A equipe da Cáritas Arquidiocesana de Natal participou entre os dias 9 a 13 de novembro de 2016 do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira que comemorou, também, 60 anos de atuação no Brasil. O evento ocorreu no espaço do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte em São Paulo.
Do Rio Grande do Norte foi uma Caravana de 9 pessoas, representando Natal, Mossoró, Caicó, João Cãmara e Pureza. Kilza Gomes Gomes – diretora administrativa da Cáritas Arquidiocesana de Natal e presidente do Conselho Consultivo da Cáritas Regional 2 levou parte da gestão diretora de Cáritas, entre elas, a professora nisiaflorestense Rejane de Souza, que além de fazer parte da Cáritas Paroquial de Nísia Floresta, criada pelo Pe Ajosenildo Nunes, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Natal – integra a equipe diretora no setor da Secretaria da Arquidiocese.
O Congresso contou com a participação de mais de 500 representantes de todas as regiões do Brasil, e de representantes das Caritas irmãs e de entidades parceiras de algumas partes do mundo, homens e mulheres; jovens e idosos; do campo e da cidade; das florestas e das águas que juntos vivenciaram, com a benção da Mãe Negra Aparecida, vieram concretizar um ano de celebrações dos 60 anos cujo tema se pautou na Pastoralidade e Transformação Social. Com a presença marcante de Bispos que atuam em defesa da vida, a semana foi de intenso debate e reflexões sobre projetos que acolham em qualquer lugar do mundo e do Brasil aqueles que vivem em situação de risco, vulnerabilidade social e exclusão social.
A professora Rejane levou para o Congresso a experiência de sucesso do projeto da Biblioteca Comunitária Dona Mariinha, que debateu no GT – Infância- adolescência e juventude, além de uma mostra de artesanato local para venda na feira “Saberes e Sabores” realizada no evento.
A missão de Cáritas é Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade.
Da Redação DO Nísia Digital