A agência dos Correios do município de São José de Mipibu foi alvo dos bandidos no início da manhã desta segunda-feira (4). Um bando armado rendeu o vigilante que foi obrigado a abrir o cofre. Ninguém se feriu durante a ação criminosa.
Segundo a Polícia Militar, pelo menos 6 homens armados participaram da ação iniciada por volta das 5h. O vigilante da agência foi rendido o que também deve ter acontecido com o gerente – já que só o mesmo tem acesso ao cofre. Um valor de R$ 20 mil foi levados pelo bando.
De acordo com a PM, diligências foram realizadas pela região, mas os policiais ainda não conseguiram detectar nenhum suspeito.
Os idosos do abrigo Anízia Pessoa – localizado no centro da cidade de São José de Mipibu e ligado à Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim – precisam, sobretudo, de carinho e amor. Entretanto, pensando no espírito natalino, uma campanha para doação de presentes foi lançada esta semana nas redes sociais.
Nas imagens publicadas os idosos aparecem portando cartazes com sugestões de presentes que gostariam de ganhar neste natal. São vários tipos de itens solicitados nos textos.
Para realizar a doação basta de dirigir a Rua Drº Antônio de Souza, nº 75 – Centro. Mais informações podem ser obtidas através do seguinte número telefônico: (84) 3273-2319.
A comunidade católica de Tororomba – em Nísia Floresta – divulgou a programação da festa de Santa Luzia 2017, que este ano tem o seguinte tema: “Ó Santa Luiza, intercedei a Maria as súplicas deste povo, através dos olhos da fé”.
Os festejos começam neste domingo (3) e seguem até o próximo dia 13 de dezembro, com missas, novenário, procissão e ainda uma programação sociocultural recheada de atações voltadas à comunidade.
Confira os detalhes da programação logo abaixo:
Programação religiosa
Dia 3/12 – Domingo: Abertura da festa de Santa Luzia
5h: Alvorada e caminhada penitencial
18h30: Procissão com o estandarte da festa
19h: Hasteamento das bandeiras e celebração conduzida pelo Diácono Petronilo
Dia 4/12 – Segunda-feira
19h: Novena presidida pelo Padre Ajosenildo Nunes – Pároco de Nísia Floresta
Dia 5/12 – Terça-feira
19h: Novena presidida por Edinho e Iranete (MESCES)
Dia 6/12 – Quarta-feira
19h: Novena presidida por Valdécio e Piedade (MESCES)
Dia 7/12 – Quinta-feira
19h: Novena presida por Márcio Matias (MESCES)
Dia 8/12 – Sexta-feira
19h: Novena presida por Gorete e Luzia (MESCES)
Dia 9/12 – Sábado
19h: Novena presida por Jonas Mafra
Dia 10/12 – Domingo
9h: Batizados
19h: Novena presida pelo Diácono Alberto
Dia 11/12 – Segunda-feira
19h: Novena presida pelo Padre José Lenilson – Pároco de São José de Mipibu
Dia 12/12 – Terça-feira
19h: Novena presida por José Ismar (MESCE)
Dia 13/13 – Quarta-feira: Dia da Padroeira
5h: Alvorada
12h Pipocaço
18h30: Procissão luminosa com a imagem de Santa Luzia
19h: Missa solene de encerramento presidida pelo Padre Edivan – Vigário Paroquial de Nísia Floresta
Programação sociocultural
Dia 3/12: 4ª passeio ciclístico às 8h e animação do DJ Nival e Super Equipe Remix após a novena.
Dia 4/12: Apresentação musical da Família Sales
Dia 5/12: Apresentação de capoeira e makulelê e animação musical de Robson do Acordeon.
Dia 6/12: Apresentação do Grupo de Teatro Perseverança Jovem
Dia 7/12: Apresentação do Boi de Reis da comunidade do Manibu – São José de Mpibu
Dia 8/12: Apresentação do grupo Trilha Sonora.
Dia 9/12: Jantar em Família com animação de banda baile e DJ Léo.
Dia 10/12: Cinema Santa Luzia
Dia 11/12: Apresentação de bambelô de Campo de Santana
Dia 12/12: Apresentação musical e Marcos Desmantelo do Forró
Dia 13/12: Coroação da Rainha da Vista e animação musical do Forrozão Top 10.
A diretoria do Carnatal divulgou nesta quinta-feira (30) a ordem dos blocos da 27ª edição da micareta, que é uma das maiores do Brasil e ocorre entre os dias 7 e 10 de dezembro no largo da Arena das Dunas, na capital potiguar. Além disso, a organização do evento apresentou as principais novidades para os foliões nos quatro dias do evento.
O primeiro dia da micareta será iniciada com o forró eletrizado do paraibano Grabriel Diniz, no comando do bloco “Siimm”. Na sexta (8) os tradicionais baianos Bell Marques, Durval Lelis e Claudia Leite farão serão os responsáveis pela segunda noite do Carnatal. Já no sábado (9), Ivete Sangalo, que está grávida de gêmeas, vai puxar o bloco “Coruja”, enquanto Ricardo Chaves comanda o já tradicional “Bicho”. Para encerrar a folia, o domingo (10) é dia do cantor Wesley Safadão puxar o “Vai Safadão” e dos sertanejos Matheus e Kauan encerrarem no camarote a quarta e última noite do Carnatal 2017.
Confira abaixo a ordem e horários dos blocos:
7/12 (quinta-feira)
18h30 – Gabriel Diniz – Bloco Siimm
19h00 – José Orlando e Gota Elétrica – Bloco Burro Elétrico
O Governo do Rio Grande Norte anunciou hoje (29) que só vai concluir o pagamento referente ao mês outubro no dia 13 de dezembro. Na próxima quarta-feira (6) recebem os servidores que ganham entre R$ 2.001,00 e R$ 4 mil.
O Poder Executivo Estadual informou ainda que no sábado (9) será paga uma parcela de R$ 4 mil aos que recebem acima desse valor. O complemento dessa faixa salarial depositado no dia 13 de dezembro.
O governo não divulgou nenhuma informação sobre o pagamento do 13º salário.
O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito. A maior parte dessas cidades, um total de 97, fica no Rio Grande do Norte. Ou seja, o estado potiguar tem mais de 58% dos seus municípios em situação de risco.
Das 167 cidades do RN, 165 enviaram os dados para o estudo. Destas, 22 tiveram desempenho satisfatório (13,3%), 73 estão em alerta (44,24%) e 97 em risco (58,08%).
No total, 3.946 municípios de todo o país fizeram o levantamento. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (28), em Brasília. Na ocasião, também foi lançada a campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Realizado de outubro até a 1ª quinzena de novembro, o LIRAa teve adesão recorde de municípios para este período do ano, com 3.946 cidades participantes, um aumento de 73% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 2.282 municípios fizeram o levantamento.
A Cortez Online deu início “Assinatura Amiga”, uma campanha promocional que consiste na doação de brinquedos durante as festividades natalinas. A cada cadastro realizado no período de 23 de novembro à 23 de dezembro, a empresa presenteará uma criança de comunidades carentes em algumas das cidades que o serviço de internet é prestado. Ao confirmar a assinatura, o cliente receberá um cartão para escrever uma mensagem especial que será enviada junto ao brinquedo.
No encerramento das atividades do mês de novembro, o grupo do Terço dos Homens da capela de São Sebastião, localizada na comunidade de Currais – Zona Rural de Nísia Floresta, foi trabalhado a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata.
O mês de novembro – denominado “Novembro Azul” – é um período em que as campanhas alusivas à prevenção desse tipo de câncer e a comunidade católica de Currais abraçou a ideia no grupo formado por homens de várias idades.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.
Um homem foi morto por disparos de arma de fogo na noite desta terça-feira (28), na comunidade de Laranjeiras dos Cosmes – Zona Rural do município de São José de Mipibu. A vítima foi identificada como Joaquim Acilo Nascimento Neto, de 46 anos.
De acordo com informações da Polícia Militar, Joaquim estava em frente a sua residência quando uma moto se aproximou. Antes que homem pudesse esboçar qualquer reação, um dos ocupantes sacou uma arma e disparou diversas vezes contra a vítima, que morreu no local pouco depois.
A polícia não tem pistas dos autores do crime e de quais teriam sido as motivações para o crime.
Após uma perseguição por um trecho da BR-101, a Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 26 anos e apreensão de um jovem de 13 anos na noite desta segunda-feira (27), no município de São José de Mipibu.
De acordo com a PM, Janailson Costa dos Santos e um adolescente estavam em uma motocicleta com queixa de roubo e com uma arma de fabricação caseira calibre 12”. Ambos podem ter envolvimento com a prática de assaltos nas intermediações da comunidade do Ribeiro e no Centro da cidade.
Ainda na noite de ontem (27), ambos foram encaminhados à Delegacia de Plantão Zona Sul em Natal.
Da Redação / Do Nísia Digital
Com informações do Digital Mipibu
O programa “Prefeitura na Comunidade”, idealizado pela Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, tem como próximo destino o distrito de Jenipapeiro, que vai receber ações de cidadania neste sábado (2 de dezembro).
