RENAN BARÃO ESTÁ PRONTO PARA ENCARAR SCOTT JORGENSEN

Por Tiago Menezes, da Tribuna do Norte.

Na contagem regressiva para seu próximo combate, o lutador natalense Renan Barão não quer saber de moleza, e tem tirado os últimos dias para trabalhar duro e perder peso. O potiguar de 24 anos, 1,68 metro de altura e especialista em jiu-jitsu já encara seu próximo desafio no sábado (4), quando enfrenta o norte-americano Scott Jorgensen, na edição 143 do Ultimate Fighting Championship (UFC), em Las Vegas, nos Estados Unidos. O peso-galo tem que bater 61,7 quilos – limite de sua categoria – na sexta-feira (3), dia da pesagem do evento.

Com 27 triunfos seguidos, Barão possui uma das maiores sequências invictas do MMA na atualidade, e é a principal esperança brasileira para conquistar o cinturão dos galos. O atleta recebeu a centésima faixa preta do mestre André Pederneiras, líder da equipe Nova União e treinador de José Aldo, atual campeão dos peso-pena.

A última luta de Renan foi pelo UFC 138, em novembro de 2011, quando finalizou o britânico Brad Pickett, na Inglaterra. Na ocasião, o combate do brasileiro ganhou o prêmio de melhor luta da noite. Mas quem também vem de vitória é Jorgensen, de 29 anos. Com um retrospecto de 13 resultados positivos e 4 derrotas, a última participação dele no UFC foi no de número 137, quando derrotou por decisão dos juízes o compatriota Jeff Curran. Experiente, Scott Jorgensen já integrou o World Extreme Cagefighting (WEC), que acabou extinto e migrou para o UFC, maior evento de artes marciais mistas do mundo atualmente. Por sinal, chegou a disputar o cinturão contra o campeão Dominick Cruz e perdeu. Barão também fez parte do WEC.

Renan do Nascimento Mota Pegado “Barão” foi escolhido o terceiro melhor lutador do planeta na categoria peso-galo do UFC, no ranking elaborado pelo canal de TV por assinatura Combate, que transmite as lutas do principal evento de MMA do mundo. O natalense morador do bairro das Quintas está atrás apenas de Dominick Cruz, atual detentor do cinturão, e de Urijah Faber.

Cruz e Faber, por sinal, devem lutar mais uma vez pelo cinturão da categoria ainda no primeiro semestre de 2012. Essa será a terceira vez que os dois se enfrentam pelo título da categoria. Caso vença Scott Jorgensen (6º no ranking), Barão deverá ter em seguida sua oportunidade de se tornar o campeão da categoria, formada por lutadores até 61,7 quilos.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *