O Centro Universitário Facex – UNIFACEX planeja a construção de um polo no município de Nísia Floresta. Após a articulação junto ao prefeito Daniel Marinho, um projeto de lei para doação do terreno – localizado às margens da RN-063, nas proximidades da linha férrea – chegou nesta quarta-feira (19) à Câmara Municipal.
Imagem: Divulgação
A instalação do polo deve proporcionar oferta significativa de emprego para os nisiaflorestenses e moradores da região. Além disso, isso resultaria em facilidades logísticas para estudantes e aqueles que pretendem cursar o ensino superior e moram em Nísia Florestas e cidades circunvizinhas,já que o deslocamento seria menor em relação à Natal.
Desejo de anos do professor e empresário José Maria Figueiredo (Chanceler da UNIFACX) e de sua esposa Valéria Aquino (Secretária Municipal de Educação), a construção do polo está mais próximo de se tornar realidade, já que conta com o apoio da gestão municipal. O próximo passo é a aprovação do Poder Legislativo.
Na sessão de ontem (19) na “Casa do Povo”, o projeto – que visa a doação do terreno por parte do Poder Executivo – foi inicialmente apreciado e comentado pelos parlamentares. A votação deve acontecer na próxima quarta-feira (26), devido um pedido de vista dos vereadores Eugênio Gondim (PSD) e Luiz Henrique (PMDB). Antes da votação final, os legisladores podem ainda apresentar emendas.
A Prefeitura de Nísia Floresta através da Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta terça-feira (18), uma ação em tributo ao Dia Nacional do Livro Infantil, que foi criado em homenagem ao grande escritor Monteiro Lobato.
Foto: Cedida
O evento faz parte da política pública de incentivo ao livro e à leitura que a secretária Valéria Aquino visa promover na região, tendo em vista desenvolver a competência leitora do cidadão de forma significativa.
Foto: Cedida
A homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) foi realizada através de diversas ações leitoras. A equipe da SME realizou a ação no espaço onde se encontrada instalada a Casa das Palavras e o patrimônio cultural da cidade: o Baobá. A atividade contou com a presença de alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Dolores.
O Governo do Rio Grande do Norte continua pagando com atraso os servidores ativos, aposentados e pensionistas. Nesta sexta-feira (21), será creditado parte dos salários – referente ao mês de março – daqueles que recebem mais de R$ 4 mil. Os 22.131 que ganham nessa faixa vão receber uma parcela de 4 mil reais.
A Secretaria de Planejamento informou que não nenhuma previsão para pagar o restante do vencimento desse grupo de servidores.
A realidade de atraso nos pagamentos se estende há muito tempo e tem dificultado o equilíbrio das finanças da população que serve e serviu ao Estado.
Uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Decap) prendeu Luan Carlos da Silva Santos, 26 anos, na manhã desta terça-feira (18). No momento da ação policial, o mesmo estava na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim.
Foto: Divulgação/Polícia Civil
De acordo com a Polícia Civil, havia um mandado de prisão expedido pela Vara Única da Comarca de Nísia Floresta, em desfavor de Luan.
Os policiais conseguiram localizar o foragido após ter recebido informações que chegaram ao Disque Denúncia 181.
Iniciada no domingo (16), a edição deste ano da festa de Nossa Senhora dos Prazeres – padroeira da cidade de Goianinha – teve sua programação social divulgada. O evento será gratuito e com nova estrutura, além de camarote privado.
Neste ano, o espaço gratuito será protegido e o acesso se dará após o uso de detector de metais. O local terá monitoramento por meio de câmeras e disponibilizará cerca de 5 banheiros químicos.
A seguir, confira as atrações musicais da programação social:
21/04 – Sexta-feira
Mano Walter
Rainhas da Balada
Swinguetto
22/04 – Sábado
Pedrinho Pegação
Babado Novo
Gianinne Alencar
23/04 – Domingo
Peruano e Cavaleiros do Forró
Magníficos
Iggor Dantas
O evento é realizado paralelamente à festa religiosa, mas não é de responsabilidade da paróquia – que tem sua própria programação sociocultural, sempre após a novena.
As tarifas para o consumo de energia elétrica dos norte-rio-grandenses terão um reajuste de 3,08% a partir do dia 22 de abril. O aumento – proposto Companhia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern) – foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (18).
Para o uso residencial – tido pela distribuidora como de baixa de tensão – o aumento será de 3,08%, enquanto o de alta tensão – utilizado principalmente pelas indústrias – a tarifa sobe 4,07%.
Em 167 municípios potiguares, a Cosern atende mais de 1,3 milhão de clientes, sendo 86% deles residenciais.
Da Redação / Do Nísia Digital
Com informações do Portal G1.
Elis Mayara Carvalho – Miss São José de Mipibu 2016 – já está pronta para passar a coroa à próxima representante da cidade no Miss Rio Grande do Norte 2017. A nova miss será escolhida em evento que acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, no Centro Pastoral e Social Monsenhor Antônio Barros – localizado no Centro da cidade.
Imagem: Divulgação
Além de representar a mulher mipibuenses no Miss RN, a vencedora desta edição irá receber diversas premiações que estão sendo articuladas com várias empresas existentes na cidade.
A realização desse concurso de beleza e comportamento tem o apoio da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu.
A população da cidade de Nísia Floresta está convocada a participar ativamente do início dos trabalhos da elaboração do Plano Plurianual. A primeira etapa acontece nesta terça-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 13h às 17h.
Imagem: Divulgação
A Prefeitura Municipal aproveitará o momento para alertar os cidadãos sobre a importância de participarem também da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Um outro momento para tratar do PPA está marcado para quarta-feira (19), no clube de idosos do bairro da Campo de Santana.
O Plano Plurianual (PPA) é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
A Celebração da Paixão de Jesus Cristo foi realizada na tarde desta sexta-feira (14 de abril), na igreja matriz e nas capelas pertencentes à Paróquia de Nossa Senhora do Ó. No Centro, o momento foi acompanhado por centenas de católicos, que após participar do momento no templo, caminharam pelas ruas demonstrando sua fé e devoção.
A seguir, confira os registros fotográficos captados pela fotógrafa Kássia Maria, especialmente para o blog Nísia Digital:
Polícia Militar prendeu, nesta sexta-feira (14), um dos presos que escaparam da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta, no dia 14 de janeiro deste ano, durante rebelião que deixou pelo menos 26 mortos. Bonfim Tarcísio da Silva foi localizado em uma residência, na rua São José, no bairro Belo Horizonte, em Mossoró.
Foto: Divulgação/Polícia Militar
O major Maximiliano Fernandes, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, informou ao G1 que, no momento da abordagem, Bonfim Tarcísio estava de posse de uma espingarda calibre 12, com quatro munições, e um revólver calibre 38, com mais três munições.
Além disso, o foragido de Alcaçuz também usava um identidade falsa com fotografia dele, mas nome de outra pessoa. Bonfim, que já respondia por tráfico de drogas e roubo, foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil para ser autuado pelo flagrante das armas e documento falso.
A fuga do dia 14 de janeiro deste pelo menos 54 fugitivos, de acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte. A unidade foi palco de uma rebelião que deixou 26 detentos mortos. Inicialmente, a informação divulgada pela Sejuc era de 56 foragidos – a lista não contava com dois foragidos recapturados na Paraíba. Outros dois foram recapturados posteriormente e retirados da lista.
No final da tarde quinta-feira (13), a Paróquia de Nossa Senhora do Ó deu início ao Tríduo Pascal na igreja matriz de Nísia Floresta, com a realização da missa da Ceia do Senhor – também conhecida como “Missa de Lava-pés”. O momento foi presidido pelo Padre Ajosenildo Nunes – Pároco Local.
A seguir, confira os registros fotográficos do blog Nísia Digital, captados pela fotógrafa Kássia Maria:
Há 7 anos no mercado de Nísia Floresta e região, a Info Master se transforma junto à realidade local. A empresa agora também se especializou em assistência de smartphone e tablets.
Imagem: Divulgação
Localizado Rua Dr. Luis Torres, no Conjunto Jessé Freire, a Info Master realiza reparo e troca touch, conector, display, entre outros componentes de aparelhos de celular.
A empresa também continua com os serviços de assistência e manutenção de notebooks e computadores de mesa (desktops).
Entre em contato agora mesmo pelo 98114-3535 e solicite os serviços de qualidade da Info Master.
Informe Publicitário
Esta postagem trata-se de um informe publicitário e
o seu conteúdo de responsabilidade do anunciante
Na tarde desta quarta-feira, 12, o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu, recebeu o aporte de R$ 6,6 milhões, por parte do Governo do Rio Grande do Norte, que serão aplicados em reforma e equipamentos.
Foto: Demis Roussos
Em solenidade realizada na própria unidade, o governador deu a ordem de serviço para o início das obras de reforma e estruturação, visando adequar a área de urgência e emergência da unidade.
O Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros possui 43 leitos e hoje, a partir de ações da gestão estadual, realiza uma média de 280 partos por mês.
Nas últimas semanas já foram autorizadas as reformas de outras duas unidades: Caicó e São Paulo do Potengi. A estratégia é fundamental para resolver a superlotação do hospital Walfredo Gurgel e demais hospitais da capital do estado.
Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim prenderam, nesta terça-feira (11) no bairro Bela Vista, a foragida da Justiça: Bruna de Pinho Landim, 27 anos, acusada de participar do sequestro do empresário Porcino Fernandes Segundo, conhecido como Popó Porcino, no dia 16 de junho de 2012, no município de Ceará-Mirim.
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Bruna estava foragida do sistema penitenciário desde o dia 03 de julho do ano passado, quando fugiu do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado na cidade de Aquiraz, Estado do Ceará, local onde ela e outras detentas escalaram as paredes do presídio utilizando cordas de lençóis para empreender fuga.
SEQUESTRO DO EMPRESÁRIO
Porcino Fernandes Segundo foi sequestrado no dia 16 de junho de 2012, quando estava em uma vaquejada no município de Ceará-Mirim. O sequestro, que durou 37 dias, chegou ao fim após uma equipe da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) estourar o cativeiro localizado na Praia de Pitangui, município de Extremoz, no dia 24 de julho de 2012. A vítima foi libertada ilesa e Bruna de Pinho Landim presa com outras três pessoas. O sequestro de Popó Porcino foi o mais longo da história do Rio Grande do Norte.
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), é investigado em um inquérito autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Foto: Thyago Macedo/G1-RN
A PGR fez o pedido com base nas delações dos ex-executivos da Odebrecht. Fachin autorizou inquéritos para investigar 8 ministros, 24 senadores, 39 deputados e 3 governadores.
Robinson Mesquita de Faria é investigado junto com a prefeita de Mossoró (RN), Rosalba Ciarlini Rosado (PP), e o deputado federal Fábio Faria (PSD) devido às delações de Alexandre José Lopes Barradas, Fernando Luiz Ayres da Cunha Reis, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Ariel Parente e João Antônio Pacífico Ferreira.
Segundo o Ministério Público, a Odebrecht Ambiental desejava desenvolver PPP’s (Parcerias Público-Privadas) de saneamento básico no estado e, por isso, a Odebrecht doou R$ 350 mil ao governador Robinson Faria e à prefeita Rosalba Ciarlini e R$ 100 mil ao deputado Fábio Faria na campanha de 2010 “para eventual favorecimento em projetos relacionados a saneamento básico”.
Em 2010, Robinson foi candidato a vice na chapa de Rosalba e ambos acabaram eleitos. Robinson foi eleito governador em 2014 e Rosalba, prefeita de Mossoró em 2016.
Como a Odebrecht Ambiental não pode fazer doação eleitoral oficial, por atuar como concessionária de serviço público, o repasse das doações foi feito pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, mais conhecido como “setor de propinas” da empreiteira, segundo o pedido de investigação.
Fábio Faria recebeu os apelidos de “Garanhão” e “Bonitão”, Rosalba Ciarlini, de “Carrosel”, e Robinson Faria, de “Bonitinho”, segundo o MP, e os candidatos se reuniram com representantes da Odebrecht Ambiental.
Segundo a PGR, “as condutas descritas amoldam-se, em tese, às figuras típicas contidas” nos artigos 317 e 333 do Código Penal (corrupção passiva e ativa) e no artigo 1° da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro).
Rosalba Ciarlini (PP) afirma que nunca recebeu doação de campanha da Odebrecht nem contratou qualquer obra ou serviço com a empresa ou o grupo. A ex-governadora do RN e atual prefeita de Mossoró afirma que isso prova a completa improcedência da referência a seu nome.
POSIÇÃO DO GOVERNADOR
Utilizando as redes sociais, Robinson Faria publicou um posicionamento sobre o de ter sido citado na lista. Confira a íntegra logo abaixo:
“Bom dia, amigos! Primeiramente, meu sentimento neste dia é de gratidão a Deus por mais um ano de vida que me concede. Mas tenho também a necessidade de tranquiliza-los a respeito das notícias que relacionam meu nome a uma lista de investigações. Ainda não tive acesso ao teor da denúncia, mas quero deixar claro que minha postura é de serenidade e consciência tranquila. Estou pronto para prestar os esclarecimentos que venham a ser necessários à Justiça. Continuo seguindo com a missão que recebi de Deus e do povo do meu Estado. Continuo dando tudo de mim, com perseverança e compromisso com o o povo do Rio Grande do Norte.”