Caern recebe autorização do Idema para obras de saneamento no Litoral Sul

Por Redação
Diário de Natal

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) recebeu a autorização do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), para reiniciar as obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Pium, Cotovelo e Pirangi, em Parnamirim. Segundo a Caern, o sistema foi projetado para atender uma população de 44 mil pessoas. Serão investidos mais de R$ 20 milhões. A obra será iniciada em fevereiro e deve ser concluída em 12 meses.

O serviço esteve paralisado desde dezembro de 2007, em virtude de uma decisão judicial, que acatou pedido da Promotoria do Meio Ambiente, solicitando esclarecimentos sobre o tratamento e o destino final dos esgotos coletados. Em Audiência de Instrução e Julgamento, realizada em dezembro do ano passado, na Comarca de Nísia Floresta, a Caern foi autorizada a iniciar a construção da Estação de Tratamento de Esgotos, de acordo com o novo projeto apresentado à Justiça. A Companhia se comprometeu em cumprir, até 15 de dezembro de 2010, todas as recomendações estabelecidas pela Justiça visando a preservação do meio ambiente.

O Sistema de Esgotamento sanitário de Pium, Cotovelo e Pirangi terá 72 quilômetros de rede coletora, dos quais 37 quilômetros já foram assentados, 13 quilômetros de emissários de recalque, dos quais três quilômetros já foram implantados, sete estações elevatórias, que vão proporcionar condições para a execução de 6.600 ligações domiciliares, além da estação de tratamento, composta por unidades de coagulação, floculação e flotação, casa de química, desidratação de lodo através de leitor de secagem, edifício de cloração e câmara.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *