O ESPÍRITO FEMINISTA E EMANCIPADOR DA ESCRITORA NÍSIA FLORESTA É TEMA DA NOVELA LADO A LADO, DA REDE GLOBO

Por Rejane de Souza, para o Nísia Digital.

O espírito inovador e a paixão pelo mundo das letras chega à tela da Rede Globo através de uma potiguar, a nossa querida filha e escritora Nísia Floresta. A nova novela das Seis gira em torno de temas marcantes que foram disseminados na sociedade no final do século XIX por grandes personalidades femininas que defenderam, de forma apaixonada, ideais modernos para a época: as brasileiras Nísia Floresta, Chiquinha Gonzaga, Eufrásia Teixeira Leite, Tia Ciata e Júlia Lopes de Almeida fizeram história. Elas tinham como bandeira de luta a liberdade de expressão e direito a seu espaço em uma sociedade de natureza patriarcal, machista, onde a mulher era criada somente para casar e ter filhos e ficar em casa cuidando das prendas domésticas.

No caso de Nísia Floresta, o seu espírito pioneiro na área da educação, da literatura, do jornalismo e das principais causas sociais da época serve de inspiração para compor uma das principais protagonistas da novela, Laura, vivida pela atriz Marjorie Estiano.

A novela é escrita por Claudia Lage, coautora com João Ximenes, que revela seu processo criativo afirmando que “Todas essas mulheres foram inspirações para a gente, contribuíram com as suas trajetórias e o modo como enfrentaram as limitações impostas a elas”.

A protagonista Laura (Marjorie Estiano), de família de barões do café, não se conforma com o único destino reservado a ela: o casamento. Nesse contexto, a inspiração de Laura representa a escritora potiguar Nísia Floresta (1810-1885), considerada a precursora dos ideais feministas no Brasil.

Em 15 livros, Nísia defendeu uma educação igualitária entre homens e mulheres, além de ter fundado no Rio o primeiro colégio revolucionário para meninas. E, assim, nossa libertária Nísia Floresta constitui em uma referência nesse processo de quebra de paradigmas e em pensamentos avançados para seu tempo. Espera-se que, com a valorização dessa temática e da nossa escritora na mídia, o Estado do Rio Grande do Norte e, em especial, a cidade onde ela nasceu, finalmente, reconheça em suas práticas educacionais, sociais e de publicidade, o valor que nossa Nísia Floresta tem no mundo.

Publicidade

Compartilhe

7 respostas para “O ESPÍRITO FEMINISTA E EMANCIPADOR DA ESCRITORA NÍSIA FLORESTA É TEMA DA NOVELA LADO A LADO, DA REDE GLOBO”

  1. Robson Filho

    Vi a postagem e resolvi comentar . Por favor diga a fonte para que possamos ver se realmente os autores da novela se inspiraram em Nisia Floresta . Digo isso pois o simples fato da protagonista ter esse comportamento não quer dizer que os autores tenham se inspirado em Nisia Floresta ou em outras . Por isso peço que diga a fonte para que possamos ver a verassidade da informação .

  2. Rejane de Souza

    Desculpa, mas não tenho como não me deixar de posiiconar. Caro Robson Filho, trabalhei durante 12 anos no universo jornalístico, além disso, busco, como educadora, estar sempre informada sobre direitos e deveres do cidadão. O fato de ter amigos na área juridica, (promotor, juiz, advogados) as quais convivi no tempo que passei em Natal, que sempre me possibilitaram grande aprendizado na área de direito, especialmente os fundamentais e sociais , além disso minha índole e caráter, jamais iria escrever e postar, de forma pública, uma notícia que não tivesse a certeza de que era verídica. E não pensei que a postagem fosse causar questionamento, pois quando recebi a informação, fui à fonte verificar e fiquei imensamente feliz e orgulhosa em saber que a escritora Nísia Floresta está na mídia. Inclusive já estou em contato, através da NET, com a própria co-autora do texto Claudia Lage. Já enviei meus votos de parabéns pela iniciativa. É preciso não confundir, como professora universitária, trabalhando há 24 anos na área docente sempre busquei trabalhar nas aulas de Literatura tanto na UVA quanto na UFRN com a obra de Nisia Floresta em minhas aulas. Algo muito natural tendo em vista ser a literatura minha área de atuação.

  3. Eliete

    Assistindo alguns capítulos da novela lado a lado e ao observar a coragem e bravura entre outros da personagem, também logo reconheci traços da Nísia Floresta. Não sabia que o papel dela teria sido escrito também influenciado pela Nísia Floresta, ficamos orgulhosa por essa grande contribuição. Gostaria de informar que desenvolvo atividades de coordenação pedagógica em cinco escolas do município e que em todas elas trabalhamos projetos de Nísia Floresta, sempre no primeiro encontro do ano já converso com “meus professores” sobre a importância de trabalharmos projetos com Nísia Floresta, daí toda equipe escolar entra em campo na coleta de dados, reuniões, aulas de campos, palestra e diversos outros elementos importante que possam apresentar aos nossos alunos as grandes contribuições de Nísia Floresta para o crescimento e fortalecimento da igualdade de direitos para os necessitados e injustiçados daquela época (mulheres, índios, negros, a imagem do Brasil lá fora, as crianças amamentadas pelas amas de leite). Todos os projetos organizados a parte escrita e entregues a Secretaria de Educação que também exige que as demais escolas trabalhem o mesmo. Nos projetos procuramos sempre fazer um ponte o presente e indagamos de nossos alunos de que forma poderemos dar continuidade ao trabalho de Nísia Floresta? Será que ainda hoje mais de 200 anos decorridos presenciamos esses mesmos grupos sofrendo discriminação? São diversas indagações e reflexões levantas a partir dos projetos.

  4. Celso dos Anjos

    Gente acho um exagero. o Robson só perguntou qual era fonte, porque o texto não cita ninguém. O joelson muito educado disse qual era a fonte. não precisava postar um curriculo no comentario, ou seja, teria resolvido se quem escreveu o texto tivesse dito qual era sua fonte como todo mundo que sabe como escrever um texto diz…

  5. Eduarda

    Oiii gente eu estudo no nisia

  6. Paula Barbosa

    Fico imensamente feliz em saber que minha conterranea mais ilustre esta finalmente na mídia,não sua personagem física,mas seus ideais,sua paixão por uma sociedade igualitária.E não posso deixar de me posicionar a respeito,pois defendo de coração todos os feitos desta mulher e seu legado.Já tinha ouvido falar desta possibilidade,de os pensamentos de NÍsia serem lançados na TV.Espanto-me pelo fato de a mídia ainda não ter lançado sua história de fato com personagens reais,seus feitos,suas origens,pode ter certeza daria uma bela história.Só assim as pessoas poderiam conhecer melhor sobre Nísia Floresta,sua importancia para o mundo e como até hoje suas ideias influenciam no nosso cotidiano, e as pessoas deixariam de questionar sua possível propagação em novelas,seriados,etc,pois não ha motivos para adimiração o fato de a novela da rede Globo lançar esse perfil…passariam a conhece-la melhor e perceber que o que faz parte de sua vida hoje foi com certeza influencia dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *