Diário de Natal
A leitura e emissão simultânea de contas de água serão testadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na primeira quinzena de outubro. O Instituto de Planejamento de Apoio ao Desenvolvimento Técnico e Científico (Ipad) estará na Administração Central da empresa, juntamente com gerentes, coordenadores e informática, para fazer a apresentação. Com a vinda do Ipad, e a realização dos testes, as cidades que hoje possuem leitura online, terão condições também de fazer simultaneamente a impressão da conta de água pelo próprio leiturista.
As informações chegam simultaneamente à central de dados para o processamento das contas de água. Com a emissão simultânea, o cupom que sai do computador deve ser pago como uma fatura normal de água, pois o boleto já sai com código de barras impresso.
As vantagens do sistema online são de agilização de dados, eliminação de erros na coleta e um serviço de melhor qualidade oferecido aos clientes. É possível fazer a leitura em tempo real porque a Caern instalou o Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN), software livre é provido pelo Ministério das Cidades, do governo federal.
O Ipad, fundação que ganhou licitação internacional, é responsável por dar suporte à implantação do projeto GSAN. A Caern, juntamente com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), compõem este projeto piloto. A Caern foi uma das primeiras empresas a acreditar neste projeto dentro da política de modernização da gestão.
Hoje, Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Curraís Novos, Nísia Floresta, São José do Mipibu, Canguaretama, Goianinha, Arez, Vila Flor, Monte Alegre, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Baía Formosa, possuem a leitura online, onde os dados dos hidrômetros são inseridos pelo leiturista no computador de mão. As próximas cidades previstas para terem implantada a leitura online são Parelhas e Jardim do Seridó.
O desenvolvimento do software GSAN integra o Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS) que realiza um conjunto de atividades de assistência técnica aos governo federal, estaduais e municipais, e aos prestadores de serviços e Agências Reguladoras. O objetivo principal do Programa é induzir e viabilizar a reforma do setor de saneamento brasileiro, contribuindo para a melhoria da eficiência e dá sustentabilidade dos serviços.
Deixe um comentário