Os residentes na localidade vão receber, de forma gratuita, diversos serviços como como atendimento médico e odontológico, assessoria jurídica, corte de cabelo, cadastros em programas sociais, ouvidoria do Poder Executivo, atendimento da Junta Militar, entre outros.
As atividades acontecem no CMEI Pequeno Aprendiz, no horário das 8h às 13h.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta segunda-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será vermelha, mas no patamar 1, com custo um pouco menor, de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
Desde outubro, vigorava o patamar 2 na cobrança nas contas de luz, tarifa mais cara prevista na distribuição das bandeira e que implica a cobrança de taxa extra nas contas de luz de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos, após reajuste anunciado em novembro. Em setembro, vigorou na cobrança das contas de luz a bandeira amarela, que aplicou uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh.
De acordo com a agência, houve uma ligeira melhora na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas. A Aneel disse ainda que, embora não haja risco de desabastecimento, é preciso reforçar as medidas para evitar o desperdício de energia.
Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontou uma “pequena melhoria” nas condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional, em razão das chuvas registradas no mês de novembro.
De acordo com o comitê, o cenário é de acompanhamento da evolução “considerando as chuvas previstas nos próximos dias em grande parte do país.” Para o período de 15 a 30 dias, a previsão é de chuvas relativamente próximas à média histórica no Sudeste, Centro-Oeste e no centro-norte da região Sul.
Bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
A bandeira vermelha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas. Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
Após cerca de 1h30 de negociação com a Polícia Militar, dois criminosos se entregaram e liberaram a mulher que foi feita de refém em uma tentativa de assalto à posto de gasolina na região da Cophab, no município de Parnamirim, na manhã desta segunda-feira (27). Os assaltantes foram identificados como Diego e Arthur.
De acordo com as informações da PM, o crime teve início por volta das 7h30 quando 2 homens chegaram ao posto em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Nesse momento, populares acionaram uma viatura da polícia que passava pelo local. Ao perceberem a movimentação, a dupla fez a gerente do posto de refém o que resultou numa grande mobilização da Polícia Militar através do BPChoque e do Bope.
Para liberar a vítima, os criminosos exigiram coletes a prova de bala e a presença da imprensa, família, advogado e policiais. As conversas entra a polícia e a dupla durou cerca de 1h30, até o momento em que eles repassaram suas armas aos policias, liberaram a refém e se entregaram.
A mulher que ficou em posse dos bandidos está em estado de choque e receberá atendimento médico nos próximos minutos.
Criado em 2015, o evento solidário Música que veste e alimenta chega a sua 3ª edição neste domingo (3). Neste ano o evento acontece no Bar do Cajueiro – localizado no bairro de Campo de Santana, em Nísia Floresta – a partir das 11h.
Organizado pelo baixista Eri Santana, a feste beneficente contará com apresentações de Canindé do Acordeon, Forró DiPrimera, grupo Mano Sales, Marivaldo D2, DJ Léo, grupo Trilha Sonora e convidados.
Para ter acesso ao evento e curtir as atrações musicais, basta levar 1 kg de alimento não perecível. A organização também informa que está recebendo doações de outras quantidades de alimentos bem como de roupas e brinquedos em bom estado, que serão doado posteriormente – como gesto concreto do “Música que veste e alimenta”.
A I Feira de Livros de Autores Potiguares aconteceu no Parque das Dunas, nos dias 25 e 26. O evento fez parte do calendário de eventos comemorativos dos 40 anos de criação do Parque. Cortejo cultural e sarau lítero-musical, contação de histórias e mesa de debates fizeram parte da programação organizada pela Alamp – Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares. Principais nomes dos escritores, poetas e pesquisadores do Rio Grande do Norte estavam presentes, expondo seus livros para venda.
De Nísia Floresta, participou a professora Rejane Souza, do sarau e ciclo de debate como membro da ALAMP. A mesma além de educadora, é também poeta, ensaísta com textos e poesias publicadas em livros, Revista de Cultura, como a Revista PreÁ, Barbante, Jornal Tribuna do Norte, “O Galo”, a “Folha Poética” entre outros.
A feira teve grande repercussão e já há sinais de que pode se transformar em evento permanente no calendário, tendo em vista que no RN não há um evento específico que valorize e promova a literatura potiguar, mesmo com vasta produção editorial para as categorias de literatura infantil, juvenil e adulta.
Confira algumas imagens logo abaixo:
As alampianas: Gilvania Machado, Flauzineide Moura, Nair, Dione, Ninita, Rejane Souza e Ivaita Souza.
Professora Rejane Souza e a escritora Salizete Freire.
Dione, Jânia Souza e Rejane Souza
Rejane e Daliana Cascudo
Lindiane de Andrade e Rejane
Rejane ao lado de José de Castro, João Andrade e Acaci