Por Redação, do Nísia Digital.
O projeto pedagógico mediado pela professora Rejane de Souza, “A cultura local em suas múltiplas linguagens”, no último sábado em Macau, com os alunos de Pedagogia – UVA – transformou os alunos em pesquisadores de sua própria história. O projeto contemplou três municípios: Macau, Guamaré e Pendências. Exposto em forma de seminário, os alunos, motivados com a ação, foram além da orientação do projeto. E o resultado foi socializado para as outras turmas do Pólo.
A cultura dos municípios foi exposta através de maquetes, murais, biblioteca sobre os escritores locais, banners, confecção de livros de memórias com relatos das pessoas idosas do lugar, documentário sobre o potencial turístico da região, relatos das danças populares, mitos e lendas.
A história da banda de música do Monsenhor Honório, que tem como nome de destaque o maestro Castro que, com seu ofício, conseguiu tirar muitos jovens de ambiente de grande vulnerabilidade social. Muitos desses jovens, hoje, ou são regentes ou alunos de destaque na banda, uma das mais importantes do RN, dois deles fazem parte da turma de Pedagogia, onde a professora Rejane, após cinco encontros, ministrando a disciplina de Língua Portuguesa, finalizou em grande estilo, promovendo a cultura local. Uma ação educativa que ela vem imprimindo em cada Pólo que passa.
“Eu sempre busquei trabalhar a Língua Portuguesa de forma interdisciplinar, pois é através dela que se consegue fazer a leitura dos vários mundos que nos cercam. O universo da leitura e da escrita não se limita somente a uma área de conhecimento, muito pelo contrário, está presente em várias formas de expressões, como a cultural, literária, histórica, e tantas outras, e o estudante percebe esse entrelaçamento quando realiza esses projetos”, reflete a professora.
Além de tudo isso, os alunos também ofereceram à professora Rejane, pela finalização da disciplina, um almoço, contextualizando a temática da exposição ao divulgar a gastronomia regional.
“É sempre motivo de alegria perceber o entusiasmo e a rica pesquisa realizada por esses alunos diante desses projetos, pois além de despertá-los para o potencial do lugar onde vivem, aprofundam seus olhares para a cultura sob o ponto de vista social e pedagógico, humano”, relata a professora.
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