CONSTÂNCIA LIMA DUARTE RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ NATALENSE FEMINISTA PELO VASTO ESTUDO À OBRA DA ESCRITORA NÍSIA FLORESTA

Foto: Elpídio Júnior

O dia 26 de novembro de 2021 será marcante para a nossa filha ilustre: a escritora Nísia Floresta, que recebe o nome da cidade onde ela nasceu. O Mandato da vereadora Divaneide Basílio prestou uma importante e merecida homenagem à escritora e pesquisadora Constância Lima Duarte, um dos nomes de referência no Brasil e no mundo sobre estudos, pesquisas, publicação de livros e participação em bancas de Mestrado e Doutorado sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta.

A sessão solene ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Natal e contou com a presença de amigas e amigos da área cultural da homenageada. Presença marcante dos movimentos literários, entre eles o Mulherio das Letras Nísia Floresta, sob a coordenação da Professora Rejane de Souza, que além de ter sido ex-aluna no Curso de Letras, e amiga da pesquisadora Constância.

A professora Rejane Souza, a pedido da vereadora Divaneide, cedeu entrevista para a TV Câmara como também falou no parlamento sobre a importância da entrega do título de Cidadã Natalense Feminista à Constância Lima Duarte. “Trata-se de uma iniciativa, que mesmo tardiamente, chega em momento bastante oportuno para prestar o merecido reconhecimento a pessoa que revelou o legado da escritora Nísia Floresta para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Professora Constância é, sem dúvida, a maior pesquisadora da obra da escritora. E foi através dos estudos dela e incentivo que me moveu nessa luta em promove-la em nossa cidade. A querida Constância é minha grande inspiração, “ afirmou.

A seguir, confira algumas imagens da solenidade realizada pelo Legislativo Natalense:

Créditos: Elpídios Júnior, Assessoria da Vereadora Divoneide e Ceidades

Da Redação / Nísia Digital
Compartilhe