A situação desmoralizante do sistema prisional do Rio Grande do Norte teve mais capítulos esta semana, com a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, situada em Nísia Floresta, registrando duas fugas num espaço de apenas 2 dias.
A fuga mais recente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (21), quando 10 apenados fugiram por um túnel, escavado a partir do Pavilhão 2 da unidade. A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC) divulgou as fotos e nomes dos mesmos. Veja a seguir:
No mesmo dia, guariteiros dessa que é a maior unidade prisional do Estado conseguiram notara uma movimentação, efetuaram disparos de aviso e evitaram que outros 19 presos conseguissem escapar.
Com o registro de terça, o sistema prisional – que está sob decreto de calamidade desde o março de 2015 – contabiliza impressionantes 81 em fugas de presídios em apenas 22 dias do corrente ano, o que fez o governador Robinson Faria realizar mudanças no comando geral da Polícia Militar. Também podem haver alterações pontuais da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social – SESED.
A Sejuc já reconheceu publicamente que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.
Por Agripino Junior Do Nísia Digital
Deixe um comentário