Por Agripino Junior, do Nísia Digital
Na tarde desta quarta-feira (25), o Nísia Digital esteve no local onde estão guardados os restos mortais de uma das mais notáveis mulheres do Rio Grande do Norte, Nísia Floresta Brasileira Augusta. Ao observar o local, pode-se constatar o descaso com o patrimônio: a falta de manutenção e de cuidado: um erro ortográfico na placa que marca uma das reformas no monumento, datada de 1989. Veja a baixo o erro em questão:
Uma contradição com o grande talento literário da filha mais ilustre das terras da Papary. O erro se encontra na palavra prefeitura que na inscrição metálica está escrita: “ppefeitura”. No túmulo, existem outras placas e inscrições, nas quais não foram constatados outros erros. A construção do monumento teve início nos primórdios do século XX e passou por alguns reparos ao longo do tempo.
O outro fator que chamou a atenção foi o estado em que o túmulo se encontra. Além das rosas que precisam ser podadas, o mato está se alastrando no local. A estrutura dos postes de iluminação também parecem está danificadas.
A história e a cultura de um município constituem a sua identidade. É dever do poder público zelar por esses bens para que a história perpetue junto às gerações futuras.
Publicidade
Deixe um comentário