NEOENERGIA COSERN DESATIVA “GATO” DE ENERGIA EM SUCATA DE PARNAMIRIM

Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

A Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Civil, identificou e desativou uma ligação clandestina de energia, o popular “gato”, em uma sucata situada no bairro de Santos Reis, na cidade de Parnamirim, nesta quarta-feira (3/8). O local – cujo responsável acabou preso – foi um dos alvos da 7ª fase da “Operação Sucata”, uma ação integrada realizada pela Polícia Civil junto ao Corpo de Bombeiros e à Secretaria de Estado da Tributação (SET).

De acordo com a companhia, somente na semana passada, foram furtados 11,5 quilômetros de cabos da rede elétrica (o equivalente a 55 vãos entre os postes) nos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Grossos.

O Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern registrou, de 1 de janeiro a 24 de julho de 2022, 2.031 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por furtos de cabos da rede – configurando aumento de 449% em relação ao mesmo período de 2021.

O gato de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal e a punição para o responsável pela fraude ou furto pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, lembra Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, complementa o gerente.

Da Redação / Nísia Digital

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *