Por Redação, do Nísia Digital.
Bancários de todo o país deflagram greve desde a última terça-feira (18). A paralisação, que não tem previsão de termino, está afetando a vida de milhares de pessoas também no Rio Grande do Norte. Ao andar pelas ruas das cidades é possível avistar de longe os adesivos pregados nas portas das agências. Observando as inúmeras dúvidas que surgem nos clientes das agências bancárias, principalmente em relação ao pagamento de contas, o PROCON de Natal emitiu nota com algumas orientações. Confira:
· A greve não tira a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança.
· O fornecimento da segunda via de boleto, faturas ou alternativas para que seja efetuado o pagamento das dívidas, mesmo diante da greve, é obrigação do fornecedor.
· O consumidor deve procurar as empresas emissoras dos boletos e solicitar a segunda via de cobrança ou outras opções para efetuar o pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos e outros.
· Podem ser feitas, por exemplo, a emissão da segunda via por fax ou e-mail ou, ainda, a prorrogação da data de vencimento a fim de evitar cobranças de juros, multas ou a suspensão da prestação serviços.
· O consumidor deve anotar o número do protocolo de atendimento, nome do atendente, data e hora, ou, ainda, documentar através de e-mail. Isso é importante para o caso do consumidor se sentir prejudicado e precisar recorrer ao PROCON.
· Reclamações e denúncias podem ser feitas no PROCON NATAL – Rua Vigário Bartolomeu, 542 – Cidade Alta, ou através dos telefones (84) 3232-9050, (84) 3232-9051 ou (84) 3232-9052, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
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