PROPOSIÇÕES DA PROFESSORA REJANE NO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DO RN

Foto: Cedida

Há um ano, a professora Rejane, natural de Nísia Floresta, tomava posse, via portaria governamental, no Conselho Estadual de Cultura do RN, na vaga de Isaura Amélia Rosado. O CEC/RN é uma instituição de elevada importância para a preservação do patrimônio histórico, artístico e paisagístico do Estado. E cumpre a missão em várias frentes, defendendo os interesses do patrimônio, promovendo o tombamento dos bens patrimoniais, imateriais, mantendo viva a memória das pessoas que colaboraram com a cultura. O ato da posse, que ocorreu na Academia Norte-rio-grandense de Letras, contou com a presença da Governadora Fátima Bezerra e foi notícia em vários sites de comunicação tanto do governo quanto em outros independentes.

Atualmente, a nisia-florestense faz parte a Câmera do Patrimônio Imaterial, no entanto, todos os membros do Conselho sugerem e opinam sobre todas as ações das câmaras Material e Imaterial nos atos de votação. Entre as ações realizadas pela professora Rejane que envolveram pautas sobre Nísia Floresta, estão:

  1. Nota de pesar pelo falecimento do Mestre Canindé do Boi de Reis.
  2. A necessidade de atenção especial ao valor do Mausoléu de Nísia Floresta como ponto de cultura e turismo na região.
  3. Nota de pesar pelo falecimento de Socorro Trindade.
  4. Evento Outubro Nísia em homenagem aos 213 anos de Nísia Floresta -realizado no salão da Academia Norte-rio-grandense de Letras – com palestras e projeção do filme: Dionisia: Poema Além da Floresta.
  5. Convite ao jornalista e cineasta Nilson Eloy para participar da sessão do Conselho para falar sobre a criação e produção do filme Dionisia: Poema Além da Floresta.
  6. Nota de aplauso à professora Constância Lima Duarte por ter obra concorrendo ao Jabuti.

A seguir, confira registros de algumas reuniões e sessões:

O Conselho Estadual de Cultura do RN é composto por Valério Mesquita, ex-Deputado e Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Juízes Ivan Lira de Carvalho, Cícero Martins de Macedo Filho, Procurador de Justiça, Manoel Onofre Neto, Eulália Barros, Sônia Faustino, professora e escritora Diva Cunha, Advogado Armando Hollanda, professores Universitários João Batista de Morais Neto, Rejane de Souza, Josimey Costa da Silva, Hermano Machado.

Da Redação / Nísia Digital

Compartilhe