O Projeto Casas das Palavras já foi implantado em vários municípios do RN.Uma iniciativa pioneira dos jornalistas Rilder Medeiros e Osni Damásio, que há anos são dirigentes da instituição “Oficina da Notícia”. Recentemente, a equipe lançou a campanha “Troque Livros por uma Biblioteca”. No mês de agosto, a professora Luísa Dalla Rosa, que tem um sítio no Timbó – participou da campanha e recebeu a minibiblioteca das mãos do diretor do projeto Casa das Palavras, Rilder Medeiros. Como Luísa desejava que a “casinha” fosse implantada na cidade de Nísia Floresta, a equipe do projeto entrou em contado com a professora Rejane Souza (além de ser amiga de Rilder, profª Rejane já havia participado da FLIQ – Feira de Livros e Quadrinhos – evento organizado pelos jornalistas, anualmente), para apoiar a professora Luisa nesse processo.
No município, as professoras contaram com o apoio do Nísia Digital, da Prefeitura de Nísia Floresta através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Nísia Floresta, na pessoa do professor Bismark Sátiro, Escola Yayá Paiva, através da diretora Suely Anjos e a professora Eliete e Yane Marinho, que coordenaram uma ação de leitura dos estudantes do 6º Ano da Escola. Além disso, a professora Eliete fez a doação de 100 livros do projeto Paulus ao projeto.
As minibibliotecas têm o simbolismo de tornar real e democrático o acesso das pessoas aos livros, permitindo a construção conjunta do conceito de compartilhamento. Em pouco tempo de inauguração, muitas crianças já levaram livros para compartilhamento. E o que se espera é que a Casa receba muitos visitantes leitores e o mesmo zelo que recebe em outras cidades do RN.
A seguir, confira os registros fotográficos desta ação leitora realizada na manhã desta sexta-feira (21 de outubro):
Créditos: Lenivaldo Bruno
Da Redação Do Nísia Digital