Desde 2007 comunicando com responsabilidade sobre Nísia Floresta e região.

  • Na quinta-feira (6), o Tenente Jean Lima, que atualmente comanda a Companhia de Polícia Militar de Nísia Floresta, esteve no município de Canguaretama, onde visitou mais um projeto social focado na prática de jiu-jitsu, implantado pelo mesmo e mantido até hoje no quartel da cidade.

    O oficial teve a mesma iniciativa quando passou pelos quartéis dos municípios de Angicos e Monte Alegre. “Agora estamos nos organizando para que seja possível implantar algo parecido em Nísia Floresta”, afirmou o Tenente Jean.

    A ideia do projeto é disseminar o jiu-jitsu entre crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, que estejam matriculadas na rede pública. Além de proporcionar saúde, pelo fato de ser uma prática esportiva, os treinos também propagam lições de respeito e disciplina.

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”whatsnd”]

    Compartilhe
  • A Prefeitura de Nísia Floresta realizou a aquisição de novos equipamentos para a instalação de um consultório odontológico, que vai atender os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Campo de Santana. Os aparelhos foram montados nesta quinta-feira (6).

    A Secretaria Municipal de Saúde informa que o investimento busca proporcionar um melhor atendimento aos moradores dessa comunidade.

    Além de adquirir novos equipamentos, a gestão faz um esforço para realizar manutenções regulares nos demais.

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”fmexecutivo”]

    Compartilhe
  • Foto: Divulgação/PRF

    Um casal foi preso no final da manhã desta quinta-feira (6), no viaduto de Emaús, no município de Parnamirim, transportando maconha. Os dois estavam em um Fox de cor vermelha, com placa da cidade de Riachuelo.

    De acordo com a PRF, no momento da abordagem, os policiais desconfiaram do comportamento dos ocupantes. Eles se mostraram bastante nervosos. Ato contínuo, foi realizado uma revista no interior do veículo, quando agentes localizaram uma sacola plástica contendo seis tabletes de maconha, que após pesagem, foram verificadas 5 kg da droga. A dupla foi detida e conduzida com o entorpecente à Delegacia da Polícia Civil de Parnamirim.

    Durante os procedimentos na polícia judiciária, constatou-se que o condutor, um homem de 21 anos, fez uso de um documento falso, com o nome de outra pessoa e que a mulher era uma adolescente de 17. O veículo não apresentou nenhuma irregularidade e pertence a uma outra pessoa.

    Da Redação / Nísia Digital
    Com informações da Agência PRF

    [wp_bannerize group=”espaçovip”]

    Compartilhe
  • Imagem: Divulgação/EMYP

    Um dos eventos mais aguardados da Escola Municipal Yayá Paiva – a maior escola da rede pública de Nísia Floresta – está confirmado: A Feira do Conhecimento 2018.  Ao todo serão 20 salas com exposições de diversos projetos, entre eles o QMK e o Templerários, que já estão há anos presentes na feira. 

    O evento – que exige um grande esforço dos professores, alunos, diretores e de todo o corpo escolar e que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação – será realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, nos períodos da manhã e da tarde. 

    A seguir confira a programação completa  da Feira do Conhecimento 2018 da EMYP:

    Dia 13/12 – (Quinta-feira)

    8h: Abertura

    9h30 às 11h: Exposições

    13h às 16h45: Exposições

     

    Dia 14/12 – (Sexta-feira)

    8h às 11h: Exposições

    13h às 15h: Exposições

     

    Dia 15/12 – (Sábado)

    8h: Show de Talentos

    10h: Premiação do projeto “Eu sei matemática e a uso para ler o mundo”

     

    Clique para ampliar.
    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”ctag 2018″]

    Compartilhe
  • O final de semana será de muito esporte em Nísia Floresta. Vão ser duas finais e uma semifinal em jogos disputados nos gramados e quadras da cidade. As competições são promovidas pela Prefeitura de Nísia Floresta, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.

    Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, a partir das 20h, o Campeonato Municipal de Futsal 2018 promoverá suas duas partidas da semifinal: Palmeirinha x Borussia e Porto Parus x ABC do Centro.

    Na tarde do sábado (8) será a vez da final do Campeonato Municipal de Futebol – Sub20, que será disputada entre o Atlético do Alto Monte Hermínio e o Real Santana, às 15h. Já no domingo (9) a bola rola novamente, desta vez para a decisão do Campeonato Municipal de Futebol – Veterano, onde a disputa será entre o Corinthians do Porto e o Vitória de Alcaçuz, a partir das 8h30.

