NÍSIA FLORESTA PARA MORAR E EMPREENDER

Por Kleber Cavalcante, escritor, professor e colunista do Nísia Digital.

Nísia Floresta é um município localizado nos arredores de Natal, rico em belezas naturais e de uma grande extensão territorial. E que possui uma pequena população fixa, e uma grande população sazonal, durante o veraneio, em razão das suas praias e lagoas. A ausência de políticas públicas para ocupação das lagoas e das praias locais, ocasionou um ambiente de muita desorganização e de ocupação irregular. Em muitos pontos da orla os banhistas não tem acesso as praias, um bem público de todos. A construção de um grande número de casas a beira mar, com fossas sépticas pode comprometer as praias e o lençol freático do município. É uma pena que não houve e pelo que sei não há ainda um plano diretor para o município de Nísia Floresta. A cidade possui um grande potencial de crescimento, como opção de moradia para a população de Natal, entretanto não vislumbro o maior interesse nem a capacidade dos gestores em enxergar este potencial, visto que não tomam atitudes contundentes para resolver os problemas de infra-estrutura do município.

Natal já não tem mais para onde crescer, Parnamirim já se encontra inchada. A região Nordeste de Nísia Floresta, conhecida como Vale do Pium possui um grande potencial de crescimento, mas é abandonada pelos gestores públicos. Na década de 80 foram realizados grandes loteamentos e foram vendidos milhares de terrenos para famílias de natalenses que investiram suas economias, em busca de num futuro ter sua granja, sitio ou chácara para passar o final de semana. Ao passar mais de 3(três) décadas observa-se que muitos desses lotes não foram edificados, por falte de recursos das famílias, e até por falta de infra-estrutura no local. A Violência, ausência de estradas em boas condições, falta de iluminação, falta de saneamento, falta de segurança, coleta de lixo, equipamentos públicos de saúde, educação e esporte desestimulam as pessoas a investir em Pium.

A chegada de investidores estrangeiros e do sul do País que tem investido na terra do camarão com a construção de empreendimentos de luxo, como o “Veredas de Pium”, ou “Alphaville” pode estimular as pessoas a voltarem a investir e construir residências, e empreender através de negócios no município, entretanto é preciso que os gestores tenham atitudes que contribuam para a continuidade deste crescimento, através de ações efetivas na melhoria das estradas, construção de mais escolas, postos de saúde, quadras de esportes, coleta regular de lixo, melhor iluminação, e exigir da secretaria de segurança maior efetivo de policias e a implantação de uma delegacia nesta região que começa a ganhar importância para o desenvolvimento da grande Natal.

O vale do Pium no passado exerceu papel importante como celeiro da Grande Natal, produzindo e fornecendo verduras e legumes para os moradores de Natal. Entretanto, muitas destas fazendas de produção de frutas, verduras e legumes foram vendidas e loteadas. Restando uns poucos produtores. Por outro lado, agora existe a oportunidade de Pium ser um espaço destinado a moradia e lazer da população de Natal, e gerar emprego e renda para os munícipes de Nísia Floresta.

A criação de empresas ligadas ao agronegócio, a ecologia, construção civil, restaurantes, pousadas, e a educação podem ser excelentes oportunidades para aqueles que desejam investir em Pium.

Publicidade

Compartilhe

3 respostas para “NÍSIA FLORESTA PARA MORAR E EMPREENDER”

  1. Sérgio Pereira do Nascimento

    Nísia tem sim plano diretor, inclusive foi revisado em 2008, procure informações na Secretaria de Tributação de Nísia Floresta.

    1. Kleber

      Obrigado, pela informação, sobre o plano diretor. Então é mais preocupante ainda saber que tem, e que não se faz cumprir. Praias sem acesso para banhistas, e ocupação de dunas e beiras de lagoas e rios de forma desordenadas, além das construções irregulares nas áreas verdes é que mais se vê, especialmente nas praias de Búzios, Tabatinga, Barreta e no vale do Pium.

  2. esto fazendo estudado sobre nisia floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *