A PROFA REJANE DE SOUZA FAZ VIAGEM PELA REGIÃO DO SERIDÓ PARA REALIZAR A 2ª ETAPA SELETIVA DO PROGRAMA AGENTES DE LEITURA

Por Redação, do Nísia Digital

Esta semana, a segunda etapa seletiva do programa Agentes de Leitura foi realizada na região do Seridó. Em uma maratona de três dias, as professoras avaliadoras Magna Fernandes, Rejane de Souza e Silvana Amália cobriram sete municípios da região. Coube a professora Rejane e Silvana os municípios de Serra Negra do Norte, Caicó, Cruzeta e Parelhas.

“É sempre motivo de alegria poder viajar e apreciar a geografia natural e cultural do nosso Estado do RN. Volto fertilizada pelo acolhimento humano e mais rica em conhecimento com a cultura desse povo”, reflete a profª Rejane.

Em cada município, foi atendido a um grupo de jovens que estão ansiosos para atuar no projeto que tem como principal finalidade tornar o Brasil um país leitor. A ação foi realizada nas Casas de Cultura dos respectivos municípios visitados pelas avaliadoras.

“O espaço onde foi aplicada a avaliação trouxe para a gente mais um aprendizado: conhecer um pouco da produção cultural dos artistas locais que produzem e expõem seus trabalhos nessas casas de cultura”, relata a professora.

No entanto, o que mais impressionou as professoras foi o nível dos jovens, a maioria eram universitários, cursando, Letras, História, Geografia, Turismo na UFRN – Campus de Caicó – que fica vizinho aos municípios contemplados pelo Programa Agentes de Leitura. Além disso, a motivação foi outro ponto forte, pois se trata de um trabalho voluntário, onde cada agente selecionado, além de receber o Kit que contém agenda, livros, uniforme e uma bicicleta, receberá uma bolsa de 350 reais para ajudar na renda familiar.

O nosso país precisa incorporar a cultura de leitura, não só como obrigação curricular, mas por prazer, e este programa visa exatamente a fomentar o gosto das pessoas carentes pela leitura.

O programa é gestado pelo Ministério da Cultura/ Fundação da Biblioteca Nacional, todavia é executado no RN através da Secretaria Extraordinária de Cultura em parceria com a SEEC/RN.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *