos por familiares – devem concorrer nas eleições deste ano e deixam os cargos comissionados nesse período para cumprir prazo previsto em lei.
RELIGIÃO – Nesse mês de abril a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, vai realizar a Primeira Eucaristia para cerca de 150 crianças de várias comunidades da cidade. Parabenizo aqui o trabalho do casal Luciano e Renata Barão, pelas ações eficazes da Pastoral da Catequese. Mais detalhes estão disponíveis no Blog da Paróquia.
FESTA – Em virtude do que houve ano passado em Nísia Floresta e esse ano em Goianinha, já surgiram aqueles que acreditam que a Festa do Balão não vai acontecer em 2016. Vale lembrar que durante a mensagem ao Poder Legislativo, a prefeita Camila Ferreira disse que fará o máximo para que o evento aconteça neste ano, mesmo em meio as dificuldades financeiras. Esse tipo de evento é custeado com recursos próprios, um dos motivos pelo qual o Ministério Público tem recomendado que os gestores municipais optem por não realizá-los.
CIDADANIA – A equipe da Biblioteca Comunitária Dona Mariinha retorna as suas atividades normais este mês. E reinaugura com novidades na prestação de serviço cidadão, entre elas, o oferecimento de oficinas de redação para jovens e interessados, além de disponibilizar espaço para pesquisa e estudo para estudantes de ensino fundamental e médio com rico material didático, dicionários e gramáticas atualizadas entre outros temas. Em breve detalhes sobre a programação.
POLÍTICA – Mudança na Secretaria Municipal de Nísia Floresta: Alberto Alexandre deixa de ser coordenador para se tornar secretário adjunto de Cultura e Turismo. Isso se deu em virtude da exoneração de “Ana de Evandro” do cargo agora assumido pelo comunicador. Ana pode concorrer à uma cadeira na Câmara Municipal.
Após dois empates na primeira rodada, as equipes que participam do grupo de Nísia Floresta da Copa Talismã 2016 voltam a campo neste fim de semana, para seu segundo compromisso na competição.
Imagem: Divulgação
No sábado (2), o Comercial/Mazapas enfrenta o São Paulo/Laranjeiras dos Cosmes, a partir das 15h30. No mesmo horário, já no domingo (3), jogam Cruzeiro de Campo/Campo de Santana e Santa Cruz/Georgino Avelino. Ambas partidas acontecem no Estádio Professor Jorge Romano, no Alto Monte Hermínio.
Todos os quatro clubes da chave têm 2 pontos ganhos, estando Comercial e Cruzeiro a frente por terem marcados 1 gol a mais que São Paulo e Santa Cruz.
Estão oficialmente cancelados os shows musicais que fazem parte da programação social da festa de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade de Goianinha. No últimos anos, muitas pessoas tem procurado o evento em virtude das grandes atrações regionais e nacionais que ali se apresentavam.
Foto: Reprodução/VNT Online
A decisão partiu da Prefeitura Municipal em acatar uma recomendação do Ministério Público local, que apresentou documento questionando, sobretudo, os cerca de R$ 300 mil que seriam investidos na apresentação dos artistas.
O MP considerou que, devido a situação econômica do Brasil, não seria indicado o alto gasto com as atrações, justificando que isso iria de encontro aos princípios constitucionais da moralidade, legalidade e eficiência administrativa.
Em nota, a gestão municipal afirmou que optou por atender a recomendação, mas que a programação religiosa dos festejos segue sem nenhuma alteração.