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”anuncie”]

    Compartilhe
  • Foto: Jorge Abreu/G1

    Em um ano, o número de potiguares vivendo em situação de extrema pobreza aumentou 1,8%. O percentual de habitantes do estado nesta condição subiu de 9,9%, em 2016, para 11,7%, em 2017. São cerca de 66 mil mais pessoas abaixo da linha da extrema pobreza no estado.

    As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quarta-feira (5) a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), um relatório sobre o quadro social do Brasil. Em todo o país, o número de pessoas na situação de extrema pobreza cresceu, exceto na Região Norte, que se manteve estável.

    De acordo com as definições do Banco Mundial, as pessoas nessa situação são aquelas com rendimento inferior a US$ 1,90 por dia ou R$ 140 mensais.

    Além de potiguares na extrema pobreza, também houve aumento da proporção daqueles que vivem abaixo da linha de pobreza, índice que mapeia aqueles que vivem com US$ 5,5 por dia ou R$ 406 por mês. Se em 2016 36,9% da população estava nessa situação, em 2017 o percentual subiu para 39%, o que indica que pouco mais de 1,3 milhão sobrevivem com pouco mais de R$ 400 mensais.

    NATAL

    Quanto à capital do estado, que também faz parte da SIS, os números são ainda mais evidentes do aumento de pessoas com rendimentos abaixo do ideal. A proporção de habitantes na faixa de extrema pobreza subiu de 4,2% em 2016 para 9,1% ano passado. Desta forma, o IBGE indica que 80,4 mil natalenses vivem com até R$ 140 por mês. Já uma população de 259,8 mil pessoas vivem com até R$ 406 mensais.

    Do G1-RN

    [wp_bannerize group=”70 anos pio xii”]

    Compartilhe
  • O Natal Solidário “Música que veste e alimenta” chega a sua 4ª edição neste ano de 2018. Idealizado pelo músico Eri Santana, o evento será realizado no Bar do Cajueiro – em Campo de Santana, a partir do meio dia deste domingo (9 de dezembro), e contará com diversas apresentações musicais.

    Com direito a sorteio de brindes, a entrada para a festa custa apenas R$ 5 + 1 kg de alimento, que serão revertidos em doações destinadas a famílias carentes da cidade de Nísia Floresta. 

    Confira logo abaixo as atrações confirmadas:

    MARCOS OLIVEIRA,

    MARIVALDO D2,

    DESMANTELO DO FORRÓ,

    TRILHA SONORA,

    MANOS SALES,

    DJ LEO,

    FORRÓ DIPRIMERA,

    LUCAS E NONATO,

    ENTRE OUTROS.

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”whatsnd”]

    Compartilhe
  • Foto: Divulgação/Polícia Civil

    A Polícia Civil de Nísia Floresta efetuou, na manhã desta terça-feira (4), a prisão de Luiz Paulo da Silva Azevedo, vulgo “Netinho”. O mesmo é acusado de praticar um arrastão no Bar do Canário, localizado na praia de Camurupim, no último dia 16 de outubro. 

    De acordo com o Delegado Marcelo Aranha, após o crime, “Netinho” ainda roubou uma motocicleta de um cidadão que estava na Praia para empreender fuga, levando ainda o celular da vítima. Entretanto, através do rastreador do celular, os agentes conseguiram descobrir uma casa onde o acusado teria alugado para se esconder, mas ele já havia fugido do local.

    Ainda segundo a Polícia Civil, câmeras de segurança flagraram o momento em que “Netinho” teria acabado de praticar o arrastão e se dirigia em fuga para a praia, o que contribuiu para a identificação do mesmo. Várias vítimas reconheceram o criminoso como sendo o autor dos roubos. 

    “Netinho” foi preso hoje no hospital Walfredo Gurgel, onde está internado desde ontem (3), quando foi baleado em uma troca de tiros com a Polícia Militar, pouco depois de ter praticado uma tentativa de latrocínio contra um guarda municipal e sua esposa. 

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”fmexecutivo”]

    Compartilhe
  • Foto: Divulgação

    O 1º Tenente Jean Lima foi designado para comandar a Companhia de Polícia Militar no município de Nísia Floresta. O mesmo estava anteriormente atuando na cidade de Canguaretama, onde teve seu trabalho reconhecido. 

    “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para combater a criminalidade e trazer paz ao cidadão dessa cidade”, afirmou o Tenente Jean, que na manhã desta segunda-feira (3) se reuniu com o Prefeito Daniel Marinho. 

    Na oportunidade, Daniel falou do apoio dado à PM: alimentação aos policiais, combustível e pequenos reparos nas viaturas, entre outros, o que foi motivo de gratidão por parte do novo comandante do policiamento local. 

    Foto: Divulgação

    Nossa redação apurou também a boa relação entre o Tenente Jean o capitão César Fagundes – Comandante do CPRE local, o que deve facilitar ações em conjunto no difícil território nisiaflorestense.

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”espaçovip”]

    Compartilhe
  • A comunidade católica de Tororomba, em Nísia Floresta, celebra, a partir de segunda-feira (3), a festa de sua padroeira: Santa Luzia. Neste ano, o tema escolhido foi: Meditando o tema: A exemplo de Santa Luzia, leiga e discípula do Senhor, somos: “Sal da terra e luz do mundo”. 

    Os festejos, que vão se estender até o dia 13 de dezembro, contam com novenário, procissão e missa em seu âmbito religioso. Já para a programação sociocultural está previsto apresentações musicais e culturais, entres outras atividades. 

    Veja os detalhes da programação logo abaixo:

    DIA 03/12 – (Segunda-feira) – ABERTURA
    18h30min: Procissão conduzindo o estandarte, saindo da residência da Srª
    Iracema de João Emídio, localizada em frente à Santa Cruz de Tororomba.
    19h00min: Hasteamento do estandarte e Celebração da Santa Missa.
    CELEBRANTE: Pe. Ajosenildo Nunes (Pároco)
    MADRINHA DAS FLORES: Cássia Gurgel Marinho
    PADRINHO DOS FOGOS: José Emiliano (Zé da Viúva)

     

    DIA 04/12 – (Terça-feira) – NOVENA ÁS 19h30min- NOITE DOS IDOSOS E ENFERMOS
    CELEBRANTE: MESCE José Ismar, José André e Luciana
    PARTICIPAÇÃO: Comunidades de Currais, Jenipapeiro e Golandí.
    NOITEIROS: Iracema, Tinha, Rosa, Lourdinha, Lili, Raimunda, Lane e Beatriz.

     

    DIA 05/12 – (Quarta-feira) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE DA EDUCAÇÃO
    CELEBRANTE: MESCE Valdécio e Piedade
    PARTICIPAÇÃO: Comunidade do Porto, Morrinhos, Timbó e Escolas.
    NOITEIROS: Régia, Josa, Kátia, Arlindo, Denílson e Antônio Mago.

     

    DIA 06/12 (Quinta-feira) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE DO BATISMO
    CELEBRANTE: Jonas Mafra
    PARTICIPAÇÃO: Comunidade Alto Monte Hermínio e Conjuntos habitacionais.
    NOITEIROS: Dina, Maria do Carmo, Nem, Lourdes Souza, Juci e Irací.

     

    DIA 07/12 – (Sexta-feira) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE DA JUVENTUDE
    CELEBRANTE: Pe. Andrerson Madson
    PARTICIPAÇÃO: Catequese, Crisma e Grupos de Jovens da Paróquia.
    NOITEIROS: Ana Sales, Vida, Josilene, Carminha, Eliane e Pedro.

     

    DIA 08/12 – (Sábado) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE DAS FAMÍLIAS
    CELEBRANTE: Diácono Petronilo
    PARTICIPAÇÃO: Comunidade Nova Aliança, Bo’agua, Mazapas e Bom Fim.
    MADRINHA DAS FLORES: Maria Francisca do Nascimento
    NOITEIROS: Alzira e família(Fernando, Ângela, Sônia, Eduardo e José Ramires).

     

    DIA 09/12 – (Domingo) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE DO DIZIMISTA
    CELEBRANTE: Diácono Paulo Felizola
    PARTICIPAÇÃO: Dizimistas da comunidade.
    NOITEIROS: Maria José, Luíza, Lourdes de Zezé, Nir, Nina, Joana e Marinete.

     

    DIA 10/12– (Segunda-feira) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE TERÇO DOS HOMENS
    CELEBRANTE: Pe. João Batista (Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Macau)
    PARTICIPAÇÃO: Camurupim, Barreta, Tabatinga, Búzios e Pirangí.
    NOITEIROS: Luzia Grande, Luzia pequena, Clarice, Maria de Aluízio, Simone e
    Joaninha.

     

    DIA 11/12 – (Terça-feira) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE DOS TRABALHADORES
    CELEBRANTE: MESCE Márcio Matias
    PARTICIPAÇÃO: Comunidade de Manimbú (São José de Mipibu)
    NOITEIROS: Menininha, Lila, Lourdes Almeida, Cilia, Irene, Marta, Maria
    Corrêa e Luciana.

     

    DIA 12/12 -(Quarta-feira) – NOVENA ÁS 19h30min – NOITE DA MÃE RAINHA
    CELEBRANTE: MESCE José e Gizaldo (Capela de Santana – Campo de Santana)
    PARTICIPAÇÃO: Comunidade de Campo de Santana e Oitizeiro.
    NOITEIROS: Xanda, Ilma, Ninha, Senhorinha, Zélia, Zilma e Movimento Mãe
    Rainha.

     

    DIA 13/12 – (Quinta-feira) – DIA DA PADROEIRA SANTA LUZIA
    05h00min: Alvorada.
    12h00min: Pipocaço.
    17h30min: Procissão Luminosa com a Imagem de Santa Luzia.
    18h00min: Missa de encerramento em homenagem à Padroeira.
    CELEBRANTE: Pe. Edvan (Vigário Paroquial)
    NOITEIROS: Isete, Lela, Robéria, Paulinha, Marta Gadelha, Wendel e Terço das
    Mulheres (São José de Mipibu)
    MADRINHA DAS FLORES: Maria José de Carvalho (Menininha)
    MADRINHA DO ANDOR: Maria de Fátima e Marcos.

     

    PROGRAMAÇÃO SOCIAL

     

    Dia 03/12 – Segunda-feira: Música ao vivo com Grupo 3.
    Dia 04/12 – Terça-feira: Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora
    do Ó, para a Comunidade de Morrinhos.
    Dia 05/12 – Quarta-feira: Biblioteca Comunitária Dona Mariinha.
    Dia 07/12 – Sexta-feira: Música ao vivo com Família Sales e Didi.
    Dia 08/12 – Sábado: Jantar em família com música ao vivo com Leandro Ribeiro, Raul Barão de Luxo, DJ Léo e Super Equipe Remix
    Dia 10/12 – Segunda-feira: Cinema Santa Luzia (Equipe e estrutura do
    Cinema na Praça – SEMTHAS)
    Dia 11/12 – Terça-feira: Show louvor com o Ministério de Música
    Santíssima Trindade, da comunidade de Campo de Santana.
    Dia 12/12 – Quarta-feira: Coco de Roda Campo de Santana
    Dia 13/12 – Quinta-feira: Apresentação da Banda Marcial Kaxinuwa
    Coroação da Rainha da festa.
    Candidatas: Graziele Sales e Marina Kelly
    Música ao vivo com: Farra das Tops e Marcos Desmantelo

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”ctag 2018″]

    Compartilhe
  • A Prefeitura de Nísia Floresta, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, vai promover – nos dias 19, 20 e 21 de dezembro – uma programação natalina intitulada: Natal na Praça.

    Dentre as atividades, que serão realizadas no largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó – no Centro, o público poderá acompanhar o aniversário de um ano do projeto Cinema na Praça, o recital: “O Nascimento de Jesus”, apresentações culturais e musicais, além de um show de humor.

    A seguir, veja a programação detalhada:

    19 de dezembro – Quarta-feira
    18h30: Cinema na Praça – Aniversário de 1 ano

     

    20 de dezembro – Quinta-feira (Natal na Praça)
    18h30: Entrega da chave da cidade ao Papa Noel
    19h15: Coral do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos de Campo de Santana e Alcaçuz
    19h45: Léo do Pife – Projeto Cultura e Cidadania de Boa Água
    20h: Apresentação da Banda Municipal de Música Anastácio Marques de Carvalho

     

    21 de dezembro – Sexta-feira (Natal na Praça)
    19h: Léo do Pife
    19h10: Coral “Saúde em Canto” do Hospital Walfredo Gurgel
    19h30: Recital “O Nascimento de Jesus Cristo”
    20h: Show de humor com Sr. Dedé

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”corte18k”]

    Compartilhe
  •  

    Destruição na lotérica de Brejinho. (Foto: Cedida)

    As casas lotéricas das cidades de Várzea, Arez e Brejinho tiveram os seus cofres arrombados na madrugada deste sábado (1º de dezembro). A Polícia Militar acredita que os crimes foram cometidos pela mesma quadrilha, pois uma caminhonete de cor preta foi vista nos três pontos. 

    Segundo a PM, a primeira ação criminosa aconteceu em Várzea. Depois foi a vez da lotérica de Arez, onde os criminosos usaram um carro roubado para arrebentar a porta e uma marreta para abrir um buraco na parede. Já em Brejinho, a vidraça foi quebrada e o cofre foi levado pelo bando. O valor roubado ainda não foi divulgado.

    Ninguém foi preso até o momento. 

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”espaçovip”]

    Compartilhe
  • É fato. Há um longo caminho a ser percorrido para que da valorização a vida e obra de Nísia Floresta Brasileira Augusta seja algo comum entre aqueles que vivem nas terras onde essa grande escritora, poetisa e feminista, reconhecida inclusive fora do Brasil. Dessa forma, as ações que tenham esse objetivo merecem ser reconhecidas, como aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), com o lançamento do livro “Vida Nísia”, produzido por crianças do Nível V, do CMEI Maria Palmira, localizado no Loteamento Cidade Alta. 

    O evento teve início com a fala dos componentes do dispositivo, entre eles o Prefeito Daniel Marinho, Valéria Aquino – Secretária Municipal de Educação, Polyana Dias – Presidente da Câmara Municipal, Irani Fernandes – Diretora do CMEI – e a professora Rejane Souza – Coordenadora do Ensino Fundamental I e II, que frisaram a relevância daquele momento e elogiaram o empenho das educadoras que orientaram o projeto: Adriana, Cecília e Adaci. Em seguida, houve a interpretação de uma paródia da música “Que nem jiló”, falando sobre a escritora nisiaflorestense e a participação da professora Eliete Marry, que recitou duas poesias de sua autoria. 

    O momento principal da cerimônia se deu com a entrada das três turmas de escritores mirins, que assinaram a obra produzidos pelos mesmos. Segurar a emoção não foi tarefa fácil para os pais e responsáveis pelos pequenos, que compareceram em grande número ao espaço do CMEI. 

    Além do livro, houve também uma exposição com pinturas, cartazes e maquetes que contavam um pouco da trajetória de Dionísia Gonçalves Pinto – nossa Nísia Floresta. A culminância do evento se deu com um coffee break servido aos presentes. 

    A seguir, confira imagens do lançamento do livro Vida Nísia, produzido pelos alunos do CMEI Maria Palmira:

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”ctag 2018″]

    Compartilhe
  • Foto: Divulgação/CPRE

    Mais um ponto de venda de entorpecentes foi desarticulado pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), no município de Nísia Floresta. Este funcionava em uma área de vegetação no Segundo Conjunto Habitacional da Caixa.

    De acordo com o Capitão César, após o recebimento de denúncias, os agentes conseguiram observar como funcionava o comércio, quem era o responsável pelo mesmo e o ponto onde a droga era escondida. No local, foi encontrada uma quantidade não divulgada de crack e cocaína.

    Esconderijo do entorpecente. (Foto: Divulgação/CPRE)

    Ainda segundo o CPRE, um adolescente de 16 anos foi apreendido durante a ação policial.

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”anuncie”]

    Compartilhe
  • A Prefeitura de Nísia Floresta, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, e a Colônia de Pescadores Z-31 vão promover na tarde deste sábado (1º de dezembro), uma palestra com a Marinha do Brasil sobre o trafego de embarcações no mar, e em lagoas e rios de Nísia Floresta.

    Na oportunidade, os participantes também poderão acompanhar uma orientação da EMATER sobre a retirada da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); uma apresentação da Potiguar Honda com motores de rabeta para canoas e jangadas; uma palestra do SEBRAE sobre o empreendedorismo, e  da Secretaria Estadual de Pesca do Rio Grande do Norte.

    O evento – que acontecerá na sede da Colônia de Pescadores Z-31, situada comunidade do Porto, a partir das 14h – tem a parceria das Secretarias Municipais de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Urbanismo.

    Da Redação / Nísia Digital

    [wp_bannerize group=”70 anos pio xii”]

    Compartilhe