É fato. Há um longo caminho a ser percorrido para que da valorização a vida e obra de Nísia Floresta Brasileira Augusta seja algo comum entre aqueles que vivem nas terras onde essa grande escritora, poetisa e feminista, reconhecida inclusive fora do Brasil. Dessa forma, as ações que tenham esse objetivo merecem ser reconhecidas, como aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), com o lançamento do livro “Vida Nísia”, produzido por crianças do Nível V, do CMEI Maria Palmira, localizado no Loteamento Cidade Alta.
O evento teve início com a fala dos componentes do dispositivo, entre eles o Prefeito Daniel Marinho, Valéria Aquino – Secretária Municipal de Educação, Polyana Dias – Presidente da Câmara Municipal, Irani Fernandes – Diretora do CMEI – e a professora Rejane Souza – Coordenadora do Ensino Fundamental I e II, que frisaram a relevância daquele momento e elogiaram o empenho das educadoras que orientaram o projeto: Adriana, Cecília e Adaci. Em seguida, houve a interpretação de uma paródia da música “Que nem jiló”, falando sobre a escritora nisiaflorestense e a participação da professora Eliete Marry, que recitou duas poesias de sua autoria.
O momento principal da cerimônia se deu com a entrada das três turmas de escritores mirins, que assinaram a obra produzidos pelos mesmos. Segurar a emoção não foi tarefa fácil para os pais e responsáveis pelos pequenos, que compareceram em grande número ao espaço do CMEI.
Além do livro, houve também uma exposição com pinturas, cartazes e maquetes que contavam um pouco da trajetória de Dionísia Gonçalves Pinto – nossa Nísia Floresta. A culminância do evento se deu com um coffee break servido aos presentes.
A seguir, confira imagens do lançamento do livro Vida Nísia, produzido pelos alunos do CMEI Maria Palmira:
Da Redação / Nísia Digital
[wp_bannerize group=”ctag 2018″]